Ir de férias com o seu cão

Não há necessidade de deixar o seu cão em casa, quando vai de férias. Na verdade, o seu cão pode ser um companheiro de viagem fantástico e há já vários hóteis dog-friendly e destinos de férias, onde passarão certamente muitos momentos felizes!
Férias com cães
Férias com cães
Férias com cães
Ir de férias com o seu cão é mais fácil se preparar tudo com antecedência: estadia, planos de viagem e até documentação, caso vá viajar para fora do país. Uma boa organização significará menos stress e mais diversão para todos!

Se planeia ir de férias em Portugal, tudo se torna simples. No entanto, quer vá viajar cá dentro ou para outro país, já existem diversas opções de estadias dog-friendly para diferentes gostos e orçamentos. Em PetsWelcome encontra diversos hóteis, onde serão bem recebidos!

Se está a planear viajar com o seu cão para o estrangeiro, deve atempadamente informar-se sobre os documentos necessários, nomeadamente um Passaporte para animais de companhia, plano de vacinação e regras de transporte. Deverá informar-se junto da Embaixada do País que pretende visitar sobre quais os documentos e vacinas necessários. No caso de viajar de avião deverá informar-se junto da Companhia Aérea dos requisitos e documentos necessários.

Tenha uma viagem confortável com o seu cão

Viajar de carro com cão
Ter alguns cuidados simples, facilitarão as férias com o seu cão. Assegure que respeita os vários pontos da lista abaixo e ficarão preparados para tirar o máximo partido das férias:

  1. Habitue o seu cachorro a andar de carro, o mais cedo possível, para que as viagens se tornem mais tranquilas. Ajude-o a ambientar-se dando-lhe biscoitos, brinquedos e muitas palavras de encorajamento!
  2. O seu cão pode perder uma grande quantidade de água corporal, quando fica ofegante. Leve consigo uma taça e muita água para o ajudar a manter-se totalmente hidratado.
  3. Leve muitos saquinhos higiénicos. Em viagem, eles têm de fazer os seus passeios, como habitual.
  4. Quer viaje de carro, barco ou avião, é importante ter uma transportadora de viagem adequada, especialmente se o seu carro não tiver um espaço grande e seguro. Compre uma transportadora com o tamanho adequado ao porte do seu cão.
  5. Se vai viajar de avião ou comboio, consulte atempadamente a empresa sobre os requisitos exigidos para a transportadora, que poderão ser diferentes em função do peso e tamanho do seu cão. Isto ajudará a evitar surpresas de última hora!
  6. Se o seu cão não está habituado a uma transportadora, dedique algumas semanas a habituá-lo, antes da viagem. Deixe a transportadora aberta e à disposição, com uma cama confortável no interior e, ocasionalmente, com um biscoito escondido.
  7. Garanta que o local da sua estadia é dog-friendly e avise que vai levar o seu cão. Se vai ficar na casa de algum amigo ou familiar, pergunte sobre jardins ou parques nas redondezas para poder passear o seu cão.
  8. Pense também na possibilidade de se cruzarem com outros animais durante as férias (tanto durante a viagem como no local de destino) e de que forma isso pode afetar o comportamento do seu cão. Será que o seu cão vai perseguir o gato do dono o hotel onde vão ficar ou, por exemplo, ladrar aos cães com quem se cruzarem durante a viagem?
  9. Antes de ir de férias com o seu cão, especialmente se forem viajar de avião, faça um check-up veterinário para garantir que tudo está bem. Nem todos os animais estão preparados para viajar em todos os meios de transporte. Para alguns, pode ser muito stressante.

Chapinha de identificação e Microchip

É fundamental que o seu cão esteja sempre bem identificado. A chapinha de identificação com o seu contacto, permitirá que quem encontrar entre de imediato em contacto consigo. O microchip, além de ser obrigatório em Portugal, é também uma forma de o proteger, uma vez que permite a sua identificação no caso de ter perdido a chapinha.

Esta identificação com chapinha e microchip é ainda mais importante durante as férias porque alguns cães podem ficar mais distraídos ou curiosos, em locais novos e desconhecidos, cheios de novos cheiros e sons.