Os benefícios de ter um animal de companhia

A maioria de nós nem sequer questiona os benefícios de ter um cão ou um gato (ou ambos!) nas nossas vidas. Os nossos pets são companheiros brilhantes, que ajudam a tornar a nossa casa mais completa. Mas sabia que o seu animal de estimação pode também melhorar a sua vida de outras formas?
Benefícios de ter um animal de estimação
Benefícios de ter um animal de estimação
Benefícios de ter um animal de estimação

Ter um animal de companhia pode ajudá-lo a manter-se ativo

Ter um cão pode aumentar de forma significativa a sua atividade física regular, sem que se aperceba. Enquanto que pode ser difícil motivarmo-nos a fazer uma caminhada sozinhos, quando sabemos que o nosso cão precisa de fazer exercício, não pensamos duas vezes. Todos os passeios no parque e aventuras na praia são momentos extra de exercício físico.

Até brincar com o seu cão conta como exercício físico. Já deve ter notado que fica cansado depois de um logo jogo de “busca”, mesmo que seja o seu cão a ter que correr de um lado para o outro. Um dos maiores benefícios de ter um cão é a forma como eles nos encorajam a ser mais ativos, o que suporta tanto a nossa saúde como a deles.

E não são só os cães que nos encorajam a atividade física. Brincar com o seu gato é também uma forma fantástica de se manter ativo em casa.

Ter um cão é uma forma ótima de conhecer novas pessoas

Um dos benefícios inesperados de ter um cão é a forma como eles afetam a nossa vida social. Ir a aulas de treino e obediência, dizer “olá” a outros tutores quando vai ao parque com o seu cão, … há inúmeras formas através das quais o seu cão o ajuda a conhecer pessoas.

O seu cão vai fazê-lo sair de casa e experimentar coisas que nunca tinha considerado. Quer vá a uma loja de animais novas ou explorar uma nova zona para tornar o passeio diário do seu cão mais interessante, irá certamente ver novas pessoas. É pouco provável que pare para falar com um estranho que se cruza consigo na rua, mas todos sabemos o quão fácil e falar com outras pessoas, quando o seu cão quer fazer novos amigos. E, não interessa que sejam pessoas muito diferentes porque na verdade têm algo em comum: os seus cães sociáveis e amigáveis.
Benefícios de ter um cão ou um gato

Os animais de estimação são ótimos para a sua pressão sanguínea

Um dos benefícios mais fantásticos dos gatos e dos cães é a sua extraordinária capacidade de nos fazerem sentir calmos, o que tem um efeito brilhante na nossa saúde. Acariciar o nosso animal de estimação por apenas 15 minutos pode fazer o nosso cérebro libertar substâncias químicas que nos fazem sentir bem e, em alguns casos, até reduzir a nossa pressão sanguínea.

Tudo isto é ótimo para a nossa saúde em geral. A nossa pressão sanguínea tem um grande efeito no nosso bem-estar. Por isso, da próxima vez que se sentir stressado, em baixo ou simplesmente precisar de parar, dedique algum tempo a mimar o seu animal de companhia. Ambos beneficiarão disso!
Benefícios de ter um cão ou um gato

Os animais são companheiros fantásticos

E quase impossível sentir-se sozinho ao lado do seu cão e por uma boa razão. A maioria dos cães é muito sociável e adora ter companhia, seja canina ou humana. Quando o seu cão o recebe cheio de alegria, quando chega a casa, ou lhe mostra que quer dar o seu passeio preferido, sabe que terá sempre um amigo ao seu lado.

Os benefícios de ter um gato não são tão evidentes, mas são igualmente importantes! O estereotipo de que os gatos são menos afetuosos do que os cães não o deve preocupar. É totalmente possível estabelecer um vínculo forte com o seu gato e ele gostará de lhe demonstrar o seu afeto, mesmo que não de imediato.

Parece que os nossos animais de estimação estão sempre prontos para nos animar e nós também queremos que eles sejam o mais felizes possível. As relações maravilhosas que temos com os nossos animais são um testemunho das suas personalidade, lealdades e felicidade. Eles são de facto os melhores companheiros do mundo!

Com eles aprendemos competências valiosas

Os tutores de cães sabem que treinar exige tempo, esforço e paciência, tudo capacidades úteis para outros aspetos da nossa vida. Mas não aprendemos apenas isto com os nossos animais de estimação. Desde apreciar o ar livre a apreciar as pequenas coisas da vida, os nossos animais sabem mesmo como liderar com o exemplo no que diz respeito a sermos felizes.

Se tem crianças na sua família, o seu gato ou cão também os ensinará a ser responsáveis. Tente que as suas crianças fiquem responsáveis por alguma tarefa do dia a dia do seu animal de estimação, como, por exemplo, alimentá-lo ou escová-lo (garantindo que supervisiona tudo!) e estará a encorajar competências muito importantes para os seus futuros.
Conheça mais benefícios de ter um animal de estimação.
Saiba mais sobre os benefícios de ter um cão, lendo o nosso artigo: Porque são os cães bons animais de companhia?
Porque são os gatos companheiros perfeitos? Saiba mais!