Cuidar dos cães de raça pequena

Viajar com o seu cão de raça pequena

Como viajar em segurança com o seu cão de raça pequena e mantê-lo feliz e saudável durante a viagem
Os cães de raça pequena permitem uma mobilidade fantástica e muitos têm uma personalidade curiosa e aventureira. Como tal, se o seu cão o acompanha com frequência, não é provável que ele se intimide com viagens longas, em especial se fizer uma preparação cuidadosa. Alguns hóteis recebem cães pequenos. Descubra onde o seu companheiro é bem-vindo no site Pets Welcome ( em www.petswelcome.pt ).
PURINA ONE - Como viajar com o seu cão de raça pequena

Planear a sua viagem

Uma viagem de carro pode ser a opção mais simples porque permite paragens para descanso regulares. Alguns operadores ferroviários, de ferries e companhias aéreas permitem o transporte de cães de pequeno porte. Confirme sempre antes de marcar bilhetes e pergunte se é suposto o cão viajar no porão. Se conduzir, alimente o seu cão cerca de duas horas antes de partir e mantenha o carro fresco e bem ventilado. Acomode o cão de forma segura e confortável numa transportadora de viagem ou com um peitoral. Não caia na tentação de o levar ao colo e nunca o deixe sozinho no carro, nem mesmo por alguns minutos.

Compreender o Pet Travel Scheme (Esquema de Viagem de Animais de Companhia)

O Pet Travel Scheme (Esquema de Viagem de Animais de Companhia) permite-lhe viajar com o seu cão para muitos países da UE e outros, verifique se o país que pretende consta da lista: [ https://www.gov.uk/take-pet-abroad/listed-and-unlisted-countries ]. Após confirmar que o destino está na lista, pergunte ao veterinário como obter o Passaporte do animal de companhia, que geralmente apenas envolve um microchip, vacinação contra a raiva em dia e, por vezes, uma desparasitação antes da partida. O seu veterinário pode também sugerir vacinação contra outras doenças menos comuns.

Image
Image
Pergunte ao seu veterinário como obter o Passaporte do animal de companhia, que geralmente apenas envolve um microchip e vacinação contra a raiva

Cuidados de saúde antes da partida

Certifique-se de que o seu cão de raça pequena recebeu tratamento contra pulgas e lombrigas antes da partida e leve consigo uma cópia do boletim de vacinas. Faça uma pesquisa sobre os veterinários no destino para uma situação de emergência e leve na bagagem um kit de primeiros socorros para animais de estimação. Se o seu cão tiver pelo médio ou longo, não o corte para evitar o calor, visto que o pelo ajuda a proteger a pele do cão da exposição solar.

E... Relaxe!

Meta na mala a cama ou a manta do seu cão, bem como uma seleção dos seus brinquedos favoritos para atenuar qualquer possível ansiedade dele relativamente à mudança de ambiente. Pode também ser benéfico usar um produto de feromonas no período de preparação para o seu cão relaxar de forma totalmente natural.

Dicas de saúde em viagem

Alterações alimentares repentinas podem causar desconforto e distúrbios digestivos, pelo que deve proteger o estômago do seu cão levando a sua ração habitual. Se viajar para um destino quente, leve na mala um protetor solar canino e invista numa almofada de refrigeração para usar em caso de hipertermia. Tenha sempre à mão uma garrafa de água fresca e não o deixe beber água do rio ou do mar. Proteja-o contra mosquitos, em especial no Mediterrâneo ou em climas tropicais.

Conselhos práticos

Evite os passeios no pico do calor, em particular na areia quente ou em superfícies duras. Passear na relva é muito mais confortável para as patinhas dele. Escove ou penteie o pelo depois das brincadeiras na areia e no mar, passe o pelo por água doce e, se for preciso, use um champô suave para cães. Por fim, após cada passeio, verifique se ele tem carraças nas orelhas, pescoço, cabeça e peito. Se descobrir alguma carraça, contacte um dos veterinários locais que pesquisou antes da viagem!

O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O seu cão de raça pequena é um companheiro sem igual, cheio de energia, divertido e curioso. Apesar da sua grande personalidade, é mais pequeno que os outros cães e, portanto, tem necessidades diferentes.
Descubra a gama