Os gatos podem comer chocolate?
Mesmo que tenham menos tendência para experimentar e comer chocolate às escondidas, o chocolate também faz mal aos gatos, tal como para os cães. Enquanto que uma tablete de chocolate pode não ser apelativa para os gatos, qualquer tipo de bebida de leite achocolatada pode certamente constituir um risco para qualquer felino!
O chocolate e o cacau contêm um ingrediente chamado teobromina, que é naturalmente metabolizada pelo organismo humano, mas não pelos gatos ou pelos cães. Isto provoca a acumulação tóxica desta substância, o que pode originar sintomas muito graves, em especial insuficiência hepática.
O seu gato não precisa de comer uma grande quantidade de chocolate para sofrer os seus efeitos nefastos, pelo que deve mantê-lo sempre fora da vista e do alcance de todos os seus animais de companhia. É impossível calcular a quantidade exata de chocolate necessária para que o seu gato fique doente porque o metabolismo de cada animal é diferente. No entanto, há alguns fatores que poderá ter em conta, que incluem o tamanho e peso do seu gato e a quantidade de chocolate que ele comeu. O chocolate preto tem uma maior quantidade de teobromina do que o chocolate de leite ou o chocolate branco.
Sintomas de envenenamento por chocolate nos gatos
Se suspeita que o seu gato comeu chocolate, fique atento a qualquer um dos seguintes sintomas:
- Inquietação
- Vómitos
- Diarreia
- Respiração acelerada
- Aumento da frequência cardíaca
- Temperatura elevada
- Convulsões
- Rigidez muscular Se observar algum destes sintomas no seu gato, contacte um médico veterinário com urgência.