Juntamente com uma cauda a abanar e patas com lama, muitos de nós pensamos que um mau hálito é apenas mais uma característica dos nossos cães. Contudo, o mau hálito pode ser um primeiro sinal de algum problema dentário.
Tal como os humanos, os cães também têm problemas dentários. No entanto, eles não podem ir sozinhos fazer check-ups regulares no dentista e por isso é da nossa responsabilidade enquanto donos garantir que estão saudáveis.
Problemas dentários associados a mau hálito.
Dado que os cães não nos podem dizer, pode ser difícil perceber que estão com problemas dentários. É por isso que é importante estar atento aos sinais e o mau hálito é um dos primeiros que nos pode indicar que algo está mal. Existem dois tipos de problemas associados ao máu hálito: gengivite e doença periodontal.
Gengivite
Um problema dentário que normalmente afecta tanto cães como humamos, a gengivite é uma inflamação da gengiva como reação à placa dentária e que muito normalmente pode causar mau hálito. Outros efeitos da gengivite são vermelhidão, inchaço e algum sangramento da gengiva.
A gengivite nos cães é algo bastante comum - 80% dos cães com mais de 3 anos de idade já tiveram este problema. Pode afectar raças toy (como Chihuahuas) muito cedo.
A gengivite pode ser normalmente revertida através de uma boa higiene oral mas pode progredir para doença periodontal se não for tratada. A melhor forma de evitar este problema é cuidar do dentes do seu cão, como por exemplo dando-lhe diariamente snacks Purina® DentaLife®.
Doença Periodontal
As doenças periodontais são um grupo de problemas que afectam o tecido que suporta os dentes do seu cão - tais como a gengiva e os ossos da mandíbula.
A gama de doenças periodontais são causadas por bolsas invisíveis que acumulam bactérias entre os dentes e as gengivas do cão, o que é a primeira fase do desenvolvimento da doença periodontal.
A formação de placa causa gengitivite e vai afectando o tecido à volta. A última fase da doença periodontal é a perda de osso e extração de dentes e podem até desenvolver outro tipo de problemas que podem afectar o resto do corpo, incluindo o coração, fígado e a função dos rins.
Existem alguns factores que tornam alguns cães mais propícios à doença periodontal incluindo a raça, alinhamento dos dentes e o mastigar objetos duros.Contudo, existem alguns passos que podem minimizar estes riscos - é chave manter os dentes do seu cão limpos, por exemplo com um snack diário Purina® DentaLife®.
Se tem dúvidas sobre a saúde oral do seu cão ou alguma questão específica, fale com o seu veterinário para ter mais informação e conselhos.