Os cães podem comer fruta?

É natural que queiramos que o nosso cão desfrute dos mesmos alimentos que nós, especialmente durante o verão, quando a natureza nos oferece uma grande variedade de frutas da época. Saiba que frutas e bagas são saudáveis e seguras para o seu cão.
cães podem comer fruta
cães podem comer fruta
cães podem comer fruta

Regra 90/10 para os petiscos

A fruta deve ser dada ao seu cão como qualquer outra guloseima ou snack. Dê uma dose pequena. As guloseimas que dá ao seu cão não devem constituir mais de 10% do total de calorias que ele ingere por dia. As outras 90% devem ser provenientes de uma ração para cão completa e equilibrada.

Morangos

Os cães podem comer morangos, que na verdade têm algumas características e nutrientes que podem ser benéficos para o seu cão, incluindo:

  • Alto teor de água
    • Fibras
      • Vitamina C
      • Os morangos (e algumas outras bagas) contêm nutrientes que atuam como antioxidantes no organismo. Estudos demonstram que são benéficos para os humanos e para outros animais, não não está ainda demonstrado o seu benefício para os cães.

Mirtilos e outras bagas

Apesar de os mirtilos serem provavelmente melhores para nós do que para os nossos cães, pode mimar o seu cão com estas pequenas e deliciosas bagas de verão. Os mirtilos pouco açúcar e um baixo valor calórico, pelo que constituem um bom snack.

Framboesas, amoras e arandos são também seguros para os cães. No entanto, os arandos poderem ser amargos e os cães não gostam do sabor amargo.

Nem todas as bagas são seguras para o seu cão.

Algumas bagas com caroço podem ser perigosas. Tenha sempre cuidado e verifique se um alimento é seguro antes de o dar ao seu cão.

Cerejas

É melhor evitar as cerejas porque, além de terem caroço, são do tamanho certo para causarem problemas aos cães. Além disso, praticamente todas as partes da cereja - o caule, as folhas, a árvore, o arbusto - contêm cianeto e são tóxicas para os cães.

Pêssegos

O seu cão pode comer pêssegos, mas tem que remover o caroço porque contêm cianeto, que pode ser perigoso para o seu cão.

Os pêssegos contêm Vitamina A, que é bom para os olhos, pele e sistema imunitário. Se decidir dar um pêssego ao seu cão, assegure-se que o serve uma fatia de cada vez e com moderação.

Saiba mais sobre como dar pêssego ao seu cão.

Manga

Só pode servir manga ao seu cão se remover o caroço para evitar o risco de asfixia e de provocar danos no trato digestivo. Se for dada com o devido cuidado, a manga pode ser um ótimo snack de verão. As mangas contêm Vitamina A, que é boa para os olhos, pele e sistema imunitário. Também contêm B6, que ajuda com a energia e função cerebral e Vitaminas C e E, que têm propriedades antioxidantes fantásticas. Se estiver a descascar e preparar uma manga para si, pode dar uma fatia ao seu cão. No entanto, como qualquer outra fruta, a manga deve ser servida como um snack e sempre sob supervisão.

Uvas e uvas passas

Os cães não podem comer uvas ou uvas passas! Apesar de parecerem inofensivas, as uvas e as uvas passas são muito perigosas para os cães. As uvas e as uvas passas podem provocar insuficiência renal e devem ser sempre evitadas. Leia sempre os rótulos dos alimentos para garantir que não têm uvas passas.

Maçã

Inteira, em fatias ou aos cubos, as maçãs são um ótimo snack para si. Os cães também podem comer maçãs, sendo uma boa fruta para incluir na sua rotina de snacks. Saiba mais sobre como dar maçãs ao seu cão.

Banana

Ao contrário de outras frutas, que podem ter componentes tóxicos, todas as partes da banana são seguras para o seu cão. Apesar de poderem não conseguir usufruir de todos os benefícios nutricionais da banana como os humanos, as bananas constituem um snack saudável e motivador para o seu cão. Saiba mais como deve dar banana ao seu cão.

Laranja

Os cães podem comer laranja, mas apenas a polpa. Não podem comer a casca e devem também ser removidos todos os vestígios de pele, caroços e sementes porque podem conter componentes tóxicos. Saiba mais sobre os cuidados a ter quando dá laranja ao seu cão.

Frutas em geral

As frutas e as bagas contêm vitaminas, fibras e antioxidantes e tendem a ter pouco açúcar, pelo que quando dadas de forma adequada podem ser saudáveis para os cães, tais como são para os humanos.

Também contêm muita água, o que as torna refrescantes. No entanto, deve ter sempre disponível água limpa e fresca.

3 dicas para servir fruta a cães

  • Limpe e lave sempre a fruta, tal como o faz para si e para a sua família. Lava a fruta ajuda a remover sujidade e resíduos químicos.
    • Torne a fruta fácil de comer. Corte-se em pequenos pedaços ou esmague-a em puré. Para os cães maiores, sirva em fatias.
      • Como alguns cães podem não perceber a textura da fruta, pode tentar dar-lhe como um snack congelado.
        • Comece sempre por dar a fruta ao seu cão de forma gradual. Consulte o seu veterinário se verificar algum distúrbio digestivo, que o seu cão tem comichão ou que ele tem mais sede.

A fruta pode fazer parte da alimentação diária dos cães?

Se o seu cão adora fruta, não tem que lhe dar apenas como um snack algumas vezes durante a semana. São alimentos completos e equilibrados, que o seu cão poderá apreciar diariamente.