Cuidar do seu gato sénior



A vida em família
O seu pet irá adorar fazer sestas principalmente quando tem um sítio confortável para se deitar e está a envelhecer. Os gatos séniores podem sofrer de dores nas articulações por isso uma cama confortável fornece o apoio para mantê-los o mais confortável possível. Coloque a sua cama num local aconchegado, calmo e longe de correntes de ar para que ele consiga descansar.
Para reduzir o esforço nas articulações do seu gato, mantenha o bebedouro com água limpa perto dele para que não tenha que andar tanto quando desejar beber água. Isto ajudará a encorajar o seu pet a beber mais água, evitando assim a desidratação e também as infeções no trato urinário, que podem afetar os gatos mais velhos. É também uma boa ideia manter a sua liteira por perto – mesmo que o seu gato nunca a tenha usado, vai achar útil ter uma que é facilmente acessível para não ter que andar tanto para usá-la.
O seu pet pode gostar de observar as pessoas de uma janela ou de dormir no sofá, cada gato tem o seu lugar favorito, que normalmente se situa num plano mais alto que o chão. Apesar dos gatos ainda gostarem de saltar, eles podem não conseguir saltar tão alto como conseguiam à medida que envelhecem. Ao quebrar um salto em etapas, pode ajudá-los a chegar onde querem. Por exemplo, ao colocar um banquinho entre o chão e a sua cadeira favorita transforma um grande salto em dois saltos mais fáceis.


Tal como nós, os gatos tornam-se um bocadinho menos móveis à medida que envelhecem. Ao mexer-se menos significa que o seu pet não vai queimar energia ao mesmo ritmo que queimava quando era mais novo, por isso pode haver o risco de ganhar peso.
Ao escolher cuidadosamente a dieta do seu gato, pode ajudá-lo a manter-se em forma. As porções corretas de uma alimentação especialmente formulada para gatos séniores dão-lhe todo o bem-estar que ele precisa.
Os gatos são diferentes dos cães na medida em que não os temos que levar a passear para se exercitarem. No entanto, pode brincar com o seu gato, encorajando-o a explorar para o manter em movimento, ajudando-o a evitar ganhar excesso de peso e facilitando as suas articulações a ficarem macias.
Use a nossa ferramenta de condição corporal para verificar se o seu gato está com um peso saudável durante a sua vida.

Quando o seu gato for sénior, estará habituado a uma certa rotina. Tente mantê-la o mais consistente possível para o benefício do seu bem-estar físico e mental.

Para além de ficarem mais sábios, ao envelhecerem os gatos podem ficar com os sentidos um bocadinho mais fracos. Existem maneiras de compensar estes efeitos nestes seus anos mais séniores.Como por exemplo, ao aquecer o alimento húmido um bocadinho antes de o servir pode ajudar a libertar o aroma e tornar-se mais apelativo para o seu gato comer. Para fazer isto, coloque a porção no micro-ondas por alguns segundos mas nunca a deixe ficar quente demais.
Tente evitar ruídos altos inesperados se a audição do seu gato já não é o que era. O mesmo em relação à visão – aproxime-se do seu gato cuidadosamente e propositadamente para evitar quaisquer choques no caso de ele não ver claramente.
Envelhecer trás várias mudanças ao seu gato, que podem parecer estranhas e confusas à primeira vista. Ao dar ao seu gato o mesmo nível de amor e afeção com um bocadinho mais de paciência, fará esta transição para os seus anos mais avançados muito mais fácil para o seu gato. Com apenas alguns ajustes e check-ups regulares no veterinário, a sua relação com o seu gato pode ser tão recompensadora como sempre foi.

Nutrição para gatos séniores

Um alimento específico para gato séniores irá dar ao seu pet tudo o que ele necessita à medida que envelhece. É uma fórmula que contém proteína facilmente digerível, mais fácil para o seu estômago e mais suave para os seus dentes. Para mais informação, veja o nosso guia em como alimentar um gato sénior
As marcas PURINA para gatos séniores
A Purina tem marcas que oferecem alimentos cuidadosamente formulados para gatos séniores. Nós recomendamos um dos seguintes:
Check-ups regulares
Tal como nós estamos mais suscetíveis a certos problemas de saúde à medida que envelhecemos, os gatos também. Alguns destes resultam do processo natural de envelhecimento, mas outros podem ser evitados e cuidados facilmente.

Sinais e sintomas de envelhecimento
Quando se cuida de um gato sénior, saber quais os sintomas de envelhecimento a que devemos estar atentos é importante, tal como uma dieta nutritiva e muita atenção e amor. Ao identificar algum dos sinais abaixo pode ajudá-lo a perceber as mudanças que estão a acontecer com o seu gato e proporcionar-lhe o melhor tratamento quando necessário.