As 5 Raças de cães mais inteligentes

Os cães são animais extremamente inteligentes, têm capacidade para compreender a linguagem humana e podem, inclusivamente, compreender os seus estados de espírito. Mas sabia que algumas raças são mais inteligentes do que outras? Continue a ler para descobrir quais são as 5 raças mais inteligentes.
As 5 Raças de cães mais inteligentes
As 5 Raças de cães mais inteligentes
As 5 Raças de cães mais inteligentes

Os cães são animais incrivelmente inteligentes. Os nossos cães não só podem reagir a uma enorme quantidade de vocábulos humanos, como também parecem capazes de compreender as nossas disposições. Mas sabia que existem raças mais inteligentes do que outras?

Quando se trata de decidir quais os cães mais inteligentes e quais os que estão no fim da lista, as coisas não são tão simples como podem parecer. Os testes ao QI dos cães baseiam-se essencialmente no desejo do cão de receber guloseimas ou brinquedos e por isso, muitas vezes, os resultados são influenciados pelo grau de dependência de obterem recompensas.

Há centenas, ou por vezes milhares de anos, que os cães têm sido treinados para serem especialistas em determinadas tarefas, por essa razão algumas raças são exímias em certas capacidades e outras nem tanto. Por exemplo, os cães de caça conseguem seguir uma pista durante mais de 100 milhas, com mais de uma semana, graças ao seu olfato, enquanto que os Border Collies são incrivelmente talentosos ao exibirem os seus maneirismos e agilidade.

Contudo, algumas raças são particularmente dotadas para aprenderem certas coisas, nomeadamente truques e instruções. Assim, juntámos 5 das raças de cães mais inteligente do mundo.

1. Border Collie

Campeões em obediência, estrelas em agilidade, assistentes de flyball e vencedores de cães de guarda de rebanhos, eis os Border Collies. A sua inteligência, entusiasmo e vontade de trabalhar valeu-lhes o melhor lugar na categoria de inteligência do psicólogo canino Stanley Coren, por isso, merecem surgir no topo da lista das raças de cães mais inteligentes.

Surpreendentemente, a maior parte dos border collies é capaz de aprender uma ordem totalmente nova em menos de cinco segundos e segui-la em 95% das vezes. Possuem mesmo um olhar fixo que intimida o gado. Talvez façam o mesmo consigo para tentarem e conseguirem convencê-lo a ceder-lhes o que estiver a comer!
As 5 Raças de cães mais inteligentes

Qual é o cão mais inteligente do mundo?

O cão mais inteligente de todos é um Border Collie chamado Chaser. Não só conhece o nome dos seus 1000 brinquedos, como também conhece uma enorme quantidade de palavras e traz coisas quando lhe são pedidas. Aparentemente, possui o conhecimento e o desenvolvimento de uma criança pequena. Que tal para uma raça de cães inteligentes?

2. O Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um cão de trabalho muito conhecido graças à sua enorme inteligência. Esta raça tem sido a fiel companheira do exército, da polícia e dos serviços de segurança, por isso não é de admirar que seja uma das raças mais inteligentes. Com uma extraordinária capacidade de adaptação e de treino, os pastores alemães são muito populares no exército e na polícia, por serem fáceis de treinar a detetar bombas, drogas e até pessoas! Devido ao seu excelente olfato, são também utilizados como cães de busca e salvamento.

A sua capacidade de aprender coisas novas também quer dizer que foram utilizados como os primeiros cães guia. Se está a pensar em adquirir um, não se esqueça de que necessitam de muito exercício e estímulo mental para toda a sua capacidade. Por isso se tiver muito tempo disponível, um pastor alemão pode não ser a sua melhor escolha.

Antes de considerar o pastor alemão, é importante saber que esta raça tem tendência a sofrer problemas de saúde. Pesquise e só adquira um cachorro de um canil acreditado ou de um criador que proceda a testes de saúde.

3. Toy Poodle

Estes cães são muito mais do que podem parecer! Muitos creem que os Toy Poodle são pouco mais do que fofinhos acessórios de moda. Mas sabia que são uma das raças mais inteligentes e que possuem uma elevadíssima inteligência funcional? Muitas pessoas ignoram as raízes de trabalho dos poodles, mas eles foram na realidade criados para irem buscar coisas caídas na água, o que faz deles grandes nadadores.

São uma raça extremamente inteligente e podem ler a linguagem corporal, sendo conhecidos por poderem antecipar as ações dos tutores antes que estes falem ou gesticulem.

Apesar da sua pequena estatura, são considerados uma das raças com maior capacidade de treino, porque os toy poodle normalmente gostam de aprender. Além disso, são uma raça hipoalérgica, o que os torna perfeitos para quem tenha alergias.

4 Papillon

Considerado o mais inteligente dos cães toy, o Papillon não é apenas um cão de colo. Apesar do seu pequeno tamanho, são extremamente ativos e ótimos cães de guarda. O propósito inicial para a criação da raça foi o de serem caçadores e de combaterem as pragas (consta que, até Maria Antonieta tinha um).

Os Papillon são pequenos cães com um grande cérebro e que ficaram em primeiro lugar em competições de cães toy, no que diz respeito a obediência. Esta inteligente raça de cães até possui um sofisticado nome francês - “papillon” - que significa borboleta em francês, graças à forma das suas orelhas.

5.Cão de Pastor de Shetland

Pode identificar esta raça porque parece uma miniatura da Lassie! Estes trabalhadores incansáveis são uma das raças mais espertas e são extraordinários em competições de obediência e agilidade. O seu instinto de guarda está tão imbuído no seu ADN que, aparentemente, são conhecidos por tentarem reunir os membros da sua família. Sabia que um Cão de Pastor de Shetland consegue compreender uma nova ordem repetida menos de cinco vezes? Ora, cá está uma raça esperta! São também fiéis aos seus tutores, cheios de energia e sempre prontos para qualquer coisa nova e excitante.
As 5 Raças de cães mais inteligentes

Saiba mais sobre raças de cão na Galeria de Raças de Cão e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e da sua família!