Porque é tão importante cuidar da higiene o seu cão?




- Remove os pêlos mortos e distribui os óleos naturais, ajudando a manter o pêlo e a pele do seu cão saudáveis
- Dá-lhe a oportunidade de identificar caroços e altos, parasitas ou feridas, que possam precisar de atenção
- Melhora a circulação
- Reduz o stress e a pressão sanguínea de ambos (e isto está cientificamente comprovado!)
- Reduces stress and blood pressure – in both of you (and that’s been scientifically proven!)

- Comece por mimá-lo, enquanto escova o seu corpo suavemente. Escolha um lugar calmo para este momento para que o seu cachorro se sinta tranquilo e confortável. Até pode ser fora de casa se o tempo estiver bom!
- Dê-lhe muitos elogios e, após alguns minutos, pare de escovar e ofereça-lhe um snack.
- Se o seu cachorro tentar morder ou brincar com a escova, afaste-se mas não o deixe ir embora. Não se zangue com ele, caso contrário poderá associar a escovagem a uma experiência negativa. Da mesma forma, não que transformar a escovagem numa brincadeira, pelo que deve ignorar os maus comportamentos e elogiar os bons.
- Escove-o várias vezes por dia, aumentando gradualmente o tempo de escovagem. Após cerca de cinco dias, pode começar a escovar outras zonas do corpo, tais como a barriga, a cauda, as orelhas ou outras áreas sensíveis.
- Toque nas patas e examine as unhas e dedos para o habituar a essa sensação.
- Examine o interior das suas orelhas e abra gentilmente a boca dele. Habituar-se a este contacto próximo, tornará a sua vida muito mais fácil e muito menos stress para o seu cão, no futuro.
- Termine sempre a sessão de escovagem com um snack, um jogo ou um passeio.
- Escovar cães com pêlo curto ou suave
Cães com pêlo curto ou suave não costumam precisar de muita escovagem para remover pele e pêlos mortos. Utilize uma escova ou luva específica para cães para soltar quaisquer pêlos mortos ou sujidade e, de seguida, remova-os com uma escova. Este procedimento dará brilho ao pêlo do seu cão.
- Escovar cães de pêlo com comprimento médio
Comece com uma escova ou pente de metal para gentilmente remover nós e emaranhados e, de seguida, use uma escova para remover o pêlo morto e a sujidade.
- Escovar cães de pêlo longo
Pelagens longas necessitam de atenção diária para evitar nós. Comece por uma escova ou pente de metal para deparar pêlos emaranhados, tendo especial cuidado com o dorso, a cauda e as patas. Escove o pêlo para a frente e para trás para realçar o brilho natural das pelagens sedosas. Se o pêlo do seu cão ficar demasiado emaranhado, que não consiga escová-lo sem causar desconforto, procure ajuda de um médico veterinário ou groomer profissional. Pode optar por visitas regulares a um groomer profissional para manter o pêlo do seu cão mais curto e fácil de escovar.
- Escovar cães com pêlo encaracolado que não cai
Pelagens deste tipo, como por exemplo o pêlo dos Caniches, requerem muito cuidado e atenção. Porque este tipo de pêlo não para de crescer, necessitam de banhos e cortes de pêlo regulares. Manter este tipo de pêlo curto, facilita muito a escovagem, pelo que deve consultar um bom groomer profissional para o ajudar a manter a pelagem do seu cão saudável. Para escovar o seu cão, comece por gentilmente remover o pêlo solto e, de seguida, use um pente ou escova de metal para remover nós e emaranhados. Pelagens encaracoladas e que não caem precisam de ser escovadas a cada dois dias, mas com cuidado e atenção.


- Coloque tudo o que vai precisar num sítio para que esteja tudo à mão, enquanto dá banho ao seu cão, para que ele não tenha hipótese de fugir. Precisará de:
- Assegure-se que tem tempo suficiente para dar banho ao seu cão, uma vez que ele ficará ansioso se o fizer cheio de pressa. O tempo que demora depende do tamanho do seu cão ou do seu tipo de pêlo.
- Leve o seu cão a passear antes do banho para o cansar e tornar menos impaciente.
- Garanta que a sua casa está aquecida e que há um espaço onde o seu cão possa secar sem sentir frio.
- Uma bacia, chuveiro ou banheira (com piso anti-derrapante) dependendo do tamanho do seu cão.
- Um champô específico para cães (e um amaciador, se necessário) formulado para o tipo de pêlo do seu cão. Escolha um champô suave sem substâncias químicas ou perfume. Nunca utilize produtos de uso humano porque a pele e pêlo so seu cão são muito diferentes das nossas e têm um pH distinto.
- Várias toalhas para enxugar o seu cão e proteger o chão.
- Um familiar ou amigo que o possa ajudar nesta tarefa.
- Quando ele estiver pronto para ser enxaguado, use uma mão para usar o chuveiro (use sempre água morna e limpa) e a outra para usar um pano para proteger os seus olhos e orelhas. Se o seu cão tem muitas pregas no focinho ou orelhas longas e penduradas, utilize toalhitas para limpar bem cada prega. Pode também utilizar um pano suave sem excesso de água e sem champô. Pode precisar de fazer isto regularmente, até diariamente, usando um pano limpo e suave.
- Repita este processo se utilizar amaciador. É muito importante enxaguar bem o champô e/ou amaciador, uma vez que qualquer resíduo pode provocar comichão ou deixar a pele e o pêlo secos
- Limpe o interior das orelhas, usando um produto específico para limpeza de orelhas (disponível nas clínicas veterinárias ou lojas de animais), mas nunca coloque nada dentro do canal auditivo, tais como algodão ou cotonetes.
- Quando ele estiver totalmente enxaguado, tente enxugá-lo com uma toalha seca, antes de lhe dar oportunidade de se sacudir para remover o excesso de água. Seja como for, o mais provável é ficar molhado!
- Se o seu cão precisa de usar o secador do cabelo, mas não está habituado, comece a introduzi-lo desde bem cedo, inicialmente apenas fazendo barulho no quarto, antes de aproximar o secador do cão, acompanhado de muitos encorajamentos suaves.
- Cães pequenos e magros podem ficar com frio muito facilmente, pelo que deve mantê-lo num quarto aquecido até ficar totalmente seco. Com estes cuidados, está pronto a dar banho ao seu cão!