Alimentar o seu gato e conseguir o equilíbrio correto



Em que consiste uma dieta equilibrada?
Os gatos são “carnívoros obrigatórios”, o que significa que necessitam de carne na sua dieta, e por isso, ao contrário dos cães, nunca poderiam ser vegetarianos ou vegans. Os felinos utilizam a proteína como a sua principal fonte de energia e necessitam de maiores níveis de proteína na sua dieta, comparado com os cães. A carne não é apenas uma fonte de proteína mas também fornece os três nutrientes essenciais que os gatos precisam para viver: Taurina (para o coração e a visão), ácido araquidónico (para a saúde do pelo e pele) e vitamina A (para o pelo e a visão).
Para manter o seu gato em forma, precisa de lhe dar o equilíbrio correto de todos os nutrientes essenciais na sua dieta. Uma alimentação completa, de boa qualidade, formulada cuidadosamente para dar-lhe o equilíbrio perfeito de todos os nutrientes que ele precisa para crescer e ao mesmo tempo, um alimento delicioso de comer.
Pode parecer uma surpresa para si, mas ao adicionar alimentos humanos ou suplementos a uma dieta nutricionalmente completa e equilibrada pode realmente estragar o equilíbrio na dieta do seu pet e provocar-lhe distúrbios intestinais!
Os gatinhos têm uma digestão sensível e precisarão de uma dieta especial rica em proteína e outros nutrientes para os ajudar a crescer fortes e saudáveis. Uma alimentação específica e completa para gatinhos irá garantir que eles recebem tudo o que precisam – o nosso guia de como alimentar o seu gatinho pode dar-lhe informação útil para garantir que o seu pequeno amigo está a ser alimentado muito bem.
Depois dos 12 meses, um gato adulto saudável irá receber a apropriada nutrição de uma dieta completa e equilibrada especifica para gatos adultos. Quando atingem os seus anos mais séniores, por volta dos 7 aos 10 anos, eles precisarão de alterar a sua dieta para uma específica para gatos séniores e as suas necessidades. Veja o nosso artigo de como cuidar do seu gato sénior com dicas úteis para manter o seu gato sénior feliz e saudável.

Provavelmente já notou que o seu gato adora beber água de locais estranhos, como torneiras ou duches, mas estes nunca devem substituir os recursos facilmente acessíveis de água fresca e limpa. O seu bebedouro deve estar colocado sempre que possível a uma distância considerável do seu comedouro e também longe da sua liteira. Se notar que de repente o seu gato começou a beber de locais estranhos, pode significar que ele tem uma condição médica que está a causar sede excessiva, por isso deve consultar o seu veterinário.
Os gatos usam a proteína, proveniente dos aminoácidos, como principal fonte de energia. Como os gatos não conseguem construir estes componentes estruturais no seus próprio organismo, eles têm que obrigatoriamente obter os aminoácidos essenciais nas suas dietas. Uma alimentação completa e equilibrada para gatos contém proteínas como carne e peixe, que devem ter todos os aminoácidos essenciais que o seu gato precisa para formar e manter um músculo saudável, a pele e o pêlo, sendo também uma parte fulcral no seu sistema imunitário. Se o seu gato não tiver a proteína suficiente, pode ter um crescimento deficiente, perda de músculo, uma fraca condição do pêlo e ter um risco acrescido de infeções devido ao fraco sistema imunitário.
O sódio, o cloreto, o magnésio e o potássio, bem como o zinco, o cobre e o ferro são também minerais importantes na dieta do seu gato. Alimentos completos e de boa qualidade para gatos fornecem o equilíbrio correto destes minerais. O equilíbrio é muito importante – demasiada quantidade de um mineral pode originar uma deficiência noutro.
Os gatos precisam de leite?
Como devemos servir o alimento húmido?
O alimento húmido pode vir em latinhas, saquetas ou terrines. Este tipo de alimento deve ser sempre servido à temperatura ambiente para permitir ao seu gato aproveitar as texturas e os aromas. Quando aberto, cubra o que restou e guarde-o no frigorífico no máximo por 24 horas – e lembre-se, o alimento precisará de atingir a temperatura ambiente outra vez na próxima refeição, por isso retire do frigorífico com antecedência. O alimento húmido não deve ficar ao ar livre por mais de uma hora pois ficará pouco apetitoso e pode permitir o desenvolvimento de bactérias, resultando em distúrbios gastrointestinais.
Como devemos servir o alimento seco?
A alimentação seca é uma alternativa muito comum à alimentação húmida. Os seus croquetes contêm o correto equilíbrio dos nutrientes e têm também uma textura crocante que pode ajudar a manter os dentes do seu gato saudáveis. São também mais concentrados em nutrientes que os alimentos húmidos, por isso basta servir em pequenas quantidades.
Quer decida alimentar o seu gato com alimento seco ou húmido, leia sempre a embalagem para verificar que é um alimento completo e não complementar, se não pode estar a comprar um snack em vez de uma refeição equilibrada! Apesar da aparência, o alimento seco para cão é diferente do de gato e vice-versa. As necessidades nutricionais dos gatos e dos cães são diferentes, por isso o alimento para gatos não é adequado para cães e vice-versa.
Como alterar o alimento do meu gato?
A comida caseira para gatos faz bem?
Os gatos necessitam de suplementos alimentares?
Os gatos saudáveis que são alimentados com dietas completas e equilibradas não necessitam de suplementos. De facto, se adicionar suplementos na dieta do seu gato pode desequilibrar a sua nutrição e causar problemas.
Alguns gatos têm necessidades nutricionais específicas (ex: para o crescimento, para alguma condição médica especifica ou para a gravidez) e existem dietas para gatos formuladas especificamente para estas necessidades. Se tiver alguma dúvida, consulte o seu veterinário.
Que quantidade deve alimentar o seu gato
A quantidade de alimento que dá ao seu gato depende da sua raça, do nível de atividade e do seu estilo de vida. Pode começar por seguir o guia de alimentação na embalagem mas tenha em consideração que este guia é apenas uma aproximação. A quantidade certa vai variar de gato para gato, dependendo de vários fatores como o seu tamanho ou nível de atividade. Controle a condição corporal do seu gato regularmente com a nossa ferramenta e use- a para ajustar a quantidade de alimento que dá ao seu gato.
A Purina tem várias marcas que pode experimentar: