Que quantidade de alimento deve dar ao seu gato?

Na verdade, a quantidade de comida que dá ao seu gato depende dele. Coisas como o tipo de ração e a idade e estilo de vida do seu gato são fatores importantes para determinar a quantidade de alimento.
Purina - que quantidade de comida dar ao gato
Purina - que quantidade de comida dar ao gato
Purina - que quantidade de comida dar ao gato
Continue a ler para saber como calcular a quantidade de alimento que o seu gato deve comer, todos os dias.

Passo 1: Veja o alimento do seu gato

Se não sabe que quantidade deve dar ao seu gato, leia o rótulo da embalagem. Tem muita informação, como a lista de ingredientes, informação sobre modo de emprego e indicação das dose diárias recomendadas. Este pode não ser a única fonte de informação, mas é um ótimo começo para determinar que quantidade de comida deve dar ao seu gato, diariamente.

Passo 2: Consulte o site da empresa que produz a ração do seu gato

Se tem dúvidas que não foram respondidas pela informação da embalagem, consulte o site da marca de ração do seu gato. Muitas marcas de ração para gato têm sites bastante completos, que incluem informação sobre doses diárias recomendadas e até Perguntas Frequentes.

Passo 3: Contacte a marca de ração

Se tem alguma questão específica sobre a dieta e alimento do seu gato, ligue para o serviço de apoio ao consumidor da empresa. Devem ter um serviço de apoio ao consumidor preparado para responder a questões como “Que quantidade devo dar ao meu gato?”

Passo 4: Trate a ração seca e a comida húmida de forma distinta

No que diz respeito a comida húmida e ração seca, o seu gato tem necessidades distintas. Isto acontece porque os dois tipos de alimento são formulados com diferentes ingredientes, calorias, texturas, etc. Pelo que faz sentido perguntar “Que quantidade de ração seca devo dar ao meu gato?”, cuja resposta é diferente em relação à pergunta “Que quantidade de comida húmida devo dar ao meu gato?”.

Passo 5: Pergunte ao médico veterinário

O médico veterinário do seu gato é o profissional mais habilitado para o ajudar a determinar a quantidade certa de alimento para o seu gato. Além disso, o médico veterinário do seu gato conhece a personalidade e historial clínico do seu gato. O seu conselho será baseado no conhecimento específico que tem do seu gato e da sua alimentação. Falar com o médico veterinário é a melhor forma de saber qual a melhor forma de alimentar o seu gato.

O seu médico veterinário terá em conta:

  • A idade do seu gato: Um gatinho em crescimento tem necessidades nutricionais diferentes de um gato adulto ou sénior.
    • Raça: A genética impacta o tamanho e forma do corpo do seu gato.
      • Nível de atividade: Cada gato tem uma personalidade e temperament diferente. Alguns são sedentários, enquanto que outros são muito ativos.

Passo 6: Recorra a um guia de alimentação

Dar excesso de alimento pode colocar o seu gato em risco de algumas doenças relacionadas com a obesidade. Por outro lado, dar alimento a menos, pode impactar negativamente a saúde do seu gato.

Deve avaliar regularmente a condição corporal do seu gato, para que ele se mantenha com um peso saudável.