Os cães conseguem rir ou sorrir?

Ficamos muitas vezes espantados com as semelhanças entre os Humanos e os cães. Eles parecem espelhar o nosso comportamento e exibir as mesmas expressões faciais e as mesmas emoções que nós sentimos, sejam felicidade ou tristeza.
Os cães conseguem rir ou sorrir
Os cães conseguem rir ou sorrir
Os cães conseguem rir ou sorrir
Os cães também parecem divertir-se e gostar de passar tempo connosco. Por isso, faz sentido que muitos donos se perguntem se os cães podem rir ou sorrir. Leia este artigo para saber a resposta!

Os cães podem rir?

Há muito debate entre especialistas em comportamento animal sobre este tema, mas a maioria concorda que não, os cães não podem rir. Pelo menos não no sentido em que os humanos riem.

No entanto, os cães fazem um som semelhante ao de um riso, tipicamente quando estão a brincar. Este som é provocado por uma respiração ofegante que é exalada com força. É considerado uma chamada, em vez de uma risada, e os cães usam-na para convidar humanos e outros cães para brincar. Várias espécies animais utilizam este som, incluindo os primatas. Este som dos cães são combinados com linguagem corporal que o convidam a brincar, tais como esticar as patas para lhe tocar ou saltos alegres e tranquilos.

A especialista em comportamento animal Patricia Simonet no Sierra Nevada College registou cães a fazerem este som e descobriu que tem uma gama de frequências mais alargada do que as do típico som de cão ofegante. Patricia concluiu que isto significa que pode ser considerado um tipo de riso de cão.

Simonet depois exibiu sons de risos de cães gravados a cachorros e descobriu que eles ficavam muito ativos ao ouvirem estes sons. Estas gravações também pareceram acalmar os cães em abrigos para animais.

Outros cães parecem rir

Durante muito tempo, pensávamos que apenas os humanos conseguiam sorrir. No entanto, estudos sobre o comportamento de primatas não-humanos demonstrou que chimpanzés, gorilas e orangotangos usam um tipo de riso quando recebem cócegas. Outros estudos com chimpanzés descobriram que eles conseguem sorrir da mesma forma que os seres humanos e vários estudos também demonstraram que ratos domesticados emitem um som estridente, quando recebem cócegas, que se assemelha muito ao riso Humano.

Há ainda muito mais para descobrir nesta área e podem surgir outras descobertas, que alterem a forma como percebemos se os cães podem ou não rir.
Câo a sorrir

Como soa o riso de um cão?

Todos os risos são sons produzidos pela exalação e inalação do ar. O riso humano é elaborado quando os músculos do tórax expelem o ar da caixa toráxica, criando um som “ha ha” falado e vocalizado. O riso do cão é produzido por um ofegar sem qualquer vocalização, criando um som “hhuh hhah”.

Alguns tutores de cães querem tentar e imitar o riso do cão para fortalecer a relação que têm com ele. Para o fazer, faça um círculo com os lábios para o som “hhuh”, depois abra a boca e faça um leve sorriso para o som “hhah” e alterne entre os dois. O som deve ser ofegante sem a real vocalização dos ruídos - pense nisso como ofegar. Alguns donos de cães dizem que seus cães respondem a este “riso”, sentando-se, abanando a cauda e aproximando-se para investigar o barulho.

Conseguem os cães sorrir?

Sorriso de cão
As redes sociais estão repletas de fotografias de cães que parecem estar a sorrir, mas tal como com o riso, ao que parece os cães não conseguem sorrir da mesma forma que os humanos.

No entanto, os cães podem fazer o focinho parecer sorrir. Isto acontece quando abrem a sua boca e puxam os lábios para trás, deixando as línguas relaxar por cima dos dentes. Este “sorriso de cão” usualmente ocorre quando estão relaxados e aparentam estar felizes, sendo por isso que os tutores de cães pensam que eles estão a sorrir.

Estes “sorrisos de cão” ocorrem também com frequência como resposta a um sorriso humano, o que é um fenómeno designado de contágio do riso. Os cães parecem sorrir porque nos veem a sorrir para eles.

Como saber se o seu cão é feliz?

Se os cães não conseguem rir ou sorrir como os humanos, como mostram que estão felizes? Muitas pessoas pensam que os cães abanam as caudas para mostrar felicidade, mas isto não é necessariamente verdade. Os cães utilizam as caudas para uma variedade de comunicações e a mensagem depende da posição da cauda.

A posição neutra, onde a cauda está naturalmente posicionada em função da morfologia da raça do cão, significa que o cão está tranquilo. Quando os cães deixam cair as caudas para uma posição mais baixa, isto significa submissão e ansiedade. E quando levantam a causa no ar, este é um comportamento agressivo. Abanar a cauda está ligado a excitação.

Em vez de se focar em ver se o seu cão está a rir ou a sorrir, faz mais sentido observar a linguagem corporal do seu cão e avaliar as suas ações para perceber se ele está feliz. Deve observar todo o corpo e procurar sinais como cauda a abanar, boca aberta e postura descontraída.

Leia mais sobre Linguagem Corporal do Cão neste nosso artigo.

Ideias para tornar o seu cão feliz

Aqui estão algumas ideias para manter o seu cão feliz e saudável:

Como demonstrar ao seu animal de companhia que o ama?

Cuidar da higiene do seu cão