Alimentação para cães de raça pequena

Planear as refeições

Como tornar as refeições ainda mais agradáveis para o seu cão pequeno, em cada etapa de vida
As raças de cães pequenos variam muito no tamanho e na forma, pelo que pode demorar algum tempo até desenvolver o melhor plano de alimentação para o seu cão. As necessidades alimentares das raças toy, como o Lulu da Pomerânia e o Chihuahua, são diferentes das dos cães de raças pequenas, como o Fox Terrier e o Bichon Frisê. Regra geral, todas as raças de cães pequenos queimam calorias mais depressa do que as raças maiores, por isso, é importante garantir que lhe dá a quantidade adequada de ração.
Purina ONE Mini - Como alimentar o seu Cão de raça pequena

Atingir a idade adulta

Os cães pequenos consideram-se "adultos" por volta dos 10 meses e permanecem como tal até aos 8 ou 9 anos, quando passam a ser "seniores". Há, no entanto, algumas raças de cães pequenos, que podem ser considerados "seniores" aos 6 anos de idade. Quando tiver uma ideia clara do peso e forma previstos para o seu cão de raça pequena, deve estabelecer uma rotina de alimentação que o mantenha saudável e feliz. O seu médico veterinário pode dar-lhe um aconselhamento mais personalizado ao seu cão.

Controlar as doses de alimento

Muitos cães de raça pequena apreciam tanto rações secas como alimentos húmidos, sendo ambas nutricionalmente equilibradas. No entanto, é muito importante gerir a dose diária e optar por uma ração específica para cães de raça pequena, uma vez que os croquetes estaladiços ou pedaços mais pequenos são mais adequados às suas bocas pequeninas e permitem uma mastigação e ingestão mais fáceis.

Image
Image
"Os cães pequenos têm exigências nutricionais específicas, pelo que precisam de uma ração nutricionalmente adaptada ao seu metabolismo mais acelerado."

Escolher o alimento certo

Os alimentos secos completos são fáceis de medir e, geralmente, duram mais tempo depois de abrir a embalagem, o que as torna muito convenientes. Os alimentos húmidos completos são muitas vezes os preferidos dos cães de raça pequena, que apreciam uma refeição húmida saborosa. Neste caso, as embalagens individuais permitem controlar mais facilmente as doses. Se decidir combinar uma ração seca a um alimento húmido, não se esqueça de ajustar as quantidades dos dois tipos de ração para não correr o risco de alimentar o cão em excesso.

Evitar alimentar em excesso

Na realidade, cair no erro de dar demasiada comida ao seu cão de raça pequena é mais fácil do que poderia imaginar. Quando souber a quantidade que o seu cão deve ingerir diariamente, divida esse total em duas ou três refeições. Tente não alimentar o seu cão mais vezes para ele não se habituar a pedir comida constantemente. Se lhe der guloseimas ou snacks, o peso equivalente deve também ser subtraído da quantidade total de ração desse dia. É importante ter em conta que as guloseimas nunca devem perfazer mais de 10% das necessidades de energia diárias do seu cão de raça pequena.

Manter felizes os cães mais caprichosos

Alguns cães de raça pequena podem ser caprichosos a comer e ainda assim viverem saudáveis. No entanto, se o seu cão pequeno perder peso ou se o pelo ficar baço, deve contactar o médico veterinário. Entretanto, dê-lhe água fresca às refeições, especialmente se a ração completa for seca. Se a ração completa for húmida, experimente aquecê-la ligeiramente antes de a servir para libertar os aromas e ajudar a abrir o apetite ao seu cão. Deve servir as refeições do seu cão de raça pequena num local sossegado sem outras distrações.

Adaptar o plano alimentar do seu cão pequeno

Se o seu cão pequeno continuar a não comer a totalidade das refeições, experimente uma nova ração. Quaisquer alterações alimentares devem ser introduzidas gradualmente, substituindo uma refeição diária de ração seca por uma de ração húmida (ou vice-versa), durante os primeiros dois ou três dias. Se ele gostar da nova ração, sirva até duas refeições diárias durante mais três dias, e assim por diante, até ter mudado completamente o alimento do seu cão. É frequente os cães pequenos terem uma grande personalidade e, como tal, ele vai mostrar-lhe exatamente do que gosta e do que não gosta!

O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O seu cão de raça pequena é um companheiro sem igual, cheio de energia, divertido e curioso. Apesar da sua grande personalidade, é mais pequeno que os outros cães e, portanto, tem necessidades diferentes.
Descubra a gama