Your Pet, Our Passion.

Pointer

O Pointer é um cão musculoso e gracioso. A sua característica peculiar é a postura típica de um Pointer com a cauda e as patas dianteiras levantadas e com a cabeça erguida e orgulhosa direcionada para as presas. A sua pelagem é sedosa, lisa e curta, muito brilhante com diversas cores.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Os Pointers são cães de trabalho muito populares. Enquanto animais de estimação, são amigáveis e carinhosos, gostam de conviver com outros cães e animais de estimação domésticos se tiverem sido introduzidos precocemente. Gostam de participar em todos os assuntos familiares. Não são os cães de guarda ideais na presença de estranhos, porque todos são bem-vindos, contudo anunciam a presença de visitas.

História e Origem

País de Origem: Inglaterra

A origem da raça canina Pointer é controversa: não se sabe se descendem de Pointers Espanhóis ou de Pointers Continentais. Certo é que os Pointer Ingleses remontam ao século XVII, são uma raça nativa das Ilhas Britânicas, sendo utilizados como "apontadores" para a caça. Estes cães primitivos trabalhavam com galgos na caça à lebre. O Pointer como apontador na caça da lebre e os galgos apanhavam e traziam as presas. No início do século XVIII, a caça às aves tornou-se popular e foi aqui que as suas verdadeiras capacidades sobressaíram. Até hoje, os Pointers são excecionais cães de caça.

Os Pointers são cães relativamente robustos. Tal como sucede em várias raças, pode surgir uma displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade) e, assim, recomenda-se fazer o respetivo despiste antes da reprodução.

Um Pointer necessita de muito exercício por ser sobretudo um cão desportivo. Após o período de crescimento deverá correr regularmente ao ar livre. No entanto, quando o passeia sem trela, tome especial atenção ao seu forte instinto de caça. Um adulto saudável necessita de mais de duas horas de exercício por dia.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Pointers são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Uma das raças com a pelagem mais fácil de cuidar. Escove o Pointer apenas durante o período de queda de pelo. Verifique periodicamente o seu pelo/pele para garantir a exclusão de qualquer problema dermatológico.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.