relax.jpg
Alimentar o seu gato Adulto

Alimentar o seu gato Adulto

Como pode ajudar a manter a sua saúde e bem-estar?

O seu gato adulto com um nível de atividade normal necessita de um alimento de manutenção. Pode ajudar a garantir que ele mantém uma saúde e vitalidade fortes, ao escolher um alimento completo e equilibrado de elevada qualidade, que seja formulado para gatos adultos ou gatos de todas as etapas de vida.

Os gatos devem ser alimentados de acordo com as necessidades individuais, sendo que os fatores que influenciam a quantidade de alimento necessária para uma boa condição corporal incluem o nível de atividade, a temperatura e o metabolismo. Pode ajudar a verificar se o corpo do seu gato está em boa condição, observando as seguintes três características:

  • O corpo dele é bem proporcionado
  • Tem uma cintura visível atrás das costelas
  • As costelas são facilmente palpáveis, com uma cobertura mínima de gordura

Como os gatos tendem a petiscar ou a comer de forma ocasional devem ter o seu alimento disponível, durante todo o dia. Pode também ajudá-lo a manter-se bem hidratado, garantindo que está sempre disponível água limpa e fresca.

Habitualmente, o seu gato adulto necessita de um alimento com um maior nível de proteínas e um equilíbrio diferente de nutrientes do que os cães. Tal como os gatinhos, os gatos maduros necessitam de taurina adicionada ao seu alimento. Pode alimentar o seu gato com um alimento de manutenção a partir de um ano de idade. No entanto, os alimentos de manutenção não são indicados para gatinhos nem para gatas gestantes ou lactantes, que apresentam necessidades nutricionais especiais.

Mesmo quando todos os fatores são iguais, dois gatos com o mesmo tamanho, idade e nível de atividade podem necessitar de diferentes quantidades de alimento porque terem taxas de metabolismo diferentes. O apetite e a ingestão total de alimento do seu gato também varia de dia para dia. A perda de apetite ou rejeição do alimento não são problemas nos gatos adultos, exceto se se prolongarem durante vários dias, ou se o gato revelar sinais de doença. Se isto se verificar, pode ajudar a identificar e tratar o problema levando o gato a ser examinado por um veterinário.