Treinar gatinhos e gatos adultos a usar a liteira

Se tem um gato que vive dentro de casa ou que tem pouco acesso ao exterior, uma caixa de areia é essencial. Treinar os gatinhos e gatos adultos a usar a liteira é relativamente simples e, com estes conselhos, o seu gato vai rapidamente começar a usar a caixa de areia!
Gatos PURINA - ensinar gatinho a usar caixa de areia
Gatos PURINA - ensinar gatinho a usar caixa de areia
Gatos PURINA - ensinar gatinho a usar caixa de areia
Os instintos naturais do seu gatinho ou gato adulto podem levá-lo a querer ir à casa de banho fora de casa, mas muitos gatos gostam de ter também uma caixa de areia dentro de casa. É aconselhável começar a treinar o uso da liteira desde o início, no entanto gatos mais velhos também podem ser ensinados a usar a caixa de areia. De facto, os gatos mais velhos podem até gostar de usar a caixa de areia interior, quando as suas articulações começam a ficar mais rígidas e começam a ter menos energia para ir à rua. Se quer treinar o seu gatinho ou gato adulto a usar a caixa de areia, mas não sabe bem por onde começar, leia os nossos conselhos sobre tudo o que precisa saber, desde o que precisa comprar até o que precisa de fazer para habituar o seu gatinho a usar a liteira.

Escolher a caixa de areia para gato perfeita

Se está a começar a treinar o seu gatinho para o uso da caixa de areia, deve escolher um tabuleiro de plástico com pouca altura para facilitar o acesso. À medida que ele for crescendo, deverá mudar para um tabuleiro maior e mais profundo para lhe dar espaço suficiente para se mexer e virar e para evitar que a areia se espalhe pela casa.
Se quer minimizar os odores e o espalhar de areia, ao mesmo tempo que proporciona maior privacidade ao seu gato adulto quando este se encontra na casa de banho, então uma caixa de areia fechada poderá ser o mais adequado. A maioria dos gatos gosta da privacidade extra, mas alguns gatos podem ficar nervosos com o espaço fechado pelo facto de terem apenas uma saída se surgir alguma ameaça.
Gatos PURINA - como usar caixa de areia para gatos
Não deve nunca utilizar uma caixa de areia fechada, enquanto estiver a treinar o seu gatinho porque a porta e maior altura podem tornar-se uma barreira para ele enquanto está ainda a aprender. Um gato mais velho apreciará um tabuleiro com as laterais mais baixa de forma a facilitar a sua entrada e saída da caixa de areia.

Escolher o tipo liter ou areia para gatos mais adequada

Cada gato tem os seus gostos e verificará que muitos preferem um determinado tipo de caixa de areia ou liteira. Escolher a areia para gato certa é muito importante, quando estiver a treinar gatinhos ou gatos adultos a usar a liteira porque se eles não gostarem da areia que tiver escolhido, simplemente não a utilizarão!
Este tipo de areia ou litter para gato é conveniente porque se aglomera formando bolas quando entra em contacto com líquido. Isto torna fácil remover os dejetos e pode ajudá-lo a poupar dinheiro porque permite que apenas retire a areia suja.
Deve considerar usar uma areia absorvente se o seu gato usa uma caixa de areia fechada para evitar que o pó seja atirado para o focinho do seu gato, quando ele usa a casa de banho.
Estes tipos de areia absorvem os líquidos muito rápido e tendem a ser bastante baratas. No entanto, não eliminam os odores.
Esta é uma solução que absorve bem e consegue algum controlo do odor, no entanto tende a ser uma opção de areia para gato mais cara.
Esta é uma boa opção se procura absorver os líquidos e odores rapidamente, no entanto é das areias para gato mais dispendiosa.
Normalmente, deve evitar este tipo de areia porque pode perturbar o nariz sensível do seu gato, fazendo-o rejeitar a liteira.
Se precisar de mudar o tipo de areia ou litter que utiliza, deve fazê-lo lentamente para que não surja como uma surpresa para o seu gato, fazendo-o rejeitar a mudança. Siga as instruções da embalagem da areia para gato no que diz respeito a recomendação da profundidade de areia, garantindo que o seu gato tem espaço suficiente para escavar. Se quiser evitar que a areia se espalhe pela casa, experimente colocar umas folhas de jornal por baixo da caixa de areia para apanhar alguma areia que saia do tabuleiro.

Onde colocar a caixa de areia para gato

A regra geral é que deve ter sempre em sua casa uma caixa de areia para cada gato, mais uma extra. Coloque cada liteira numa zona calma, onde os seus gatos possam usar a casa de banho de forma tranquila, evitando zonas de passagem ou perto de áreas barulhentas como as máquinas de lavar. Deve escolher um local longe do sítio onde o seu gato come e onde tem a taça da água.

Quando treinar um gatinho a usar a caixa de areia, deve garantir sempre que a liteira está num local de fácil acesso, especialmente se o seu gato viver essencialmente dentro de casa. Os gatos são animais muito asseados e aguentarão o máximo de tempo possível sem ir à casa de banho se não tiverem onde ir, o que pode ser muito desconfortável e provocar problemas de saúde.

3 passos para treinar gatinhos ou gatos adultos a usar a caixa de areia

Se tem um novo gatinho ou está a tentar treinar o seu gato adulto a usar a liteira, siga estes 3 passos simples:

1. Identifique os sinais de que ele precisa de usar a caixa de areia

A primeira coisa a fazer quando estiver a treinar o seu gato a usar a caixa de areia é estar atento aos sinais para identificar quando ele precisa de usar a casa de banho. Irá certamente vê-lo a cheirar, raspar ou então aninhado no chão.

2. Coloque-o na caixa de areia

Quando vir os sinais, pegue simplesmente no seu gato e coloque-o na caixa de areia. Os gatinhos têm bexigas muito pequeninas, pelo que deve também colocá-los de imediato na liteira mal acabem de comer ou quando acordam. Rapidamente, o seu gatinho começará a associar ir à casa de banho com estar na caixa de areia e vai aprender a ir para lá sozinho.

3. Felicite-o pelo comportamento

Depois de o seu gatinho usar com sucesso a caixa de areia, dê-lhe muitos elogios e um snacks para gato saboroso. O seu gato aprenderá rapidamente a associar a caixa de areia a experiências positivas e passará a usá-la com bastante confiança rapidamente.
Gatos PURINA - caixa de areia para gato

Saiba que acidentes acontecem

Quando estiver a treinar gatinhos ou gatos adultos a usar a caixa de areia, espere que ocorram alguns acidentes! Pode demorar algum tempo a que o seu gato comece a usar com confiança a liteira, mas se for paciente e consistente, rapidamente ele começará a fazê-lo. Nunca o castigue por não usar a caixa de areia e limpe rapidamente onde ele tiver sujado. Mantenha-se confiante e consistente no treino de uso da caixa de areia.
Se o seu gatinho ou gato adulto foi treinado para usar a caixa de areia e de repente começar a urinar pela casa, leve-o de imediato ao médico veterinário porque pode ser um sinal de Doença do Trato Urinário Inferior. Este problema de saúde pode ser doloroso e até potencialmente perigoso, sendo necessário o imediato tratamento veterinário.

A importância de limpar a caixa de areia para gatos

Se quer evitar acidentes em casa e garantir sucesso ao treinar o seu gato a usar a caixa de areia, garanta a limpeza regular do tabuleiro. Sendo animais asseados, os gatos não utilizarão a caixa de areia se esta se encontrar suja. Alguns gatos mais exigentes poderão recusar usar a caixa de areia mesmo que a tenham usado apenas uma vez.

Retire a areia suja pelo menos uma vez por dia. Poderá precisar de limpar com maior frequência dependendo do número de gatos que tem em casa ou da frequência com que o seu gato usa a caixa de areia. Deve também esvaziar totalmente a caixa de areia e lavá-la com água quente e detergente pelo menos uma vez por semana. Evite usar desinfetantes porque podem ser tóxicos para os gatos.

Se está grávida, nunca manipule areia para gato porque existe o risco de toxoplasmose, uma infeção que pode afetar o seu bebé. Durante a gravidez deve pedir a outro membro da família para efetuar a limpeza da caixa de areia do seu gato.

Para mais informação sobre como cuidar do seu novo gatinho, consulte os nossos artigos com muitos conselhos.