Dicas para viajar de carro em segurança com o seu cão

Não importa se é uma road trip longa ou uma pequena deslocação para o parque para cães, é importante garantir sempre a segurança do seu cão no carro.
Viajar de carro com cães
Viajar de carro com cães
Viajar de carro com cães
Garantir que o seu cão está bem acondicionado dentro do carro não só mantém o seu cão em segurança, como também impede que ele o distraia, enquanto conduz. O que também o mantém a si em segurança. Há diversos produtos de segurança à venda, devendo escolher o mais adequado para o seu cão. No texto abaixo, os nossos especialistas deixam-lhe os seus conselhos para o ajudar a viajar de carro com o seu cão em perfeita segurança.

3 Dicas para a segurança do seu cão no carro

1. Treino

Um cão bem treinado causará menor distrações no carro, o que reduz significativamente o risco de acidente. Se o seu cão tem medo de andar de carro ou se fica demasiado excitado, comece devagar, treinando-o gradualmente. Habitue-o a entrar e a sair do carro, aos barulhos da porta, do motor e da buzina.

Quando ele já estiver habituado, leve-o no carro num passeio apenas dentro do seu quarteirão. Aumente gradualmente a distância, à medida que ele vai aprendendo a entrar no carro e a sentar-se no seu sítio. Avançando lentamente com o treino, o seu cão aprenderá a comportar-se dentro do carro, o que ajudará a manter ambos em segurança.

2. Acondicione o seu cão em segurança

Há muitos produtos disponíveis no mercado para garantir a segurança do seu cão dentro do carro, no entanto nem todos são iguais. Faça uma pesquisa sobre o que existe disponível para garantir que escolher o produto mais adequado para o seu cão, tendo em atenção o seu tamanho e peso.

Os cintos de segurança para cão e os peitorais para carro são duas opções populares. Ambos se adaptam ao sistema dos cintos de segurança do seu carro e permitem ao seu cão alguma liberdade, enquanto o mantêm preso de forma segura ao seu assento. No caso do cinto de segurança, tenha em atenção que o mesmo tem que ser sempre utilizado com um peitoral e não diretamente na coleira.

Outra opção é transportar o seu cão dentro de uma transportadora específica. Neste caso, deve também escolher uma transportadora de tamanho adequado para o porte do seu cão, disponibilizando-lhe o espaço suficiente para que viaje confortável.

Apesar de haver muitas outras opções, como por exemplo, barreiras em malha ou rede, estas não são tão seguras como o uso do cinto de segurança ou de uma transportadora, no caso de travagens bruscas ou acidente. De facto, se não forem utilizadas corretamente, estas opções podem magoá-lo tanto a si como ao seu cão.

3. Prepare-se

Quer seja uma viagem longa ou uma pequena deslocação, deve estar sempre preparado. Traga o peitoral e a trela habituais do seu cão. Assegure-se que leva comida e água fresca suficiente para a duração da viagem, incluindo uma comedouro e uma taça para a água. Deve ter atenção às refeições do seu cão para que ele não viaje com fome ou com o estômago cheio, o que pode provocar enjoos. Outros objetos a considerar, em função da duração da viagem, incluem:

  • Medicamentos que o seu cão possa precisar
    • Uma manta ou a cama do seu cão
      • Escova e utensílios de higiene
        • Brinquedos e snacks
          • Transportadora
          • Fazer uma road trip com o seu cão pode ser uma experiência muito divertida. Lembre-se que nunca o deve deixar fechado dentro do carro, uma vez que as temperaturas podem rapidamente atingir níveis perigosos e fatais. Leia sobre como manter o seu cão fresco, durante o verão para que possam passar mais tempo juntos ao ar livre.

            Saiba mais sobre Viajar de carro com o seu cão.