Os cães podem comer pêssego?

Se tem dúvidas se o seu cão pode ou não comer pêssego, a resposta é sim, mas apenas se for preparado corretamente. Os nossos especialistas explicam-lhe que partes do pêssego o seu cão pode comer para que o possa mimar em segurança com esta fruta de verão.
Os cães podem comer pêssego
Os cães podem comer pêssego
Os cães podem comer pêssego
Sim, os cães podem comer pêssego. De facto, esta popular fruta de verão contém nutrientes, tais como vitaminas A e C, antioxidantes. Também é um fruta com elevado teor de fibra e com mais açúcar do que outras frutas, pelo que deve sempre respeitar a regra 90/10. Esta regra estabelece que 90% da ingestão calórica do seu cão deve ter origem na sua ração regular e apenas 10% devem ser ingeridas através de snacks.

Os pêssegos podem fazer mal aos cães?

Muitos snacks com muito açúcar e elevado teor de fibra podem perturbar o estômago ou provocar diarreia. No entanto, se respeitar a regra 90/10, isto não deverá constituir nenhum problema. O açúcar em excesso pode provocar diabetes, obesidade e cáries, pelo que deve limitar a quantidade de açúcar que o seu cão ingere.

O caroço do pêssego também constitui um perigo. O caroço do pêssego contém vestígios de cianeto, que é tóxico para os cães. O caule e as folhas também contêm cianeto.

O caroço pode também provocar asfixia e, se engolido, pode provocar obstrução intestinal. Além disso, é áspero e abrasivo, podendo danificar o esófago e os intestinos.

Como dar pêssego aos cães de forma segura?

É fácil dar pêssego ao seu cão e evitar os perigos acima mencionados. Consulte sempre o seu médico veterinário antes de dar um novo alimento ao seu cão para confirmar se é seguro e para saber que quantidade é adequada.

Comece por lavar o pêssego para remover quaisquer pesticidas ou outros químicos. De seguida, remova o caule e quaisquer folhas. Corte o pêssego em fatias e remova todos os vestígios do caroço.

Pode então dar ao seu cão o pêssego partido em fatias ou em pequenos pedaços, dependendo do porte dele e da sua preferência. Pêssego congelado também constitui um snack refrescante e saboroso para os dias quentes. Esteja sempre atento ao seu cão depois de lhe dar um alimento novo para verificar se surge alguma reação adversa, diarreia ou distúrbio digestivo.

Saiba mais sobre que alimentos pode dar ao seu cão.