Lidar com a perda do seu animal de companhia

Quando o nosso animal de companhia preferido não está mais nas nossas vidas, pode ser devastador, seja você lidar com a perda de um gato, a perda de um cachorro ou mesmo outro animal de estimação. No entanto, é importante lembrar que você não está sozinho.
Dog  and owner
Dog  and owner
Dog  and owner

Crie um memorial após a perda do seu animal de companhia

Poderá descobrir que criar um memorial para o seu pet o pode ajudar, como criar uma placa comemorativa para colocar no seu jardim ou plantar uma árvore ou planta, seja no local onde o seu animal de companhia esteja enterrado ou num dos seus locais favoritos. Isso também poderá ajudar as crianças a lidar com a perda do seu cão, enquanto veem a árvore a crescer e florescer e se lembram do seu animal de companhia.

Ao lidar com a perda do seu cão, tente aceitar e explicar a morte do seu animal de companhia às crianças de forma apropriada para a sua idade, evitando eufemismos confusos e a minimização da gravidade da situação.

A maioria das crianças aprecia a honestidade e beneficiará no longo prazo de não ser enganada. Perder um cão pode contribuir para tempos confusos na vida das crianças, que estão habituadas a ter o seu animal de companhia em seu redor. À luz disso, é sempre mais construtivo evitar termos como ‘desapareceu’ ou ‘adormeceu’, já que as crianças podem construir falsas expectativas em vez de aceitarem a realidade de ter de dizer adeus.

Partilhe os seus sentimentos

Não seja tímido em relação à forma de partilhar o seu estado de espírito. Abrir-se com alguém que já passou pelo mesmo pode ser um ótimo conforto depois de dizer adeus ao seu cão ou gato.

Orange icon

Quando deve adquirir um novo pet

Não há necessidade de se apressar para adquirir um novo pet depois da perda do seu animal de companhia. É natural que quando está a lidar com a perda do seu cão queira preencher esse espaço ‘vazio’, mas pode não ajudar. Na verdade, é uma ideia melhor dar tempo a si próprio para recuperar completamente e aproveitar algum recolhimento. Se ainda sentir a perda do seu animal de companhia anterior, poderá prejudicar o que deve ser o início de um novo relacionamento bonito, um momento em que você e o seu novo amigo se devem divertir, enquanto se conhecem. O luto do seu cão anterior vai ofuscar a felicidade de encontrar um cachorro novo, assim como a perda de um gato torna mais difícil escolher imediatamente um novo gatinho.

Qualquer novo animal de companhia que traz para casa merece uma chance de desenvolver a sua própria personalidade e ganhar o seu amor sem viver na sombra do seu animal de companhia anterior e, como tal, quando decidir adquirir um novo companheiro, evite adquirir um que pareça semelhante ao anterior. Basicamente, deverá fazer aquilo que é justo para ambos, e isso significa tratar o seu novo cão com o respeito que ambos merecem.

Pense positivo

É perfeitamente normal que sofra e se sinta chateado quando está a lidar com a perda do seu cão, já que acabou de se despedir de um membro muito amado da sua família. Se se sentir muito deprimido, deverá conversar com pessoas que entendem o que está a passar.

O mais importante a recordar é que, embora esteja a passar por um momento difícil, as coisas irão melhorar – e ficará com inúmeras lembranças felizes dos ótimos momentos que partilhou com o seu animal de companhia.