5 Jogos de Interior para Cães

Descobrir formas construtivas e divertidas de brincar com o seu cão é um dos melhores desafios de ter um animal de companhia. Por vezes não é possível ir à rua com o seu cão. Mas não se preocupe, elaboramos uma lista de alguns dos melhores jogos para cães, dentro de casa, que não só possibilitam exercício físico, como também permitem estimulá-lo mentalmente.
5 Jogos de Interior para Cães
5 Jogos de Interior para Cães
5 Jogos de Interior para Cães

1. Caça à presa

Perseguir a presa permite ao seu cão utilizar o seu instinto natural de uma forma não destrutiva. Dá-lhe também a oportunidade de praticar o controlo do impulso ao largar o objeto à voz de comando.

Pode usar um objeto comprido atando-lhe uma corda com um brinquedo amarrado na ponta. Arraste-o devagar em vez de agitar rapidamente. A perseguição lenta ajuda o cão a aprender a focalizar.

Deixe-o agarrar o brinquedo de vez em quando como recompensa. Se nunca atingir o seu objetivo pode sentir-se desencorajado e perder o interesse.

2. Esconder o tesouro

Esconder o tesouro é um grande jogo para o cérebro dos cães, porque lhes permite utilizar as aptidões de resolução de problemas. Esconda-o num local difícil de encontrar, mas deixe uma pista de odor, esfregando-o em algumas zonas pelo caminho.

Utilize palavras como “quente” e “frio”, à medida que o seu cão se aproxima ou afasta do objeto escondido. Ao mudar o tom de voz, de calmo para “frio”, para empolgado, nos momentos de “quente” e “a escaldar”, também reforçará as suas capacidades de audição.

Esconder e procurar, tal como esconder o tesouro, também desenvolve as suas aptidões para localizar através do olfato. Além disso, dá-lhe a oportunidade para se familiarizar com instruções como “fica” e “vem”.

Faça com que o seu cão aguarde enquanto esconde. Quando já estiver pronto, encoraje-o quando ele o descobrir. Se ele desconhecer ainda “fica”, consiga que alguém o segure, até que o chame.

3. Ir Buscar

Ir buscar é um excelente jogo para cães com elevados níveis de energia. Proporciona exercício físico de alta intensidade e responde ao seu natural instinto de correr.

Uma alternativa mais exigente ao vulgar ir buscar uma bola, mas que pode ser mais complicada dentro de casa é o lançamento do disco. Para manter o seu cão física e mentalmente envolvido, altere a altura, distância e direção dos seus lançamentos.

4. Jogos com corda

Jogos com corda são excelentes para cães, tanto no exterior como dentro de casa. Não só é engraçado e envolvente, como o puxar e repuxar da corda permite um bom exercício físico.

Para o manter divertido e focado, deixe-o ganhar algumas vezes. Não se esqueça de praticar algumas ordens , tais como “larga”.

5. Treino de Agilidade

Para o melhor estímulo mental e físico, experimente o treino de agilidade. Pode até exigir mais esforço físico ao seu cão do que um longo passeio.

Caso tenha quinta ou um pequeno espaço exterior, coloque um obstáculo no quintal da sua casa. Pode dispor à volta caixas para ele saltar e cones para ir contornando.

Também pode tentar um salto dentro de um arco – sempre que o seu cão superar o desafio, cumprimente-o com palavras de admiração e carinho.

Evitar a estimulação exagerada

Os jogos de interior são benéficos para os cães para garantir que gastam energia, mas tudo o que for demasiado agressivo ou muito prolongado pode redundar em estimulação exagerada. Termine cada sessão de brincadeiras enquanto ainda estiverem ambos a divertir-se. Assim ficará empolgado para a próxima sessão, em vez de exausto e desencorajado.

Ao proporcionar estes jogos ao seu cão, mantê-lo-á não só ativo e mentalmente ocupado, mas estará a contribuir para que mantenha a sua condição corporal ideal. Estará também a fazer o seu cão, acima de tudo, feliz. Saiba também dicas sobre comandos básicos de treino aqui.