Your Pet, Our Passion.

Airedale Terrier

O Airedale Terrier é o rei dos terriers – o maior do grupo da raça terrier, com machos adultos a medir entre 58 e 61cm até ao topo da espádua, e as fêmeas entre 56 e 59cm, pesando entre os 25-28kg os machos e 21-23kg as fêmeas, dependendo da sua constituição. Bastante compactos, o corpo do Airedale Terrier é musculoso e está coberto por uma pelagem dura, cerdosa preta/grisalha (no lombo) e castanha.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Tal como sucede com a maioria das outras raças da linha Terrier, o cão Airedale Terrier é confiante, ousado e extrovertido. É dócil e amável, enérgico, de aprendizagem fácil, adapta-se bem ao treino – seja num desporto canino como nos treinos de agilidade ou obediência de forma descontraída em casa ou numa aula.

História e Origem

O Airedale Terrier descende da ora extinta raça Terrier Preto e Castanho. Raça criada no século XIX nos vales dos rios Aire, Wharfe e Calder em Yorkshire, por caçadores de lontras que queriam um terrier capaz de caçar lontras e roedores e que servissem também como cães de guarda.Então pensou-se em criar um cão apto, precisamente, para caçar lontras adultas e texugos. Na zona existia desde tempos atrás, um tipo particular de cão, muito usado nos cruzamentos com outras raças: era o “working terrier” ou terrier de trabalho, naturalmente, pensou-se em cruzá-lo com o otterhound com o objetivo de moldar a nova raça pretendida, e assim surgiu o Airedale Terrier. O seu tamanho e tipo devem-se aos cruzamentos posteriores com o Terrier Irlandês, e possivelmente com o Terrier de Gales (Welsh Terrier).

O cão Airedale é geralmente uma raça robusta. Tal como sucede em várias raças, os cães podem sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Um cão ativo, a raça Airedale necessita de uma quantidade moderada de exercício (1 a 2 horas por dia), incluindo jogos e treino para evitar o tédio e para o manter saudável e em forma.

A dieta do seu cão necessita de ter um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar duas vezes por dia, e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem dupla impermeável dos cães de raça Airedale consiste numa pelagem exterior dura e cerdosa e num subpelo mais curto e mais suave. Necessita de ser escovada diariamente e o pelo deve ser removido manualmente na altura da sua queda(duas vezes por ano).

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.