Affenpinscher

Affenpinscher
Apesar de se assemelhar a um terrier, exibindo uma expressão símia e malandra, a raça de cão Affen é classificada como um cão miniatura medindo em adulto entre 24 cm e 28 cm até ao garrote (desde a pata até ao topo das espáduas)e pesando entre 3 e 4 kg. Possui uma pelagem áspera normalmente preta, com ou sem alguma tonalidade cinza.
  • Cão adequado para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão pequeno
  • Minimum drool
  • Requires grooming once a week
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

 

Malicioso e cómico, a raça Affenpinscher é uma das mais antigas, datando do século XVII. Na Alemanha de onde é originária a palavra 'Affen' significa gozar e 'pinscher' é um sinónimo de terrier. O Affen é um ascendente de outras duas raças: Griffon Belge e Griffon Bruxellois, cuja face é semelhante à de um macaco. Embora os Affens tenham as capacidades de um terrier, são demasiado pequenos para cães de trabalho por isso tornaram-se excelentes cães de companhia.

 

A raça de cão Affen caracteriza-se por ser animada e confiante, obstinada e destemida e apaixonada pela sua família. É essencial que estes cães sejam socializados em criança já que podem reagir na presença de estranhos.

 

A raça Affenpinscher é em geral saudável. No entanto tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do lugar (luxação da patela)e pode vir a sofrer de doenças na região coxofemoral e colapso traqueal.

 

Embora seja uma raça de porte pequeno, o Affenpinscher é um cão ativo que requer uma quantidade considerável de exercício por dia (20 a 40 minutos). Em geral, gostam de jogos que exercitem a mente e o corpo, mas que não devem ser demasiado barulhentos.

 

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

 

A camada de pêlo cerdoso é desgrenhada e tem naturalmente um ar despenteado pelo que a escovagem é pouco exigente e é apenas necessário semanalmente.

 

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.

Dog Breed

Qual é a raça de cão certa para mim?

Cada cão tem a sua personalidade única, mas há alguns instintos e comportamentos que têm desde que nascem. Teste o nosso Seletor de Raças e descubra qual a raça que mais se adequa às suas preferências e estilo de vida. Quanto mais em comum tiver com o seu cão, maior a probabilidade de partilhem uma vida feliz e completa juntos.

Tenha em conta

Adoção

É extremamente gratificante adotar um cão que esteja numa instituição ou num centros de recolha de animais. Ao fazer isto está a oferecer-lhe uma segunda oportunidade na vida. Há muitos cães à espera de uma família que os acolha de forma definitiva. Cada cão tem a sua própria história e muitos deles perderam o seu primeiro lar injustificavelmente estando ansiosos por fazer parte da uma família! Os centros de recolha de animais têm a capacidade de conciliar da melhor forma as características do cão com a família ideal e terão todo o gosto em aconselhá-lo e responder a qualquer questão que possa ter. Saiba mais em https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/encontrar-o-cao-certo-para-mim/adotar-um-cao

Encontrar um bom criador

Se pretender adquirir um cão de raça, a melhor opção será encontrar um criador fidedigno. Uma das vantagens de adquirir um cão de raça é conhecer de antemão parte da sua personalidade. Contacte o seu veterinário para obter mais informações sobre doenças infecciosas, predisposições genéticas ou necessidades e cuidados específicos da raça específica do seu cão, para assim se sentir devidamente preparado quando o receber em casa.

Dar as boas-vindas ao seu cão

Com o seu novo cachorro ou cão adulto quase a chegar a casa, deve estar muito entusiasmado! Nestes últimos dias antes da sua chegada, há várias coisas que o manterão ocupado até ao dia em que o seu novo cão chegar a casa. Descubra-as aqui https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao-casa