Sugestões para treino e exercício durante o verão
Forneça bastante água fresca
Assegure que o seu cão tem sempre acesso ilimitado a água fresca. Durante o treino ao ar livre, leve água consigo para ajudar a manter o seu cão hidratado. A deficiência de água tem consequências gravíssimas para a saúde do animal e pode manifestar-se rapidamente. Encoraje o seu cão a beber ensopando a ração em água e dando-lhe cubos de gelo para lamber após o exercício. Um cão bem hidratado tem boa circulação e volume sanguíneo e encontra-se mais bem equipado para se ajustar ao esforço do exercício. Na praia, evite a água salgada porque faz o cão ter mais sede e desidratar mais depressa.
A sombra é importante
Assegure que o seu cão está protegido do calor e do sol. Se ele dormir no exterior, certifique-se de que a área fica à sombra, mas evite casotas fechadas. A sombra das árvores é o ideal, mas uma lona também é uma boa opção porque não impede a circulação do ar.
Nunca deixe o seu cão num carro estacionado
Mesmo com as janelas abertas e o carro estacionado à sombra, nunca deve deixar um animal de estimação fechado no carro. As temperaturas atingem rapidamente níveis perigosos que podem ser fatais. Quando a temperatura exterior é de 21 ºC, em 10 minutos o interior do carro chega aos 32 ºC e continua a aumentar.
Limite o exercício nos dias mais quentes
Os cães de raça pequena com excesso de peso e nariz curto têm um risco mais elevado de sofrerem de problemas derivados do calor durante o treino em dias quentes, pelo que deve sempre consultar o veterinário antes de iniciar um programa de exercício. Deve limitar o exercício nos dias mais quentes e ajustar a intensidade e duração conforme a temperatura exterior. Exercitar o seu cão de manhã cedo ou ao final do dia são opções sensatas. Certifique-se de que faz intervalos frequentes e evite as superfícies quentes, como o asfalto, que podem queimar as patas do seu cão.
Mantenha o seu cão fresco, por dentro e por fora
Experimente juntar gelo à água do cão e, se ele gostar de água, leve-o a nadar. Se o seu cão tolerar roupas, usar um colete de refrigeração é outra forma de o manter fresco. Se molhar essas roupas especificamente concebidas em água gelada, consegue manter o corpo do cão fresco (e, muitas vezes, seco) durante três dias. Outra alternativa é embrulhá-lo numa toalha molhada e fresca.
Não se esqueça do protetor solar para animais de estimação
Os cães com pelo branco e orelhas brancas em particular são muito mais suscetíveis ao cancro da pele. Certifique-se de que mantém as partes mais vulneráveis do corpo cobertas ou utilize protetor solar para animais de estimação nas pontas das orelhas, na barriga e noutras áreas com pouco pelo.
Considere cortar o pelo no verão.
Fale com o seu veterinário sobre as vantagens de um corte específico para o tempo quente. Por vezes, um corte rapado é a forma mais sensata de manter um cão de pelo longo fresco, durante os meses mais quentes. No entanto, algumas raças têm uma subcamada específica de pelo destinada a manter o cão fresco no verão e quente no inverno. Se a cortar, pode não voltar a crescer na íntegra.
Pratique prevenção de parasitas.
Certifique-se de que o seu cão não tem parasitas externos, como pulgas e carraças. É obrigatório escová-lo regularmente, em especial no verão.
Conserve a sua casa fresca e confortável
Disponha de áreas com temperaturas diferentes em casa para o conforto do seu cão. Assegure que lhe dá liberdade de movimentos para se deslocar por essas zonas, para que possa escolher onde se sente mais confortável. Não dependa de uma ventoinha para refrescar o seu animal de estimação. Os cães transpiram principalmente nas almofadas das patas e, por isso, as ventoinhas não são muito eficazes.
Meça a temperatura do cão para ver se ele sofre com o calor
Disponha de áreas com temperaturas diferentes em casa para o conforto do seu cão. Assegure que lhe dá liberdade de movimentos para se deslocar por essas zonas, para que possa escolher onde se sente mais confortável. Não dependa de uma ventoinha para refrescar o seu animal de estimação. Os cães transpiram principalmente nas almofadas das patas e, por isso, as ventoinhas não são muito eficazes.