Parto e gravidez em cadelas



Preparar o parto
As etapas do trabalho de parto e do nascimento
Regra geral, os nascimentos na cadela são normalmente fáceis e não costumam ocorrer complicações. Apesar de dever interferir o mínimo possível, é importante que esteja presente, quando a sua cadela der à luz para que a possa apoiar e ajudar prontamente, caso surja algum problema. O trabalho de parto dura, normalmente 3-12 horas e ocorre em três etapas.
- O cérvix e o útero preparam-se para o parto com pequenas contrações, que podem não ser visíveis para si.
- A vulva da sua cadela começará a dilatar em preparação para o parto.
- Durante esta fase do trabalho de parto, as cadelas podem ficar inquietas e agitadas. Podem também arfar e tremer – isto é perfeitamente normal, pelo que não precisa de se preocupar.
A segunda etapa é a passagem dos cachorros, que dura normalmente entre 3-12 horas, mas pode demorar até 24 horas.
- A temperatura rectal da mamã regressará ao normal, quando estiver pronta para expelir os cachorros.
- Verá fortes contrações, seguidas de um fluido claro a sair da vulva da sua cadela – deverá ser seguido por um cachorro nos próximos 20-30 minutos.
- Os cachorros nascem, normalmente, em intervalos de 20 minutos, mas é bastante normal a mamã ter que descansar durante o parto, podendo não ter contrações por períodos de até 2 horas, entre cachorros. Acompanhe o trabalho de parto da sua cadela de perto e contacte o seu médico veterinário se ela descansar, durante mais de 2 horas.
- É normal alguns cachorros saírem de patas traseiras, pelo que não precisa de ficar alarmado se isto acontecer. Pode precisar de ajudar gentilmente a mamã a expelir os cachorros que nascem de patas traseiras, mas tenha muito cuidado para não os puxar com força.
- A mamã deve romper os sacos amnióticos e os cordões umbilicais dos cachorros, antes de se limpar. Se notar que ela está a tentar roer o cordão umbilical demasiado perto do cachorro, impeça-a e corte-o você mesmo. Veja a nossa secção “Ajudar no Parto” para mais informação.
- Se o trabalho de parto for muito longo, a cadela poderá precisar de ir à casa de banho, entre partos. Esteja atento para o caso de ela começar a dar à luz o próximo cachorro ao mesmo tempo.
- Um corrimento esverdeado/acastanhado pode sugerir que a placenta se separou. Se verificar esta situação, um cachorro deve nascer nas próximas 2-4 horas. Se não nascer, contacte o seu médico veterinário porque pode ter surgido alguma complicação, durante o parto.
- As placentas devem sair, após cada cachorro ter nascido.
- Conte quantas placentas saíram (e verifique se ela come alguma), para saber se ainda há algum cachorro dentro da mamã. Se pensa que isto aconteceu, contacte o médico veterinário porque pode ser necessária uma intervenção.
- Às vezes, durante o trabalho de parto, as cadelas comem as placentas para receberem energia e podem mais tarde vomitá-las. Isto é perfeitamente normal, mas contacte o seu veterinário se os vómitos não pararem.
Após o nascimento
Quando tiver a certeza que o trabalho de parto terminou, e que todos estão saudáveis e felizes, dê à mãe algum alimento e água. Dê-lhe o alimento normal para cachorro que lhe deu, durante a gravidez, porque ela precisará de algo a que está habituada e que seja suave para o seu estômago.
Tente ajudá-la a ir lá fora respirar ar fresco e ir à casa de banho – pode ser difícil fazê-lo de imediato. Retire e substitua o que possa ter ficado sujo, durante o parto, e dê à nova família algum tempo silencioso e de qualidade juntos.
Se os cachorros ainda não mamaram, após uma hora de terem nascido, pode precisar de os guiar para uma das maminhas da mãe porque devem estar famintos! Se há mais cachorros do que maminhas, pode precisar de os ir trocando, até aprenderem a partilhar.
Se a mamã ainda está com contrações sem expelir mais cachorros, após ter terminado o nascimento, ou não parece muito interessada em cuidar da sua ninhada, contacte o seu médico veterinário.
Às vezes, após o parto, a mãe pode abandonar a ninhada, tendo o dono que assumir essa responsabilidade, mas não é comum. Se tem alguma preocupação ou questão sobre criar a ninhada, aconselhe-se junto do seu médico veterinário.
Agora, tudo o que falta fazer é celebrar este momento tão especial e a chegada dos cachorros – Parabéns!