Exercício físico e como manter o seu cão saudável
Fazer exercício físico com o seu cão ajuda a controlar o seu peso e a manter a sua condição corporal ideal, ajudá-lo a sentir-se com energia e a manter fortes os sistemas cardiovascular e imunitário. E se aproveitar para também fazer exercício com ele, sentirá também estes benefícios na sua saúde!



Se o seu cão não está habituado a exercício físico regular, mas decidiu começar uma nova rotina, comece devagar porque será mais fácil para ambos e permitirá que criem alguma resistência. Comece a rotina de exercício físico do seu cão com curtos períodos de tempo de atividade fisica a baixa velocidade, aumentando gradualmente a duração, velocidade e distância, até que o seu cão esteja a fazer a quantidade de exercício adequada ao seu tamanho, raça e peso. Se não tem a certeza de qual o exercício adequado para o seu cão, consulte o seu médico veterinário.
O seu cão ficará mais feliz se começar a andar ou correr em superfícies suaves, tais como terra, areia ou relva até que as suas almofadinhas plantares fiquem mais fortes. Deve caminhar com o seu cão à trela. Se o seu cão é muito forte e entusiasta, é aconselhável usar um peitoral para maior controlo. Se vão passear num local onde ele possa andar sem trela, garanta que o seu cão responde bem à chamada.
Se o seu cão tem um histórico de problemas de saúde, pode pedir ajuda ao seu médico veterinário para construírem um bom programa de exercícios, que seja benéfico para as suas necessidades específicas.

Refeições e exercício físico
É recomendado que evite exercitar o seu cão imediatamente antes ou após as refeições porque um estômago cheio combinado com passeio ou corrida porde provocar distúrbios digestivos. O seu cão também beneficiará de água fresca e limpa às refeições, que ajudará a que se mantenha bem hidratado e pronto para fazer exercício! Tenha em atenção que o seu cão deve ter sempre acesso a água fresca e limpa, e não apenas durante as refeiçõesSeja qual for o clima

Quer esteja chuva e frio ou sol e calor, o seu cão precisa sempre da sua dose regular de exercício físico para se manter em boa forma. Claro que temperaturas muito altas ou tempo muito frio apresentam desafios extra tanto para o seu cão como para si. Por exemplo, o seu cão pode sofrer de queimaduras solares, tal como os humanos.
Se vive numa zona do país onde cai neve no inverno, limpe sempre bem as patinhas do seu cão e remova a neve, gelo ou sal que possa estar presa ao seu pelo. Durante os meses de verão, o seu cão pode sofrer queimaduras solar ou golpes de calor durante os passeios. Além disso, as patinhas do seu cão podem sofrer queimaduras se o asfalto estiver muito quente, pelo que deve ter cuidado extra para evitar pisos demasiado quentes, durante os dias de calor. Deve sempre evitar as horas de maior calor e, se necessário, pode comprar um par de botas para o seu cão se ele tiver as patinhas muito sensíveis.
Seja qual for a atividade que façam juntos, lembre-se sempre que o seu cão adora passar tempo consigo, pelo que deve tornar esses momentos especiais, em vez de estar passear todos os dias no mesmo sítio. Conhecer novos cães e seguir os seus sentidos faz tudo parte da diversão!