Cuidar dos Galgos

Os Galgos são brincalhões, velocistas de alta velocidade que gostam de perseguir objetos e, como o seu nome sugere, caçam usando a visão e não o nariz! Se tiver um Galgo, deixá-lo exercer os seus instintos naturais é uma parte importante dos seus cuidados únicos.
Sighthounds dog
Sighthounds dog
Sighthounds dog

Os Galgos têm necessidades específicas, particularmente quando se trata de fazer exercício. Se tem um Galgo ou está a pensar em dar as boas-vindas a um na sua família, é importante pensar sobre a maneira como pode atender às suas necessidades.

Sobre as raças de galgos:

Os galgos adoram correr, lançando-se ocasionalmente em sprints muito intensos que o irão deixar para trás! Fisicamente, o seu Galgo tem uma forma atlética, esbelta e aerodinâmica, com pernas longas, em termos proporcionais, um rosto igualmente longo e estreito e os olhos apontados para a frente. Embora seja geralmente uma companhia bastante agradável e seja bastante descontraído, o seu Galgo estará constantemente á procura de objetivos em movimento para perseguir no exterior – faz tudo parte da diversão para um cão tão rápido!

Exemplos de algumas raças de galgos incluem:

  • Galgo inglês
  • Galgo afegão
  • Whippet
  • Podengo Ibicenico

Exercício e brincadeira do Galgo

Os galgos são os velocistas de curta distância e alta velocidade do mundo canino, e é por isso que o seu cão adora acelerar de repente. Desde logo, eles ‘caçam’ com a sua visão e sentem o estímulo de perseguir objetos que se movem rapidamente. Surpreendentemente, contudo, estes cães não precisam de uma grande quantidade de exercício; é o tipo de exercício, ao invés da sua duração, que é importante.

Os galgos ingleses, por exemplo, por vezes conhecidos como ‘sedentários de 60km/h’, devido às suas curtas mas intensas corridas, que surgem por entre horas de um feliz sono! Duas caminhadas de 20 minutos por dia podem ser suficientes para estes cães, a partir do momento em que eles possam correr livremente numa área segura e plana, sem estradas próximas que representem perigo.

Apesar das suas tendências de caçador, o seu galgo deverá retirar um grande prazer do exercício e terá facilidade em ser treinado para caminhar até não poder mais. Certifique-se de que segura bem a trela do seu cão, no entanto, já que um encontro de surpresa com um gato ou um ciclista ou jogger que passe pode desencadear os instintos de perseguição do seu cão sem aviso prévio. O seu galgo pode correr a todo o vapor e o seu entusiasmo pode torna-lo surdo em relação ao seu chamamento, até que a perseguição chegue ao seu fim natural. O seu galgo não está a ser traquina provavelmente, mas sim apenas a fazer aquilo para o que foi criado – por esse motivo, é essencial ensinar-lhe um bom chamamento, de forma a prevenir aventuras inesperadas!

Dog Exercising

Brincadeira independente

Dog playing

Reunindo algumas das raças de cães mais rápidas do mundo, não admira que o grupo dos galgos goste de correr pela rua e perseguir as coisas por si mesmos! Os galgos gostam de explorar o jardim e irão divertir-se ao perseguir pássaros, folhas a cair das árvores ou outros objetos que se movem com velocidade. Os gatos da vizinhança são também uma tentação, mesmo que o seu cão seja muito amigável para com os gatos com os quais partilha a casa – outra boa razão para que trabalhe a sério num chamamento confiável.

Por vezes, os galgos criarão também as suas próprias ‘presas’, atirando bolas e brinquedos ao ar para depois os perseguirem e saltarem para cima deles depois de aterrarem e rolarem pelo solo. Deixe uma variedade de brinquedos, seguros, espalhados pelo jardim para que o seu cão possa brincar com eles como o faz com as bolas ou grandes objetos seguros e indestrutíveis. Este tipo de cães também pode desfrutar de outros brinquedos destrutíveis, como algo que facilmente se desfaça e seja consumível ou brinquedos macios, mas lembre-se de os trazer para casa quando o clima está húmido.

Muitos galgos gostam também de escavar e, portanto, deve colocar alguns brinquedos que contenham snacks espalhados pelo jardim, idealmente na área em que eles mais gostam de escavar. Esta área deve estar na zona mais ensolarada do seu jardim e fora dos limites das crianças, dando ao seu cão o seu próprio espaço.

Quando dois ou mais galgos estão juntos, normalmente eles gostam de fazer ‘jogos do gato e do rato’ uns com os outros, o que pode ser muito divertido de assistir também.

Brincando consigo

Encontrar lugares seguros e adequados para que os cães rápidos se exercitem longe do seu próprio jardim pode ser difícil. Algumas organizações de raças alugam pistas de corrida de Galgos ingleses para levarem a cabo dias de corrida divertidos, e observar os Galgos afegãos ou qualquer outro tipo de galgo a correr pela pista a todo o vapor é uma visão inesquecível! Encontre uma praia dog-friendly segura ou um terreno campestre nas proximidades para poder exercitar o seu cão, jogar ‘ao busca’ com ele e treinar o seu chamamento – tudo grandes formas também de exercício para um galgo. Porque não comprar um ‘atirador de bolas’ para aumentar a distância a que consegue atirar a bola e dar ao seu cão mais possibilidades de atingir a sua velocidade máxima?

Os galgos também podem ser bastante parecidos com o gato nas brincadeiras, perseguições e nos saltos que dão para cima dos seus brinquedos. Junte um brinquedo ao final de uma corda e, em seguida, encoraje o seu cão a persegui-lo – poderá inclusivamente juntar à ponta de uma vara, como um cabo de vassoura, para criar uma versão canina mais robusta de uma cana-de-pesca, brinquedo comum do gato.

Ligação emocional

Os galgos podem parecer menos afetuosos do que outras raças, mas geralmente criam laços íntimos e amorosos com a sua família. Eles podem não ser tão carinhosos como um Labrador, que está sempre a abanar a cauda e transporta os presentes, mas isso não significa que a ligação à sua família seja menor; o temperamento de um Whippet pode não parecer tão entusiástico quanto o de um Retriever, por exemplo, mas isso acontece porque esse tipo de cães têm a personalidade única de um galgo! O seu cão irá gostar do contacto físico consigo ou de dormir com a sua cabeça aos seus pés ou colo (mantendo-o quente também a si)!

Por mais longo que seja o seu pelo, os galgos gostam de ser escovados regularmente. Muitas raças de galgos têm o pelo curto ou liso e gostam da sensação de serem escovadas com uma luva, enquanto alguns cães de pelo comprido deste grupo, tais como os Galgos afegãos, requerem muito mais atenção. A experiência deve ser agradável e relaxante para ambos, e ajudará a fortalecer o vínculo que se estabelece entre cão e dono.

O seu galgo anseia, por natureza, por camas amorosas e confortáveis, por entre os seus rasgos de energia. Mesmo os galgos de grande porte podem enroscar-se confortável e surpreendentemente numa cama de cão; ou se quiser fazer a cama do seu galgo por si, um édredon antigo dobrado, com o tamanho certo, será igualmente confortável para o seu cão.

O seu galgo pode criar laços estreitos com outros cães, ainda que os cães toy possam desencadear seus os seus instintos de caça se se comportarem demasiado como brinquedos em movimento. Sendo um dos tipos mais rápidos de cães, não se surpreenda se o seu galgo ficar excessivamente entusiasmado e quiser começar a perseguir algo! Os gatos e até mesmo os coelhos domésticos podem viver felizes em casa com os galgos, mas dependerá muito da forma como foram criados juntos e como foram cuidadosamente apresentados uns aos outros, bem como foram supervisionados. Se quiser levar para casa um cachorrinho galgo e tiver gatos, certifique-se de que o seu cachorro cresceu com gatos na casa de um criador para lhe dar a si a melhor possibilidade de uma apresentação bem-sucedida. Ainda assim, uma boa quantidade de um cuidadoso treino e vigilância são necessárias quando o cachorrinho chegar a casa. Tenha muito cuidado se estiver a considerar adotar um galgo se já tiver gatos ou cães pequenos, e deverá talvez procurar os conselhos de um especialista comportamental, referenciado pelo seu veterinário, para ajudá-lo a perceber qual a melhor forma de proceder à sua apresentação.

Os galgos são geralmente cães muito quentes. Raças maiores, incluindo os galgos de corrida adultos, têm tendência para adormecer durante muito tempo, o que geralmente significa que eles se adaptam bem a muitos ambientes domésticos diferentes, além de constituírem bons animais de companhia. Desde que tenham rasgos de energia suficientemente intensos, e tenham em vista uma casota interior como um lugar seguro para relaxar, estes cães serão felizes e desfrutarão ao estar apenas na sua companhia.

Dogs and owner

Alimentar os galgos

O seu galgo não será provavelmente muito motivado por comida, a menos que esteja esfomeado por ter feito muito exercício; na verdade, alguns galgos podem ser bastante exigentes com o que comem. No entanto, como eles são motivados por brinquedos em movimento que eles possam perseguir e apanhar, poderá tornar as suas refeições mais interessantes, colocando metade da sua dose diária de alimentação seca recomendada em brinquedos que sejam redondos e ‘atiráveis’, que espalhem a alimentação. Use outros 10% da dose respetiva sob a forma de recompensas durante o treino, especialmente quando ensina ao seu cão o chamamento. O valor remanescente pode ser dividido em duas refeições e apresentado numa tigela; é útil que o seu cão se lembre de que você é um fornecedor de alimentos.

Se o seu cão comer alimentação húmida, recorra a outro tipo de snacks mais convenientes como forma de recompensa durante o treino, mas tenha cuidado com o cálculo das quantidades quando decidir incluir esses snacks na alimentação do seu cão. Enquanto estiver a seguir as diretrizes de alimentação diária recomendada (que encontrará na embalagem de alimentos do seu cão) e estiver a monitorizar o peso do seu cão para poder mantê-lo na condição corporal ideal, não se preocupe se a quantidade de comida que sobrar na tigela lhe parecer pequena, e não adicione mais! Desde que o seu cão tenha acesso à sua dose diária de alimentação recomendada e lhe estiver a proporcionar uma dieta completa, ele terá todos os nutrientes e energia de que precisa para se manter na melhor forma possível!