Porque ladram os cães?

Apesar de alguns cães fazerem mais barulho do que outros, todos os cães ladram. Quer tenha um pequeno Chihuahua ou uma Dogue Alemão adulto, já ouviu certamente o seu cão ladrão em diversas situações.
Porque ladram os cães?
Porque ladram os cães?
Porque ladram os cães?
Pode até ser capaz de perceber porque o seu cão está a ladrar. Por exemplo, muitos cães ladram quando encontram algo que pensam ser uma ameaça ou simplesmente quando querem dizer olá!

Noutras alturas, pode não perceber porque está o seu cão a ladrar. Tentar perceber o que ele lhe está a tentar dizer irá ajudá-lo a compreender melhor o seu cão.

Porque ladram os cães?

Independentemente do que leva o seu cão a ladrar, este tem apenas um propósito: comunicar o que está a sentir. Por exemplo, se o seu cão estiver a ladrar a alguém desconhecido, poderá estar a tentar avisar essa pessoa para se manter afastada ou a tentar alertá-lo a si (o tutor dele) para a presença de um estranho. Se o seu cão estiver aborrecido, o seu ladrar será provavelmente para chamar a sua atenção e pode, simplesmente, querer brincar consigo!

Ocasionalmente, os cães podem ladrar em excesso, o que pode ser aborrecido se persistir por um longo período de tempo. Se pensa que o seu cão está a ladrar demais, o melhor a fazer é tentar identificar a causa deste comportamento. Se o problema não poder ser resolvido treinando o seu cão a conviver bem com os estímulos a que é sujeito (por exemplo, um desconhecido a cruzar-se com ele na rua), ou se não consegue identificar o problema, deve consultar o seu médico veterinário. Pode também ler como prevenir o ladrar excessivo aqui.
Tipos de ladrar dos cães

Tipos de ladrar

Apesar de o ladrar poder, muitas vezes, parecer igual, há diferentes tipos de ladrar. Cada um corresponde ao seu cão a tentar dizer-lhe algo. Pode perceber o porquê do seu cão estar a ladrar prestando atenção ao meio ambiente ou tentando perceber do que poderá ele precisar.

Ambiental

Muitos cães ladram a algo no seu meio ambiente, tal como ao barulho de um carro a passar, à presença de outros animais ou até ao clima. Um pouco deste tipo de ladrar é normal, mas deve assegurar ao seu cão que não tem nada com que se preocupar. Em muitos casos, este tipo de ladrar será esporádico. No entanto, se este comportamento se tornar um hábito, deverá consultar o seu médico veterinário para tentarem encontrar uma solução.

Há muitas formas de ajudar o seu cão se ele estiver a ladrar por estar assustado. O seu cão pode estar a ladrar porque tem medo de barulhos altos, tais como fogo de artifício ou trovoadas. Pode ajudar a reduzir esta ansiedade, criando um espaço seguro para ele, durante estes períodos. Pode também considerar algumas ajudas para o acalmar, como por exemplo o Adaptil, que pode ajudar a manter o seu cão tranquilo perante situações assustadoras. O Adaptil liberta um odor especial, que replica uma feromona que as cadelas emitem para os seus cachorros, após o nascimento, que ajuda a confortá-los, quando se sentem assustados.
tipos de ladrar dos cães

Emocional

O ladrar dos cães também pode ser provocado por excitação, medo ou aborrecimento. Se os cães ladram porque estão aborrecidos, significa que é muitas vezes uma forma de pedirem atenção. Neste caso, em vez de recompensar este comportamento respondendo negativamente ao ladrar, deve garantir que eles têm estímulos suficientes. É totalmente normal os cães ladrarem um pouco como resposta às emoções. Não precisa de se preocupar, exceto se o ladrar for excessivo.

Físico

O seu cão pode ladrar para tentar expressar alguma necessidade física, como por exemplo se tiver sede. Garanta que ele tem tudo que necessita para prevenir este tipo de ladrar. Os cães também podem ladrar se precisarem de ir à rua passear, uma vez que ladrar é uma boa forma de gastarem a energia em excesso. Deve, por isso, garantir que o seu cão faz exercício físico suficiente.

Um cão a ladrar pode estar feliz, zangado ou qualquer outro tipo de sentimento. Observando os sinais no seu comportamento e o ambiente onde se encontra, conseguirá facilmente perceber o que o seu cão está a tentar dizer-lhe. Ladrar é a forma natural que o seu cão tem para comunicar consigo!