Tornar a sua casa segura para gatinhos e gatos adultos

Desde corrimões a restos de comida irrestíveis mas perigosos, há muitos cuidados a ter quando recebemos um novo gatinho ou gato adulto em casa. Saiba como tornar a sua casa segura para o seu gato.
Gatos PURINA - tornar casa segura para gato
Gatos PURINA - tornar casa segura para gato
Gatos PURINA - tornar casa segura para gato
Brincalhões, curiosos e muito traquinas, os gatos não esperam muito tempo até explorarem toda a sua casa e tudo o que nela se encontra. Por isso, antes de trazer o seu novo gatinho ou gato adulto para casa, garanta que tem os cuidados básicos garantidos, tornando a sua casa segura e à prova de gatos. Desde fios pendurados a sacos de compras abandonados e produtos de beleza na sua cómoda, aqui está uma lista de objetos do nosso dia a sia que podem ser muito perigosos para o seu gato.

Tornar a sua casa segura e à prova de gatinhos ou gatos adultos

Com tantas coisas a considerar, tornar a sua casa segura para gatos exige algum planeamento. Indicamos de seguida o que deve considerar para tornar a sua casa um ambiente seguro:

1. Janelas e portas

Quando trouxer o seu novo gatinho ou gato adulto para casa, mantenha todas as janelas e portas fechadas, até que ele esteja totalmente ambientado ao novo espaço, tenha tomados todas as vacinas e esteja castrado ou esterilizado.

2. Sacos plásticos

Guarde todos os seus sacos de compras num local seguro onde o seu gato não consiga chegar. Os sacos de compras podem ser perigosos se forem roídos, engolidos ou se o seu gato se esconder lá dentro.
Gatos PURINA - casa segura e à prova de gatinhos e gatos adultos

3. Eletrodomésticos da cozinha

Lembre-se de ter sempre as portas do forno, frigorífico, microondas, máquina da loiça e máquinas de lavar e secar roupa fechadas. Coloque lembretes nas portas destes eletrodomésticos para lembrar toda a gente que deve verificar o seu interior para garantir que o seu gato não está lá dentro antes de os pôr a funcionar. Gatinhos pequenos podem achar o aconchego de uma máquina de secar ou o brilho do motor da máquina de lavar muito apelativos!

4. Tampas das sanitas

Mantenha as tampas das sanitas fechadas para que o seu gatinho não possa cair ou beber a água da sanita. Pode ter que deixar umas notas a lembrar os visitantes ou restantes família para pousarem sempre o tampo da sanita.

5. Cabos elétricos

Esconda todos os cabos elétricos atrás dos móveis. Pode comprar protetores de cabos nas lojas de produtos eletrónicos, de forma a proteger os cabos e impedir que sejam roídos.

6. Baldes do lixo

Verifique que todos os baldes na sua cozinha ou casa de banho têm tampas que se fecham e que sejam totalmente à prova de patinhas e nunca deixe sacos do lixo onde o seu gato os possa encontrar e explorar.

7. Lareira ou chamas

Velas acesas, queimadores de incenso ou óleo são uma fonte de perigo. Gatos felpudos e chamas não combinam. Se tem uma lareira, coloque uma proteção que impeça o seu gato de se aproximar.

8. Cortinados

Encurte os cordões dos cortinados e mantenha-os seguramente fixos e fora do alcance das patinhas do seu gato.

9. Objetos decorativos

Esconda qualquer objeto decorativo que possa partir porque não durará muito tempo perante a curiosidade de um gatinho traquinas.
Gatos PURINA - casa segura para gatinhos e gatos adultos

10. Bancada da cozinha

Mantenha a bancada da sua cozinha desempedida, limpa e sem qualquer resto de comida. Os ossos de frango podem ser tentadores para os gatinhos ou gatos adultos, mas são extremamente perigosos porque quando são trincados podem lascar. Os ligamentos e tendões nas articulações da carne também são irresistíveis, mas podem provocar problemas de saúde graves se o seu gato os engolir.

No entanto, não são apenas os produtos alimentares que podem ser confundidos com snacks deliciosos para gato. Verifique a lista de substâncias perigosas para gatos e gatinhos e armazene-as longe da vista e fora do alcance do seu gato para manter a sua casa segura. Utilize fechos de segurança nos armários de cozinha ao nível do chão porque os gatinhos adoram abrir portas.

Substâncias perigosas e tóxicas para gatos e gatinhos

Há muitos objetos e substâncias que usamos regularmente em casa que são altamente tóxicos para os gatos, mesmo se ingeridos em pouca quantidade. Mantenha o seu gato em segurança, evitando utilizar os produtos da lista abaixo ou mantendo-os fechados num armário:

  • Produtos higiene e limpeza, como lixívia e produtos que contenham fenóis (exemplo: desinfetantes que tornam a água turva).
    • Medicamentos para humanos, tais como paracetamol ou ibuprofeno
      • Produtos utilizados em automóveis, como por exemplo anticongelantes.
        • Produtos cosméticos como acetona, removedor de verniz ou tinta para o cabelo.
          • Veneno para ratos ou pequenos roedores. Nunca de ve utilizar este tipo de produtos porque se o seu gato comer uma presa envenenada pode ficar gravemente doente.
            • Veneno para lemas. Há soluções seguras para animais de estimação.
              • Produtos contra as traças, tais como naftalina ou paradiclorobezina.
                • Óleos aromáticos, amaciador de roupa ou detergente da louça porque contêm catiónicos, que causam lesões corrosivas.
                  • Baterias porque contêm ácidos ou alcalis, que causam também lesões corrosivas.
                    • Plasticina feita em casa porque contém um elevado nível de sal.
                      • Aquecedores de mãos ou de pé pelo facto de terem muito ferro.
                        • Cigarros, borras de café ou bebidas alcoólicas.
                          • Chocolate, que apesar de ser mais tóxico para os cães, pelo facto de conter teobromina é também perigoso para os gatos.
                            • Tudo o que está relacionado com os lírios (as folhas, as flores, etc.), muito usados em arranjos de flores ou como plantas de interior.
                              • Alguns desparasitantes para cães contra as pulgas, que contêm permetrina, uma substância muito tóxica para os gatos. garanta que tem estes produtos fora do alcance do seu gato e afaste-o quando estiver a administrá-lo ao seu cão.
                              • Não se esqueça que os gatos também adora trepar. Recorrer a postes arranhadores para gato pode ser uma boa solução se pretender proteger os seus móveis e tornar a sua casa segura para o seu gato. Escolha um poste arranhador que tenha diferentes níveis, com plataformas altas e espaço para o seu gato se esconder ou dormir sem ser perturbado. Se o seu gato gosta de arranhar ou roer os móveis, leia este artigo sobre como evitar que o seu gato arranhe os móveis.

Plantas perigosas para gatos

Há também muitas plantas ornamentais que são tóxicas para os gatos. Antes de trazer novas plantas para casa, certifique-se que são adequadas e seguras para gatos e gatinhos. Saiba mais sobre alimentos e substâncias perigosas para gatos.