Bad Breath In Cats - Causes & Treatment
Bad Breath In Cats - Causes & Treatment
Bad Breath In Cats - Causes & Treatment

Mau hálito nos gatos

Share

O mau hálito não deve ser tomado como garantido. Pode ser um primeiro sinal de algum problema dentário e por isso deve estar atento.

Tal como os humanos, os gatos também têm problemas dentários. No entanto, não podem ir sozinhos fazer check-ups regulares e por isso é da nossa responsabilidade enquanto donos garantir que estão saudáveis.

Se o seu gato tem mau hálito, também conhecido como halitose, recomendamos que visite o seu veterinário para examinar os dentes e boca e verificar se há algum problema que esteja a causar o mau hálito.

Aqui descrevemos algumas das causas do mau hálito nos gatos:

Gengivite

É uma inflamação da gengiva como reação à acumulação de placa dentária e de bactérias que muito normalmente pode causar mau hálito. Outros efeitos da gengivite são vermelhidão, inchaço e algum sangramento da gengiva.

A gengivite pode ser normalmente revertida através de uma boa higiene oral, mas pode progredir para doença periodontal se não for tratada. A melhor forma de evitar este problema é cuidar dos dentes do seu gato, como por exemplo. dando-lhe diariamente snacks Purina® DentaLife®.

Doença Periodontal

As doenças periodontais são um grupo de problemas que afetam o tecido que suporta os dentes do seu gato.

A gama de doenças periodontais é causada por bolsas invisíveis que acumulam bactérias entre os dentes e as gengivas, o que é a primeira fase do desenvolvimento da doença periodontal. A formação de placa causa gengivite e vai afetando o tecido à volta.

Doença nos Rins

Há dois tipos diferentes de doenças nos rins que os gatos podem ter. A primeira é falha aguda dos rins e a segunda é falha crónica dos rins. Há diferentes sinais que podem indicar uma falha dos rins, tais como vomitar, perda de peso e mau hálito.

Diabetes

Se o seu gato for diagnosticado com diabetes pode reparar que o seu hálito tem um cheiro afrutado. Este cheiro não é normal e pode ser sinal de uma emergência metabólica. Outros sinais da diabetes são o aumento significativo das vezes que urina e um aumento do consumo de água e do apetite. Se notar alguns destes sintomas e se o seu gato não tiver sido diagnosticado, consulte o seu veterinário.

Dieta

Se levou o seu gato ao veterinário e asseguraram que não tem nenhum problema de saúde oral, a alimentação pode ser a causa do mau hálito. Por vezes, os alimentos húmidos ou mais suaves podem causa mau hálito pois colam-se aos dentes. Experimente alterar a alimentação para ver se nota diferença no hálito.