O que é que o meu novo gato precisa?

Dar as boas vindas a um novo gato em sua casa é uma experiência empolgante! Pode também causar algum receio e sentir que não está preparado. Tem tudo aquilo de que precisa? O seu gato ir-se-á sentir confortável na nova casa?
O que é que o meu novo gato precisa?
O que é que o meu novo gato precisa?
O que é que o meu novo gato precisa?

Não se preocupe! Neste artigo fazemos uma lista com tudo o que vai precisar antes de receber um gato em casa.

• Um cesto grande

Um cesto grande é muito útil para transportar o seu gato para qualquer sítio e trazê-lo de volta - muito provavelmente irá transportá-lo num cesto de casa do criador ou da associação onde adotou.

Um cesto é basicamente um espaço onde pode colocar o seu gato e transportá-lo numa deslocação. Há várias espécies de cestos: uns são feitos de tecido, outros de materiais mais duros, como o plástico. Estes cestos vêm com cintos de segurança, para garantir a sua proteção em qualquer deslocação que faça. Também podem ser usados em casa.

Escolha sempre um cesto respondendo à pergunta: o que é que o meu gato precisa? Lembre-se de ter em conta o tamanho do seu gato, força e a forma como se comporta.

• Cama

Escolher uma cama é importante, uma vez que o seu gato passará bastante tempo nela e quer que ele esteja confortável. Existem vários tipos de camas à venda, desde camas suspensas da janela, com a forma de cadeiras de repouso e, por exemplo, com o feitio de um castelo.

Pode acontecer que não acerte à primeira! Não se recrimine, a escolha acertada requer que conheça um pouco melhor o seu gato e saber do que gosta. Invista simplesmente numa cama nova, se a antiga não for a ideal.

• Liteira

Os gatos são basicamente animais de interior e necessitam de uma liteira para fazer suas necessidades. Esta escolha é de grande importância para os gatos pelo que é importante que invista algum tempo a escolher, por exemplo, o tipo de areia que vai colocar na liteira, qual o tamanho indicado para a sua casa e par o seu gato gato e onde quer colocá-la. Lembre-se de que o género de liteira que escolher irá determinar quão fácil será limpá-lo.

• Alimentação

A escolha da alimentação adequada para o seu gato é, obviamente, crucial. É importante ter este ponto na sua lista de compras, antes que este chegue a casa; certamente não quererá que chegue a hora da primeira refeição em casa e nada tenha para lhe dar!

Há muitos tipos de alimentação disponíveis. Experimente e escolha uma marca conhecida pelo seu valor nutricional, tal como uma que seja completa e equilibrada, como a Purina. Diferentes gatos têm diferentes necessidades. Tenha presente a raça do seu gato e não se incomode se ele não comer a que comprou, pode sempre mudar a conselho do veterinário. Conheça toda a gama de produtos purina para gato

• Arranhadores

Embora não seja fundamental que tenha um dispositivo destes em casa antes da chegada do seu gato, não menospreze a sua importância. Os gatos precisam de arranhar: é a sua maneira de manterem as garras aparadas. Também se costumam erguer nas patas dianteiras para arranharem e, deste modo, exercitam todo o corpo. Mais, se não trouxer um dispositivo destes para casa, mais cedo ou mais tarde, é provável que o seu gato confunda a sua mobília com um poste para arranhar!

Há vários tipos de postes para arranhar hoje em dia. Um bem simples seria um pau coberto de material rugoso, que o gato poderia arranhar. Os mais sofisticados vêm com barras de diferentes níveis que o gato pode trepar. Compre uma de acordo com as suas necessidades e do espaço disponível.

• Chapa de dentificação

A chapa de identificação é, sem dúvida, uma das respostas importantes à pergunta “de que é que os gatos precisam?”. Uma vez que os gatos de exterior são livres, é natural que se escapem de casa para explorar a vizinhança. Se tal acontecer, o seu gato deverá poder ser identificado por algum estranho (para que não pense que é um gato vadio e tente adotá-lo) e para que possa ser devolvido.

Muitas famílias colocam uma coleira aos seus gatos com informação dos seus dados e o número de telefone para onde contactar em caso de encontrarem o animal. Escolher o tamanho certo de coleira tem importância para que não fique demasiado apertada em torno do pescoço nem demasiado larga, para que não possa meter uma pata dentro da coleira e ficar preso, quando se coçar. Em Portugal, é obrigatório desde 2019 que os gatos tenham também microchip que revelam os mesmos dados impressos nas coleiras.

• Comedouro e taça para água

Claro que não se vai esquecer de comprar um comedouro onde pôr a comida e uma taça para a água. Escolha uma taça de tamanho apropriado às porções de comida necessárias para alimentar o seu gato. Também pode adquirir uma versão mais sofisticada de tigela para água, tal como uma fonte de água. A fonte de água faz circular a água para a tigela, de modo que haja sempre água fresca a qualquer hora do dia.

• Brinquedos

Nenhuma lista estaria completa sem eles! Não tem de comprar muitos brinquedos, mas assegure-se de que tem aproximadamente três brinquedos que pode usar rotativamente quando brinca com o seu gatinho. Brincar é uma boa maneira de desenvolver as suas aptidões motoras, habilidades cognitivas, tal como uma boa maneira de os treinar. Por isso, não os ignore esta rubrica na lista!

Esperamos que agora se sinta mais confiante para dar as boas-vindas ao seu novo gato!

Saiba também o que pode fazer para preparar a sua casa para receber um novo gato e como lhe dar as boas vindas.