Dog_smiling_whilst_in_the_grass_desktop_0_0.jpg
Dog_smiling_whilst_in_the_grass_desktop_0_0.jpg
Dog_smiling_whilst_in_the_grass_desktop_0_0.jpg

Anatomia dentária dos cães

Share

Quer saber quantos dentes tem o seu cão? Veja o nosso guia de anatomia dentária dos cães para ter as respostas a algumas das suas questões.

Tipos de Dentes:

Tal como os humanos, os cães têm vários tipos de dentes e cada tipo tem uma função diferente.

Incisivos:

são os dentes pequenos na parte da frente da boca do seu cão. São usados para raspar pois têm a forma ideal para tentar remover a carne dos ossos. Os cães também usam os incisivos quando estão a cuidar do seu pelo, muitas vezes tentam remover pulgas ou partículas que ficaram presas no pelo, mordiscando a sua pele e usando os incisivos para as apanhar.

Caninos:

são os dentes longos e pontiagudos que estão na parte da frente, atrás dos incisivos. Estes dentes são usados para triturar a comida ou para segurar um objeto que podem ter na boca (um osso ou um brinquedo). Os cães desenvolvem 4 dentes caninos, 2 na parte de cima e 2 na parte de baixo.

Pré-molares:

são os dentes afiados atrás dos caninos, usados para mastigar ou triturar a comida. Pode reparar que o seu cão está a mastigar um osso com a parte lateral da sua boca pois desta forma está a usar os pré-molares para retirar a carne do osso.

Molares:

são usados para partir a comida mais dura que o seu cão tiver que mastigar, tais como croquetes de alimento seco ou biscoitos. Estes dentes estão na parte mais de trás da boca e que por norma é mais difícil de limpar.

Veja a imagem abaixo para perceber os diferentes tipos de dentes e a sua localização na boca.