Como impedir o seu gato de arranhar a mobília

Se tiver um gato que não para de arranhar os móveis, estará provavelmente a perguntar-se o que poderá fazer para que ele pare. Estamos aqui para o ajudar a impedir que o seu gato arranhe o sofá, continue a ler a fim de saber mais.
Como impedir o seu gato de arranhar a mobília
Como impedir o seu gato de arranhar a mobília
Como impedir o seu gato de arranhar a mobília

Não há nada pior do que comprar um sofá novo e chegar a casa e descobrir que o seu gato ou gatinho o desfez em tiras ou descobrir marcas profundas de garras nas molduras das portas recentemente pintadas. O facto de os gatos arranharem as mobílias pode ser um verdadeiro problema, principalmente se for alguém com verdadeiro gosto na casa! Pode parecer, por vezes, que o seu gato só está a fazer distúrbios, mas é importante saber que este comportamento está profundamente associado aos seus instintos e que tem inúmeros benefícios para a sua saúde e bem-estar.

Reduza os arranhões nos móveis e descubra como parecem sempre eleger as suas peças favoritas!

Por que razão os gatos arranham os móveis?

Embora pareça que o seu gato só está bem a destruir coisas, na verdade há imensas justificações para tal. Em primeiro lugar, arranhar exercita todo o corpo do seu gato e estica todos os músculos e tendões, desde as unhas até ao fundo do dorso. Arranhar os móveis também ajuda a manter as unhas afiadas, aparando as extremidades, o que as mantém em ótimas condições.

Além disso, as patas dos gatos contêm glândulas odoríferas que quando arranham objetos libertam um marcador odorífero que identifica o seu território em casa. Eles escolhem geralmente sítios e áreas regularmente usados, tais como sofás ou a sua cadeira de braços favorita. Isto é porque arranhar essas áreas ajuda-os a sentir-se mais seguros e a libertar tensões.

Colocar o seu cheiro nos objetos fá-los sentir-se mais em casa.

Às vezes fazem-no porque se sentem aborrecidos, o que é particularmente comum com gatos de casa que não desfrutam de suficiente estímulo mental. Agora que sabe porque razão o fazem, o que pode fazer para os impedir?

Como impedir os gatos de arranhar os móveis?

A melhor maneira para prevenir que os móveis sejam arranhados, é oferecer-lhes bastantes oportunidades dentro de casa para arranharem. No exterior arranharão árvores e postes, portanto é uma boa ideia simular este cenário em casa, com postes específicos para o efeito. Certifique -se de que compra de boa qualidade, que sejam resistentes, que não se verguem quando o gato os arranharem, porque isso torna-os menos atrativos. Também convém que sejam altos o suficiente para que o gato se possa esticar todo e exercitar assim todos os músculos importantes.

Também pode arranjar retalhos de tecido, troncos com casca, restos de madeira macia ou fibra de sisal, toda uma panóplia para os entreter. Ao proporcionar-lhes estes desafios, objetos próprios para arranhar – arranhadores - são menos propensos a atacarem os seus móveis.

gato poste arranhador

Onde colocar postes e arranhadores

Coloque os postes e os arranhadores pela casa, em sítios em que o seu gato já goste de descansar ou junto de peças que já tenham sido arranhadas (tais como os braços do seu sofá). Ao pé dos locais onde adormece também pode ser uma boa ideia, pois muitos gatos gostam de esticar e afiar as unhas quando acordam.

Se o seu gato não parecer entusiasmado com o poste, pode considerar a hipótese de um boneco pendurado, para que seja mais entusiasmante ou simplesmente juntar erva gateira.

Atenção a dores persistentes

Deve ainda certificar-se de que limpa totalmente os objetos que costuma arranhar, para evitar que perdurem odores do seu gato, porque eles são mais propensos a arranhar nos locais onde detetam o seu ténue cheiro e vão querer reavivá-lo. Recomendamos uma solução suave, não tóxica, apropriada ao material em causa, e convém ainda que esteja atento para que o seu gato não vá lá até que seque.

Arranhar por aborrecimento

Para os gatos que arranham superfícies, por aborrecimento ou falta de exercício, encare a possibilidade de comprar alguns brinquedos adequados e estabeleça um horário de brincadeira com o seu gato. Há inúmeros brinquedos, desde ratos eletrónicos a outros que o desafiam e que o seu gato adorará!

Como impedir os gatos de arranhar as carpetes

Se tem um gato que prefere arranhar no chão, a sua carpete pode estar a degradar-se. A melhor maneira de os impedir de arranharem as carpetes, é espalhar tapetes arranhadores pela casa e encorajarem os gatos a brincar com eles. como se fossem bonecos.

gato a arranhar carpete

Agora sabe como impedir que o seu gato estrague os móveis! Experimente os nossos conselhos e a sua cadeira favorita estará a salvo! É importante também não os repreender por arranharem objetos, porque é um instinto natural e fazem-no por boas razões!

Se mesmo assim acha que o seu gato é um grande destruidor, pode sempre contactar o seu Médico Veterinário que certamente será capaz de ajudar.