Airedale Terrier

Airedale Terrier
Este é o rei dos terriers – o maior do grupo da raça terrier, com machos adultos a medir entre 58 e 61 cm até ao topo da espádua, e as fêmeas entre 56 e 59 cm, pesando entre os 25-28 kg os machos e 21-23 kg as fêmeas, dependendo da sua constituição. Bastante compactos, o seu corpo musculoso está coberto por uma pelagem dura, cerdosa preta/grisalha (no lombo) e castanha.
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Minimum drool
  • Requires grooming every other day
  • Raça não hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

 

O Airedale Terrier descende da ora extinta raça Terrier Preto e Castanho. Raça criada no século XIX nos vales dos rios Aire, Wharfe e Calder em Yorkshire, por caçadores de lontras que queriam um terrier capaz de caçar lontras e roedores e que servissem também como cães de guarda. Então pensou-se em criar um cão apto, precisamente, para caçar lontras adultas e texugos. Na zona existia desde tempos atrás, um tipo particular de cão, muito usado nos cruzamentos com outras raças: era o “working terrier” ou terrier de trabalho, naturalmente, pensou-se em cruzá-lo com o otterhound com o objetivo de moldar a nova raça pretendida, e assim surgiu o Airedale Terrier. O seu tamanho e tipo devem-se aos cruzamentos posteriores com o Terrier Irlandês, e possivelmente com o Terrier de Gales (Welsh Terrier).

 

Tal como sucede com a maioria das outras raças da linha Terrier, o cão Airedale é confiante, ousado e extrovertido. É dócil e amável, enérgico, de aprendizagem fácil, adapta-se bem ao treino – seja num desporto canino como nos treinos de agilidade ou obediência de forma descontraída em casa ou numa aula.

 

O cão Airedale é geralmente uma raça robusta. Tal como sucede em várias raças, os cães podem sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

 

Um cão ativo, a raça Airedale necessita de uma quantidade moderada de exercício (1 a 2 horas por dia), incluindo jogos e treino para evitar o tédio e para o manter saudável e em forma.

 

A dieta do seu cão necessita de ter um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar duas vezes por dia, e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

 

A pelagem dupla impermeável dos cães de raça Airedale consiste numa pelagem exterior dura e cerdosa e num subpêlo mais curto e mais suave. Necessita de ser escovada diariamente e o pêlo deve ser removido manualmente na altura da sua queda (duas vezes por ano).

 

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.

Dog Breed

Qual é a raça de cão certa para mim?

Cada cão tem a sua personalidade única, mas há alguns instintos e comportamentos que têm desde que nascem. Teste o nosso Seletor de Raças e descubra qual a raça que mais se adequa às suas preferências e estilo de vida. Quanto mais em comum tiver com o seu cão, maior a probabilidade de partilhem uma vida feliz e completa juntos.

Tenha em conta

Adoção

É extremamente gratificante adotar um cão que esteja numa instituição ou num centros de recolha de animais. Ao fazer isto está a oferecer-lhe uma segunda oportunidade na vida. Há muitos cães à espera de uma família que os acolha de forma definitiva. Cada cão tem a sua própria história e muitos deles perderam o seu primeiro lar injustificavelmente estando ansiosos por fazer parte da uma família! Os centros de recolha de animais têm a capacidade de conciliar da melhor forma as características do cão com a família ideal e terão todo o gosto em aconselhá-lo e responder a qualquer questão que possa ter. Saiba mais em https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/encontrar-o-cao-certo-para-mim/adotar-um-cao

Encontrar um bom criador

Se pretender adquirir um cão de raça, a melhor opção será encontrar um criador fidedigno. Uma das vantagens de adquirir um cão de raça é conhecer de antemão parte da sua personalidade. Contacte o seu veterinário para obter mais informações sobre doenças infecciosas, predisposições genéticas ou necessidades e cuidados específicos da raça específica do seu cão, para assim se sentir devidamente preparado quando o receber em casa.

Dar as boas-vindas ao seu cão

Com o seu novo cachorro ou cão adulto quase a chegar a casa, deve estar muito entusiasmado! Nestes últimos dias antes da sua chegada, há várias coisas que o manterão ocupado até ao dia em que o seu novo cão chegar a casa. Descubra-as aqui https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao-casa