7 raças para famílias e crianças

Tomar a decisão de aumentar a sua família adquirindo um animal de companhia pode ser extremamente empolgante para todos os envolvidos. No entanto, se tiver crianças pode ser difícil encontrar a raça mais adequada. Por isso, criámos este guia para o informar sobre quais as raças de cães que mais se adaptam a famílias com crianças e assim ajudá-lo a escolher a melhor para si.
7 raças para famílias e crianças
7 raças para famílias e crianças
7 raças para famílias e crianças

Cães e crianças podem ser uma excelente combinação! Os cães encorajam as crianças a fazerem exercício e a gostarem de estar ar livre ajudando também a um desenvolvimento das aptidões sociais tanto das crianças quanto dos cães. Quando se pensa em aumentar o agregado familiar com um amigo de quatro patas, os pais preocupam-se muitas vezes com as especificidades das raças, uma vez que existem algumas um pouco menos predispostas a tolerarem crianças.

Para o ajudar a certificar-se de que escolhe a melhor raça para a sua família, criámos este guia com as melhores raças de cães para famílias. Continue a ler para se inteirar de quais as mais predispostas a gostarem da vida em família.

Quais as características que fazem um bom cão de família?

Para perceber se um cão é bom para uma família, além de saber a sua raça, deve conhecer a sua personalidade e perceber se tem:

- Um temperamento calmo e constante: o seu novo cão deve ser suficientemente calmo e paciente de modo a fazer face à excitação das crianças e tornar-se num grande amigo delas;

- Um tamanho apropriado: em média, raças de cães muito pequenos podem ser mais enérgicas e também mais frágeis. Por outro lado, raças de cães de maiores tendem a ser mais dóceis, embora exista o risco de deitarem as crianças pequenas ao chão enquanto brincam.

- Níveis de energia: este factor depende maioritariamente de quão activa é a sua família.

Se escolher um cão cheio de energia, terá de se certificar de que dispõe de tempo suficiente para o levar a passear e brincar com ele regularmente. Tal como se tiver crianças muito irrequietas, não deverá escolher um cão de pouca energia que se poderá sentir frustrado pela actividade constante. Não se trata apenas de escolher a melhor raça de cães para as crianças, mas também de ensinar os seus filhos a serem gentis para com os cães, o que muito contribuirá para lhe assegurar um ambiente familiar harmonioso.

As melhores raças de cães para famílias

Agora que já sabe quais as características de um animal de companhia, é altura de ver quais as raças de cães que geralmente as possuem. É importante assinalar que só porque muitos donos de cães de uma determinada raça têm tido uma boa experiência com eles e que estes convivem bem com as crianças, cada cão é diferente e, portanto, existe sempre o risco de que tal não suceda em todos os casos.

1. Labrador

Os Labradores são geralmente referidos como uma das melhores raças para cães de família, conhecidos por gostarem de estar rodeados de crianças e, também, por se darem bem com outros animais domésticos. O labrador é um cão brincalhão, gentil e meigo que adora passar tempo com a família. Possuem imensa energia e são extraordinariamente espertos, o que os torna muito indicados para aqueles que têm um estilo de vida ativo. Uma coisa a ter em mente quanto a esta raça é que os labradores jovens têm tendência para serem bastante exuberantes e saltam e pulam dum lado para o outro; por isso, se tiver crianças muito pequenas poderá considerar a possibilidade de adoptar um cão mais velho que já tenha ultrapassado esta fase.

2. Poodle

É frequente que muitas pessoas não considerem os Poodles uma opção devido ao seu estereótipo de cão ‘chique’, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Inicialmente criados como cães de trabalho, os Poodle são extremamente inteligentes, dotados de imensa energia para brincarem com crianças e são também dóceis e bem-comportados, desde que se lhes proporcione bastante diversão. São igualmente muito aconselháveis para famílias com problemas de alergias, por serem considerados cães hipoalergénicos, dado que perdem muito pouco pelo.

3.Bernese Mountain Dog

Muitas vezes apelidados de “amorosos gigantes”, os bernese mountain dogs têm uma personalidade encantadora e divertida. Quando bem integrados, são uma das melhores raças para crianças por serem geralmente pacientes e dóceis. São particularmente indicados para famílias ativas com crianças mais crescidas que gostem de caminhadas, campismo e de explorarem a natureza. Contudo, esta raça de cães de família não é aconselhável no caso de existirem crianças muito pequenas, porque podem derrubá-los facilmente e magoá-los enquanto brincam.

4 . Beagle

Os beagles são considerados não só uma das melhores raças de cães de família, mas também, uma das mais amigáveis. Dotados de uma personalidade enérgica e atrevida, adoram o seu lar e do que mais gostam é de se levantarem e de fazerem partidas com os seus companheiros mais pequenos. Apesar de serem muito enérgicos, são normalmente muito tolerantes e calmos com as crianças.
7 raças para famílias e crianças

5. Golden Retriever

O Golden Retriever é extraordinariamente popular entre as famílias, à semelhança do que sucede com o Labrador, de tal forma que é apresentado como o “cão de família” em inúmeras séries televisivas e filmes. Com o seu temperamento gentil e atitudes amigáveis, em breve compreenderá a razão. Eles possuem uma energia imensa e adoram brincar com as crianças sendo ainda conhecidos por as seguirem de um lado para o outro esperando, pacientemente, pela sua oportunidade para brincarem (ou serem acarinhados)!.

6. Cavalier King Charles Spaniel

Os Cavalier king Charles Spaniel são cães afetuosos e encantadores, que são geralmente ótimos tanto para crianças quanto para com outros animais. Esta pequena raça canina adora atenção e está sempre disponível para brincar com os membros da sua família. Para além disso, são muito maleáveis e descontraídos, sempre desculpando as crianças. E mais, pensa-se que será muito raro que um Cavalier King Charles Spaniel manifeste qualquer espécie de agressividade.

7.Staffordshire Bull Terrier

Este caso pode surpreendê-lo, mas o Staffordshire Bull Terrier é na verdade considerado como sendo uma das melhores raças para crianças tendo mesmo a designação de “nanny dog”. Quando bem integrados num ambiente social, possuem um carácter doce e adoram estar rodeados de pessoas e de brincar com a sua família. Infelizmente, devido à conotação negativa que a raça tem, muitos são abandonados. Se está à procura de um destes cães maravilhosos, recomendamos-lhe que verifique numa associação perto de si.

As raças acima referidas são apenas aquelas que apresentam as características que as tornam indicadas para lidarem com a vida em família, mas cada família tem também o seu papel. Em primeiro lugar, compre sempre um cão de um criador respeitado (ou adote um cão de uma associação) e, seguidamente, a convivência e o treino concorrerão largamente para garantirem que possui um maravilhoso cão de família.

É igualmente importante que se compenetre de que não é apenas o seu cão que requer treino, mas os seus filhos também. Eles necessitam que se lhes ensine a serem gentis e respeitadores e a reconhecerem os sinais do comportamento do cão e assim saberão quando o cachorro precisa do seu espaço. Leia o nosso guia sobre Como apresentar cachorros a crianças para mais sugestões e saiba mais sobre o nosso projeto Pet School em que nos propomos a educar as crianças sobre como cuidar dos animais.

Saiba mais sobre raças de cão na Galeria de Raças de Cão e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e à sua família!