10 Raças de Gatos com Olhos Azuis

Gatos com olhos azuis seduziram corações de pessoas no mundo inteiro, mas quais os gatos que têm na realidade olhos azuis? Saiba mais e descubra ainda o porquê de estes gatos terem olhos azuis
10 Raças de Gatos com Olhos Azuis
10 Raças de Gatos com Olhos Azuis
10 Raças de Gatos com Olhos Azuis

Há algo de especial num gato de olhos azuis. Deslumbrantes olhos de um azul celeste é uma característica pouco vulgar no universo felino e é por essa razão que tantas pessoas se sentem atraídas por eles. Os olhos azuis num gato são originados por falta de um pigmento. Todos os gatinhos e gatinhas nascem com olhos azuis, porque só desenvolvem a pigmentação dos olhos até por volta das seis semanas, quando a melanina dispara.

Alguns gatos com olhos azuis (especialmente as raças pontiagudas) têm um gene albino recessivo, o que significa que terão sempre olhos azuis brilhantes. Enquanto outras raças têm um gene extra que bloqueia a cor do pêlo, estes gatos não só terão olhos azuis como também serão de cor branca. Criámos uma lista de raças de gatos com olhos azuis para todos os admiradores desta particularidade!

Balinês

Esta raça de gatos de olhos azuis é uma variante do Siamês, mas com pêlo longo. Tem um pêlo sedoso e esvoaçante e magníficos olhos azuis profundos. A raça de corpo elegante e comprido, torna-os incrivelmente graciosos e é graças a essa elegância que lhes deram o nome das exóticas bailarinas do Bali.

São conhecidos por serem afetuosos e muito apegados à sua família. Quem lhes prestar atenção receberá imenso amor em troca.

Birmanês

O Birmanês é uma raça de gatos de olhos azuis a quem é difícil de resistir. Os seus olhos brilhantes dão-lhe uma aparência doce, que o encantará por completo. As suas características comuns são a gentileza, afetividade e gosto pela brincadeira, tornando-os ideais para animais de companhia.

Conhecido como o Gato Sagrado da Brimânia, existe mesmo uma lenda a envolver esta raça de olhos azuis. Diz-se que obtiveram o seu magnífico pêlo e espantosos olhos azuis como dádiva de uma deusa, pela sua dedicação e lealdade a um sacerdote.
10 Raças de Gatos com Olhos Azuis

Himalaio

Originalmente conhecidos como um cruzamento do Siamês Persa, foi criada na década dos anos 30 do século XX, devido ao desejo de conseguir um gato persa com o pêlo colorido como o siamês. Os olhos destes gatos são de um azul intenso e o seu tamanho e forma são semelhantes aos dos persas, mas com padrões de pêlo diferentes. Considerado um gato de tamanho médio, os seus ossos pesados e pêlo esvoaçante fazem-nos parecer maiores. Mas não se iluda, porque é apenas o pêlo!

Javanese

Esta é uma raça de gatos de olhos azuis, que foi criada a partir do Siamês, Colorpoint e Balinês. Aparentam ser elegantes e delicados, mas na verdade têm uma estrutura forte e muito musculada tornando-os acrobáticos e extremamente habilidosos para treparem e saltarem.

Devido à sua grande inteligência, é uma raça que se presta a ser treinada e a aprender habilidades. São grandes comunicadores, por isso não deixarão de lhe dizer se estão tristes ou se precisam da sua atenção total.

Ragdoll

Os Ragdoll são conhecidos em toda a parte pelos seus olhos cintilantes safira e são considerados como uma das raças de gato mais afetuosas. São gatos de colo e sentem-se muito felizes quando estão com os membros da sua família, seguindo-os por toda a casa ou encorajando-os a dedicar-lhes toda a atenção.

O Ragdoll é assim chamado por ficar mole quando se lhe pega ao colo e porque gostam de ser assim acarinhados, ao invés da maior parte dos outros gatos. Esta raça é muito maleável, sendo muito raro que se depare com algum com mau feitio, o que os torna uma raça popular entre as famílias.

Siamês

Os Siameses são muito conhecidos graças à sua aparência deslumbrante. São ótimos companheiros, adoram estar com pessoas, mas não gostam de ser deixados sozinhos. São uma das mais antigas raças existentes e já foram considerados gatos sagrados e guardiões de templos Budistas. Também já foram da realeza e se por acaso algum fosse roubado da Corte, tal ofensa era punida com a pena de morte!

Snowshoe

Com um nome que se deve às suas encantadoras patas brancas, o Snowshoe é um gato de olhos azuis que fará certamente o seu coração derreter. Com olhos azuis atrevidos e focinho de cor diferente do resto do corpo, este tem geralmente cor branca, bege ou caramelo.

Criado na década de 60 de um cruzamento de Siamês com vários gatos de pêlo curto americanos, o Snowshoe é relativamente recente quando comparado com outras raças. São regra geral bastante sonoros, embora menos que os Siameses e são animais encantadores e brincalhões.

Tonquinês

Este gato é o resultado do cruzamento de um Siamês com um Burmês, que lhes legaram o melhor das duas raças de gatos de olhos azuis. Têm tendência para serem divertidos, afetuosos e muito inteligentes e muitos tutores referem que podem até saltar para os ombros das pessoas, devido ao gosto pelas alturas!

São gatos caseiros e é importante salientar de que não devem ir à rua sem uma trela, porque o seu comportamento confiante significa que lhes faltam instintos de defesa.

Turkish Angora

Embora a cor de olhos mais comum desta raça seja o azul, também podem ter olhos verdes, dourados ou cor de âmbar e ficam adoráveis com qualquer uma delas!

São bastante raros e pensa-se que tenham sido os primeiros gatos de pêlo longo na Europa. Uma das características mais salientes nestes gatos é a sua natureza
10 Raças de Gatos com Olhos Azuis

Ojos Azules

A sua beleza é imensa e a sua raridade também. O seu nome significa olhos azuis em espanhol e em todo o mundo não existem mais do que uma mão cheia. O que significa que possuir um está fora de questão. Apareceram primeiro no México entre os gatos selvagens, pouco se sabe sobre estes gatos, dada a sua raridade, mas os Ojos Azules são sem dúvidas gatos lindíssimos.

Saiba mais sobre raças de gato na Galeria de Raças de Gato e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e da sua família!