Devo ter um cão ou um gato?

Somos um país de petlovers! Cães e gatos oferecem amor, afeto e amizade incondicional bem como um conjunto de benefícios, tais como melhorias na nossa saúde e bem-estar geral. Afinal, quem não adora o mimo de um amigo de quatro patas?
Devo ter um cão ou um gato
Devo ter um cão ou um gato
Devo ter um cão ou um gato
Escolher entre ter um cão ou um gato pode ser uma decisão, mas falando de forma genérica, os cães exigem mais atenção, enquanto que os gatos são mais independentes. Mas se quiser ter muitos momentos de mimo com o seu animal de companhia e não apenas quando o seu gato assim o deseja, talvez um cão seja a escolha acertada para si.

Os tutores de animais de estimação têm níveis mais baixos de colesterol e pressão sanguínea, e têm menos tendência para sofrer de stress, depressão e ansiedade. Um estudo desenvolvido pelo Departamento de Saúde dos EUA demonstrou que ter um animal de companhia aumenta a probabilidade de sobreviver a um ataque cardíaco, enquanto que um estudo do Reino Unido demonstrou que as pessoas que têm um animal lidam melhor com o stress e com a perda, comparando com quem não tem. Por isso, ter um animal de estimação é bom para muito mais do que apenas mimos!

Em Portugal, as espécies mais populares de animais de companhia são os cães e os gatos, de acordo com um estudo da GFK. Na verdade, estima-se que 37% dos lares em Portugal tenham um cão e 20% tenham gato.
Cães e gatos têm diferentes necessidades e características, pelo que a decisão é influenciada tanto pelo seu estilo de vida como pela sua preferência. É menos entre “cão vs gato” e mais sobre que espécie de animal se adequaria melhor ao seu estilo de vida, tendo em conta os seus níveis de atividade, o espaço que tem em casa, se tem ou não crianças, e quanto tempo pode dedicar a um animal de estimação.

Claro que esta decisão pode ser ainda mais difícil pela grande variedade de raças e tipos de cães e de gatos que existem. Ter um Chihuaha, por exemplo, é diferente de ter um Dogue Alemão! Não tem a certeza de qual a raça ou tipo de animal que melhor se adequa a si? Pesquise a nossa Biblioteca de raças de gato ou Biblioteca de raças de cão para mais informação sobre as diferentes raças. Pode também considerar adotar um cão ou um gato de raça cruzada ou indefinida, que se encontre num abrigo para animais.
Adotar um cão ou um gato

Cães e gatos têm diferentes necessidades e características, pelo que esta decisão é influenciada tanto pelo seu estilo de vida como pela sua preferência.

Sinais de que deve escolher um cão

Escolher um cão
Se é uma pessoa cheia de energia, que gosta do ar livre e que adora manter-se ativa, então um cão pode ser a escolha certa para si. Os cães precisam de muitos estímulos, ar livre e passeios regulares, pelo que se adequam melhor a famílias que tenham um jardim, vivem em zonas rurais ou que vivam em cidade, mas com acesso fácil a parques e espaços abertos.

Cães bem treinados podem ser levados em viagens e adoram passar dias fora e a viajar. Ao contrário dos gatos, os cães não são animais naturalmente solitários, pelo que não devem ficar sozinhos o dia todo. Se tem um horário de trabalho alargado, pense terá tempo para lhe dar a atenção de que ele precisa e merece. Também tem que considerar tempo para o treinar e tratar da sua higiene.

Há muitos tipos diferentes de cão, variando em tamanho, forma de corpo, temperamento e tipo de pêlo, pelo que deve também ter estas diferenças individuais em consideração se está a pensar escolher um cão. No final, se tem espaço e tempo, será compensado por um animal de estimação que é companheiro para a vida simpático, brincalhão, protetor e fiel.

Sinais de que deve escolher um gato

Se tem pouco espaço em casa, um estilo de vida ocupado ou se simplesmente deseja um animal de estimação mais independente, é provável que um gato seja mais adequado. Os gatos ficam relativamente tranquilos e felizes sozinhos, aproveitando para dormir ou entreter-se durante a maior parte do dia, especialmente se tiverem acesso ao exterior. Não precisam de ser passeados, pelo que são muitas vezes adequados a pessoas menos ativas. No entanto, os gatos gostam de interação social e gostam que brinquem com eles. É também importante garantir cuidados de higiene e escovagem regulares, especialmente se escolher um gato de pelo longo.

Os gatos não precisam de tanto espaço interior como os cães, especialmente se tiverem acesso a um jardim seguro. Mesmo sem acesso ao ar livre, os gatos podem sem felizes, desde que tenham acesso a uma alimentação adequada e tenham acesso a uma caixa de areia, brinquedos e arranhadores para manter tanto a sua mente como o seu corpo ativos e ocupados. É também essencial que interaja com ele frequentemente, pelo que se precisar de se ausentar, precisa de ter alguém para cuidar do seu gato. Pode optar por alguém que vai a sua casa cuidar dele ou coloca-lo num hotel para animais, durante a sua ausência.

Embora eles não tendam a mostrar a energia ilimitada dos cães, os gatos geralmente demonstram ser mais auto-suficientes sendo animais de estimação amorosos, afetuosos, tranquilos e divertidos.
Escolher um gato

Ainda indeciso?

Muitas pessoas gostam de cães e gatos da mesma forma e, garantindo as condições adequadas, os dois podem viver bem e felizes na mesma casa, desde que lhes proporcione o tempo de que necessitam para se conhecerem.

Para mais conselhos sobre como apresentar novos animais à sua família, consulte os nossos artigos sobre apresentar o seu cão a outros animais ou apresentar o seu gato a outros animais. Se não consegue mesmo escolher entre cão ou gato e consegue proporcionar a ambos uma boa casa, um cachorro e um gatinhos que cresçam juntos, normalmente aprendem a viver bem juntos e podem até tornar-se melhores amigos!