Exercício físico e como manter o seu cão saudável

Fazer exercício físico com o seu cão ajuda a controlar o seu peso e a manter a sua condição corporal ideal, ajudá-lo a sentir-se com energia e a manter fortes os sistemas cardiovascular e imunitário. E se aproveitar para também fazer exercício com ele, sentirá também estes benefícios na sua saúde!
exercicio físico de cães
exercicio físico de cães
exercicio físico de cães

Porque deve fazer exercício físico com o seu cão?

O seu cão adora estar ao ar livre e a exercitar-se de muitas formas diferentes, especialmente se estiver consigo. Além de passarem momentos de qualidade juntos, também fortalecem a vossa relação enquanto se divertem juntos.

Variar a sua rotina com exercícios para cão

Ajudar o seu cão a manter-se em forma não deve ser uma tarefa aborrecida para ambos. Os exercícios para cão podem e devem ser divertidos e variados. Não devem ser passeios longos e que demorem muito tempo e, se o seu cão faz todos os dias o mesmo tipo de exercício, ficará tão aborrecido como você. Se adicionar variedade na sua rotina, todos os dias será divertido e ambos gostarão de fazer exercício. Por vezes, vai até esquecer-se que está a queimar calorias.

Planeie uma variedade de passeios, que possa mudar regularmente e tente organizar tempo para algum tempo de brincadeira com jogos e desafios. Garanta que o seu cão consegue libertar toda a sua energia, mas não o leve longe de mais. Nos passeios, tenha em atenção quanto tempo o seu cão consegue andar sem ficar cansado e garanta que ele tem energia suficiente para fazer o caminho de volta.

Se tem menos energia do que o seu cão (o que é muito frequente!) brinque a atirar a bola ou um disco. Este tipo de exercício para cães é sempre divertido e significa que eles têm que correr longas distâncias sem saírem de perto de si, além de que lhe permite a si não ficar exausto. Isto é particularmente benéfico para cachorros e cães jovens, que têm um entusiasmo e energia sem limites, quando estão a brincar consigo.

Com reforço positivo na forma de abraços e festas (mas sem muitos snacks porque pode provocar excesso de peso), muitos cães correrão alegremente atrás de objetos. Em vez de paus, que podem lascar e potencialmente danificar os seus dentes, garganta ou estômago, escolha brinquedos de atirar, tais como bolas ou brinquedos com apito. Pode também brincar ao “puxa” com brinquedos de corda.

Outra forma de fazerem exercício juntos é escolherem um desporto canino. Os desportos para cães podem ser suaves ou energéticos e podem ser desportos de equipa ou individuais, pelo que certamente encontrará um adequado ao vosso gosto.

Se o seu cão é mais velho, poderá preferir um passeio mais tranquilo, mas isso não significa que não ele não goste também de ir mudando a rotina. Pode variar o seu passeio, escolhendo sítios diferentes, e garanta que tem muitas coisas interessantes para ele ver e cheirar.

Comece devagar

Se o seu cão não está habituado a exercício físico regular, mas decidiu começar uma nova rotina, comece devagar porque será mais fácil para ambos e permitirá que criem alguma resistência. Comece a rotina de exercício físico do seu cão com curtos períodos de tempo de atividade fisica a baixa velocidade, aumentando gradualmente a duração, velocidade e distância, até que o seu cão esteja a fazer a quantidade de exercício adequada ao seu tamanho, raça e peso. Se não tem a certeza de qual o exercício adequado para o seu cão, consulte o seu médico veterinário.

O seu cão ficará mais feliz se começar a andar ou correr em superfícies suaves, tais como terra, areia ou relva até que as suas almofadinhas plantares fiquem mais fortes. Deve caminhar com o seu cão à trela. Se o seu cão é muito forte e entusiasta, é aconselhável usar um peitoral para maior controlo. Se vão passear num local onde ele possa andar sem trela, garanta que o seu cão responde bem à chamada.

Se o seu cão tem um histórico de problemas de saúde, pode pedir ajuda ao seu médico veterinário para construírem um bom programa de exercícios, que seja benéfico para as suas necessidades específicas.
cachorro

Refeições e exercício físico

É recomendado que evite exercitar o seu cão imediatamente antes ou após as refeições porque um estômago cheio combinado com passeio ou corrida porde provocar distúrbios digestivos. O seu cão também beneficiará de água fresca e limpa às refeições, que ajudará a que se mantenha bem hidratado e pronto para fazer exercício! Tenha em atenção que o seu cão deve ter sempre acesso a água fresca e limpa, e não apenas durante as refeições

Seja qual for o clima

fazer exercício com o seu cão
Quer esteja chuva e frio ou sol e calor, o seu cão precisa sempre da sua dose regular de exercício físico para se manter em boa forma. Claro que temperaturas muito altas ou tempo muito frio apresentam desafios extra tanto para o seu cão como para si. Por exemplo, o seu cão pode sofrer de queimaduras solares, tal como os humanos.

Se vive numa zona do país onde cai neve no inverno, limpe sempre bem as patinhas do seu cão e remova a neve, gelo ou sal que possa estar presa ao seu pelo. Durante os meses de verão, o seu cão pode sofrer queimaduras solar ou golpes de calor durante os passeios. Além disso, as patinhas do seu cão podem sofrer queimaduras se o asfalto estiver muito quente, pelo que deve ter cuidado extra para evitar pisos demasiado quentes, durante os dias de calor. Deve sempre evitar as horas de maior calor e, se necessário, pode comprar um par de botas para o seu cão se ele tiver as patinhas muito sensíveis.

Seja qual for a atividade que façam juntos, lembre-se sempre que o seu cão adora passar tempo consigo, pelo que deve tornar esses momentos especiais, em vez de estar passear todos os dias no mesmo sítio. Conhecer novos cães e seguir os seus sentidos faz tudo parte da diversão!

Necessidades das diferentes raças

Há raças que querem e precisam naturalmente de exercício físico mais vigoroso e com maior frequência. Raças diferentes preferem atividades diferentes, pelo que há diversos exercícios que pode considerar.

Pode escolher os jogos e exercícios com base no papel para o qual o seu cão foi originalmente criado. Os terrier adoram escavar, os cães de caça adora perseguir coisas e os cães de pastoreio gostam particularmente de desportos caninos. Aprenda a tirar partido das preferências instintivas do seu cão para fazer exercício e para brincar e descubra como incorporar os talentos naturais do seu cão nas suas atividades físicas!

Seja qual for a atividade que partilhe com o seu cão, lembre-se que fazer exercício físico juntos deve ser divertido, variado e deve proporcionar satisfação a ambos. Com algum sentido de aventura, estão sempre divertidos!