Mitos sobre gatos: Os gatos devem beber leite?

Os gatos devem beber apenas uma coisa para se manterem hidratados: água. Apesar da crença popular, o leite não é bom para os gatos e o correto é evitar os laticínios. Saiba porque é que os gatos não devem beber leite.
Gatos PURINA - os gatos devem beber leite?
Gatos PURINA - os gatos devem beber leite?
Gatos PURINA - os gatos devem beber leite?
Os gatinhos e gatos podem beber leite? A imagem de um gato feliz a beber leite é tão comum que a maioria das pessoas nem sequer questiona. No entanto, beber leite de vaca é mau para a saúde dos gatos, independentemente de os gatos gostarem ou não do sabor do leite.

Idealmente, os gatos devem beber apenas água. No entanto, é importante garantir que o seu gato se mantém hidratado corretamente, especialmente se tiver problemas de saúde, tais como doença renal. Alguns gatos não gostam do sabor da água, mas há alguns truques que pode testar para encorajar o seu gato a aumentar a ingestão de água. Leia as nossas dicas.

Os gatinhos ou gatos adultos podem beber leite?

O leite faz mal aos gatos? Sim. A maiora dos gatos é intolerante à lactose, pelo que consumir produtos lácteos pode provocar diarreia ou vómito. Há algumas opções de leite específico para gato disponíveis, que são mais adequadas e que contém um teor reduzido de lactose. No entanto, devem apenas ser disponibilizados com muita moderação.

Os gatinhos bebem o leite materno durante as primeiras semanas de vida, ou uma fórmula de leite específica para gatinhos se for necessário. No entanto, deverão ter completado o desmame total por volta das 8-9 semanas de idade.

Os gatinhos têm uma enzima nos seus estomagos, que lhes permite digerir a lactose presente no leite da sua mães. No entanto, os gatos adultos já não possuem esta enzima e perdem a capacidade de digerir os açúcares do leite. Por este motivo, a lactose presente no leite pode provocar distúrbios intestinais, quando começa a fermentar.

Porque é que os gatos gostam de leite?

Os gatos adoram o sabor do leite porque tem um alto teor de gordura. Escolhem muitas vezes beber leite, mesmo que provoque problemas intestinais. Se o seu gato for alimentado com uma ração para gato equilibrada e de elevada qualidade, não necessitará da gordura extra que recebe do leite, por muito que goste do sabor.

Se o seu gato tiver bebido algum leite, esteja atento a sinais de vómito ou diarreia e contacte o seu médico veterinário.

O que bebem os gatinhos?

Os gatinhos bebem o leite materno até ao desmame. Devem também ter sempre acesso livre a água fresca e limpa para se irem habituando a beber.

A partir das 4 semanas de idade, os gatinhos começarão a explorar a comida sólida e a beber mais água, juntamente com o leite da sua mãe.
Gatos PURINA - os gatinhos devem beber leite?

Quando deve começar a dar água ao seu gatinho?

Os gatinhos começam normalmente o desmame pelas 3 a 4 semanas de vida. É nesta altura que deve começar a dar-lhes um pouco de comida sólida. Ao mesmo tempo, deve disponibilizar água fresca e limpa numa taça baixinha.

O que é que os gatos bebem?

Os gatos adultos apenas precisam de beber água como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. A quantidade de água que os gatos bebem depende de vários fatores, tais como a sua idade, tamanho e se comem comida para gato húmida ou seca. Saiba mais sobre a hidratação dos gatos.

Se o seu gato tem alguma doença, tal como doença renal crónica, é particularmente importante que se mantenha hidratado. Se o seu gato não beber água fresca, pode tentar cozer um pouco de peito de frango ou peixe branco e dar ao seu gato o líquido da cozedura para o incentivar a beber. Esta água de cozedura não deve conter sal ou azeite. Pode perguntar ao seu médico veterinário se há algum fluído de rehidratação que seja adequado para o seu gato. Este tipo de produtos tem normalmente o sabor de carne podendo ser mais apelativos para os gatos do que apenas a água. Outra opção é escolher uma fonte de hidratação porque alguns gatos preferem beber água em movimento do que água estagnada numa taça.

Outro fator importante é a taça de água que escolhe e o local onde a coloca. Saiba como escolher a taça de água mais adequada para o seu gato.

Se decidir dar ao seu gato leite específico para gato como snack, assegure que ele mantém uma dieta alimentar equilibrada e saudável e que as calorias ingeridas são contabilizadas na ingestão alimentar diária.

O mais importante a considerar é que deve ter sempre disponível água fresca e limpa para o seu gato adulto e para gatinhos já desmamados ou durante a fase de desmame.