Cuidar dos cães de raça pequena

Está na hora de crescer

Como planear e estar preparado para as necessidades do seu cão de raça pequena em crescimento
Ao contrário de algumas raças grandes, que podem sofrer de excesso de peso devido a demasiada ração e exercício insuficiente, os cães de raça pequena e os cães miniatura queimam calorias rapidamente. De facto, um Lulu da Pomerânia precisa de mais do dobro das calorias por quilo que um Dogue Alemão. Com exercício regular e a dieta adequada, é improvável que o seu cão sofra de excesso de peso. No entanto, não deixa de ser muito importante vigiar o peso, a forma física e os níveis de energia do seu cão, à medida que ele cresce e passa de cachorro a cão adulto, ou de adulto a cão sénior.
Purina One Mini - Escolher a ração certa para o seu cão de raça pequena

Saber mais sobre condição corporal

Provavelmente, o seu médico veterinário utiliza um sistema chamado "avaliação da condição corporal" para verificar se o seu cão está com o peso correto. Esse sistema implica fazer uma avaliação da forma corporal e dos depósitos de gordura do animal, observando a sua forma vista de lado e de cima. O veterinário pode também fazer a palpação das costelas, do pescoço e da zona abdominal. Num cão pequeno saudável e ativo, deve ser possível sentir as costelas ao toque e ver a definição da cintura, e a barriga não deve apresentar-se descaída. Também não deve ter gordura acumulada à volta do pescoço.

Peso e forma ideais

Todas as raças pequenas são diferentes, por isso, é importante perguntar ao médico veterinário quais os sinais de peso e forma saudáveis na raça específica do seu cão. Por exemplo, o peso ideal de um Teckel miniatura (cerca de 4,5 kg) é muito diferente do peso ideal de um Teckel standard (até 12 kg). Os Bichon Frisê e os Shih Tzu têm uma pelagem espessa e fofa, que pode fazer com que pareçam mais pesados do que na realidade são.

Image
Image
"Os cães pequenos que são caprichosos no que toca à comida, apreciam refeições mais leves, servidas com mais frequência, três ou quatro vezes por dia"

Refeições em tamanho reduzido

Apesar do tamanho reduzido das suas bocas e estômagos, os cães de raça pequena têm um apetite saudável, especialmente na fase de cachorros, quando toda a energia das refeições é consumida numa questão de horas. É aconselhável alimentá-los muitas vezes em pouca quantidade, até três ou quatro refeições diárias. O seu cão vai apreciar todas as receitas nutricionalmente completas, sejam rações secas com pequenos croquetes estaladiços ou húmidas com pedaços de carne e legumes, todas de fácil mastigação e digestão.

Faça exames regulares

Se o seu cão pequeno apresenta um peso e forma saudáveis, tire-lhe uma fotografia. Depois, defina um lembrete na sua agenda para examinar e registar o peso e a forma do animal a cada dois meses, incluindo sempre uma fotografia. Se for óbvio que houve perda ou aumento de peso, contacte o veterinário para saber como proceder.

Lidar com apetites exigentes

Alguns cães de raça pequena, como o Bichon Frisê e o Yorkshire terrier, são conhecidos por serem caprichosos com a comida e, muitas vezes, não terminam as refeições. É mais fácil notar um eventual emagrecimento se vigiar o peso e a condição corporal do seu cão. Isto também lhe permite ir introduzindo alterações graduais no plano de alimentação do seu cão, ao longo de um período de duas semanas.

Dicas para alimentar cães de raça pequena

Os cães que são caprichosos no que toca à comida apreciam refeições mais ligeiras, servidas com mais frequência, até três ao dia. A melhor opção é uma ração nutricionalmente completa para cães pequenos, seja em refeições secas com pequenos croquetes estaladiços adequados ao tamanho da boca, ou refeições húmidas com pedaços de carne e legumes. Ambas as opções são de fácil mastigação e digestão. Evite alimentar o seu cão com guloseimas ou restos de comida das suas refeições e, se tiver vários cães pequenos, alimente-os a horas diferentes, em locais separados. Dessa forma, sabe exatamente a quantidade ingerida por cada um deles.

O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O seu cão de raça pequena é um companheiro sem igual, cheio de energia, divertido e curioso. Apesar da sua grande personalidade, é mais pequeno que os outros cães e, portanto, tem necessidades diferentes.
Descubra a gama