Os cães podem comer chocolate?

Muitos tutores sabem que os cães não devem comer chocolate, mas não sabem porquê. Um quadrado de chocolate que cai acidentalmente ao chão pode ser apanhado num instante, pelo que deve saber o que fazer se o seu cão comer chocolate.
cães não podem comer chocolate
cães não podem comer chocolate
cães não podem comer chocolate

Os cães podem comer chocolate?

Apesar de nem todos os cães terem a mesma predisposição para ficarem doentes se comerem chocolate, o chocolate não é seguro para todos os cães. Dar ao seu cão um quadrado de chocolate ou um ovo de páscoa como guloseima terá provavelmente o efeito oposto àquele que deseja e pode resultar em problemas graves de saúde.

O chocolate contém um ingrediente chamado teobromina, que apesar de os humanos conseguirem metabolizar normalmente, os cães não. Por este motivo, ingerir qualquer alimento que contenha teobromina, leva à sua acumulação, podendo tornar-se tóxica. Alguns chocolates contém níveis mais elevados do que outros: por exemplo, chocolate preto contém mais teobromina do que chocolate de leite. Infelizmente, não há forma de determinar a quantidade exata de chocolate que os cães têm que consumir até se tornar um risco sério para a sua saúde, uma vez que o ritmo metabólico de cada animal é único.

Sintomas de envenenamento por chocolate nos cães

Se suspeita que o seu cão comeu chocolate, fique atento nas 24 horas seguintes, porque é provável que os sintomas possam surgir durante este período. Alguns dos sinas a que deve estar atento são:

  • Inquietação
    • Respiração acelerada
      • Aumento da frequência cardíaca
        • Urinar com frequência
          • Vómito
            • Diarreira
              • Convulsões
              • O seu cão poderá vomitar rapidamente o chocolate e não evoluir para sintomas mais graves. No entanto, se souber a quantidade e do tipo de chocolate ingerido deve consultar o médico veterinário.
cães não podem comer chocolate

O que fazer se o seu cão comer chocolate

Se o seu cão tiver roubado chocolate, pode não se aperceber até ele começar a demonstrar sinais. Contacte rapidamente o médico veterinário com o máximo de informação que tenha sobre o seu cão e sobre o chocolate que ele tenha comido. Investigar os vestígios que o seu cão tiver deixado, como por exemplo restos da embalagem, pode ajudar a determinar a quantidade de chocolate que ele comeu. Em função do tamanho e peso do seu cão, o médico veterinário conseguirá determinar o risco a que ele está sujeito de acordo com a quantidade de teobromina ingerida.

Se consultar o médico veterinário logo após a ingestão de chocolate, ele poderá induzir o vómito para tentar eliminar o ingrediente tóxico do organismo do seu cão antes que se acumule. Nunca induza o vómito por sua conta, sem o aconselhamento direto de um médico veterinário. Se o seu cão começar a demonstrar algum dos sintomas acima indicados, o seu médico veterinário iniciará um conjunto de tratamentos, que poderão incluir fluídos intravenosos e medicamentos antiarrítmicos se o seu cão estiver com convulsões.

Se vir o seu cão a comer chocolate, o melhor a fazer é contactar de imediato o médico veterinário. Induzir o vómito numa fase inicial, proporcionará ao seu cão uma melhor hipótese de evitar complicações graves e até potencialmente fatais a longo prazo, pelo é importante que seja visto por um médico veterinário o mais rapidamente possível.

Alternativas ao chocolate para cães

Todos gostamos de mimar os nossos cães e há muitas formas de o fazermos sem usarmos chocolate! Restrinja as guloseimas a snacks seguros e especialmente formulados para cães. Apesar de as pessoas adorarem uma fatia de bolo de chocolate, pode ter a certeza que o seu cão prefere passar algumas horas a roer um snack específico ou comer um biscoito delicioso. Há diversos snacks disponíveis, que são não só saborosos para o seu cão, como também proporcionam diversos benefícios para a sua saúde, como por exemplo higiene oral ou nutrientes adicionados.

Não ceda à tentação de dar ao seu cão chocolate na Páscoa ou no Natal porque pode tornar-se numa situação dramática para a família! Dê-lhe snacks formulados para cão e ele ficará super satisfeito e feliz!