Galgo Afegão

Raças de cães - Galgo Afegão
Um galgo nobre, com uma aparência digna, o Galgo Afegão tem um porte orgulhoso e elegante, com a sua pelagem comprida e lustrosa, caracterizando a sua maior atração. Sendo uma raça de porte grande, os machos adultos medem entre 68 e 74 cm em altura, e as fêmeas são ligeiramente menores medindo entre 63 e 69 cm. A pelagem gloriosa surge em todas as cores – desde preto a prateado, com todas as cores, padrões e combinações entre elas! O peso médio é cerca de 25 kg, oscilando entre os 20 e os 27 kg, dependendo do sexo e da constituição do cão.
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Some drool
  • Requires grooming daily
  • Raça não hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

 

Uma das raças mais antigas a nível mundial, o Galgo Afegão foi visto pela primeira vez no mundo ocidental no século XIX. Desconhece-se a história da sua origem, apesar de haver diversas teorias. Existem diversos padrões desta raça oriunda do Afeganistão e antigamente estes cães eram utilizados para guardar e pastorear rebanhos e gado, assim como ajudar a caçar veados da montanha, antílopes, lebres e até mesmo predadores como lobos, chacais, e leopardos das neves!

 

O Galgo Afegão é geralmente muito reservado na convivência com estranhos, é essencial que este cão régio seja socializado precocemente e incutida disciplina – principalmente em termos de obediência. Ele estabelece laços próximos com os seus donos e amigos – é muito leal e carinhoso. O Galgo Afegão tem grande capacidade de corrida e é a atividade que ele exercita com maior alegria, sentindo o acariciar do vento no seu pêlo a correr atrás de uma bola ou um de esquilo que tenha avistado.

 

O Galgo Afegão é geralmente uma raça saudável e robusta, existindo poucos problemas específicos à raça.

 

Um cão Afegão adulto necessita de uma quantidade de exercício considerável (ideal seria cerca de duas horas por dia ou mais). Adora correr ao ar livre, mas dada a sua forte tendência para perseguir e caçar, certifique-se de que ele responde ao comando de obediência e o exercício deverá ter lugar em locais seguros ao ar livre, bem distantes do tráfego.

 

As raças caninas de porte grande beneficiam de um balanço nutricional diferente, incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Galgos Afegãos são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

 

A pelagem glamorosa, comprida e acetinada de um cão Afegão tem um custo: para a manter em devidas condições carece de trabalho intensivo e de cuidados diários para prevenir que o pêlo se emaranhe facilmente e a formação de nós. Recomenda-se também banhos regulares para o manter limpo. É crucial um cuidado mais intensivo aquando da mudança da pelagem juvenil para evitar que a pelagem nova se emaranhe com a velha, causando algum desconforto para o animal.

 

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.

Dog Breed

Qual é a raça de cão certa para mim?

Cada cão tem a sua personalidade única, mas há alguns instintos e comportamentos que têm desde que nascem. Teste o nosso Seletor de Raças e descubra qual a raça que mais se adequa às suas preferências e estilo de vida. Quanto mais em comum tiver com o seu cão, maior a probabilidade de partilhem uma vida feliz e completa juntos.

Tenha em conta

Adoção

É extremamente gratificante adotar um cão que esteja numa instituição ou num centros de recolha de animais. Ao fazer isto está a oferecer-lhe uma segunda oportunidade na vida. Há muitos cães à espera de uma família que os acolha de forma definitiva. Cada cão tem a sua própria história e muitos deles perderam o seu primeiro lar injustificavelmente estando ansiosos por fazer parte da uma família! Os centros de recolha de animais têm a capacidade de conciliar da melhor forma as características do cão com a família ideal e terão todo o gosto em aconselhá-lo e responder a qualquer questão que possa ter. Saiba mais em https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/encontrar-o-cao-certo-para-mim/adotar-um-cao

Encontrar um bom criador

Se pretender adquirir um cão de raça, a melhor opção será encontrar um criador fidedigno. Uma das vantagens de adquirir um cão de raça é conhecer de antemão parte da sua personalidade. Contacte o seu veterinário para obter mais informações sobre doenças infecciosas, predisposições genéticas ou necessidades e cuidados específicos da raça específica do seu cão, para assim se sentir devidamente preparado quando o receber em casa.

Dar as boas-vindas ao seu cão

Com o seu novo cachorro ou cão adulto quase a chegar a casa, deve estar muito entusiasmado! Nestes últimos dias antes da sua chegada, há várias coisas que o manterão ocupado até ao dia em que o seu novo cão chegar a casa. Descubra-as aqui https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao-casa