Os cães sonham?

Já todos vimos o adorável mexer de patas e ouvimos ladras estranhos, enquanto os nossos cães estão a dormir, mas é verdade que os cães sonham? Saiba mais sobre com que sonham os cães com mais este artigo da PURINA.
Os cães sonham
Os cães sonham
Os cães sonham
Todos os tutores de cães já viram e ouviram o seu animal de companhia a sonhar. Talvez tenha ouvido um ladrar sonolento, o tenha visto a mexer as patas ou até tenha ouvido um rosnar suave. Mas os cães sonham mesmo? E se sim, sonham com o quê?

Os cães sonham?

O que nos diz a ciência? Sabemos que os seres humanos sonham porque estudos demonstraram que os impulsos eléctricos no cérebro podem tornar-se ativos, durante o sono. CIentistas usaram técnicas semelhantes para monitorizar os nossos companheiros caninos, de forma a determinar se todos os sons e movimentos engraçados que observamos quando os cães estão a dormir são evidência de que eles sonham. Usando um electroencefalograma para registar a atividade cerebral durante o sono em cães, os cientistas descobriram que temos ainda mais em comum com os nossos cães do que pensavamos! Parece ser muito provável que os cães sonham, tal como nós.

Padrões de sono e sonhos no cão

Deve saber que os seres humanos passam por diferentes estádios de sono, durante a noite, e que é mais provável sonharmos num ponto específico do nosso ciclo de sono. Incrivelmente, parece que isto também acontece com os cães! O seu animal de companhia entra numa fase de sono chamada "REM", que se caracteriza por rápidos movimentos dos olhos. Neste ponto, a respiração do seu cão começará a parecer mais irregular e os seus olhos começarão a mover-se mais rapidamente. Pode também notar que as pálpebras começam a tremer. É durante esta fase do sono que os sonhos dos cães são mais prováveis de acontecer.

Sinais de que o seu cão está a sonhar

Se já viu o seu cão a dormir numa fase de sono profundo, ou REM, então é muito provável que ele estivesse a sonhar. Este tipo de sono não ocorre muito rapidamente, pelo que é pouco provável que aconteça durante uma sesta curta, ao longo do dia. Durante a fase REM, a respiração do seu cão torna-se irregular e poderá observar movimentos rápidos dos olhos. Outros sinais de que os cães sonham? Tal como os humanos, os cães parecem reagir de forma subconsciente aos sonhos, enquanto dormem. Pode ter já ouvido um rosnar suave, uivos ou gemidos. Podem também mexer as patas, como se estivessem a correr, e são também observados espasmos ou tremores ocasionais. Por vezes, os cães também ladram enquanto dormem, chegando inclusive a acordar quando o fazem!
Com que sonham os cães

Com que sonham os cães?

Esta é a questão mais intrigante de todas! Todos os estudos científicos apontam para o facto de os cães sonharem, tal como nós, mas como podemos saber com que estão eles a sonhar?

Infelizmente, até sermos capazes de saber o que se passa dentro das suas cabeças ou aprendermos a traduzir as suas ladradelas em linguagem humana, nunca saberemos com o que sonham os cães! No entanto, é provável que os cães sonhem de forma semelhante aos humanos: revivendo experiências do dia-a-dia e repetindo as suas atividades habituais. Por isso, se o seu cão costuma ladrar aos gatos e se costuma ladrar durante os sonhos, é provável que esteja a sonhar com o gato do seu vizinho!

O que sabemos é que os cães de porte pequeno sonham mais vezes, durante os seus ciclos de sono, do que os cães maiores. Lynn Buzhardt DVM indica que um estudo do professor de psicologia Stanley Coren indica que a duração e frequência dos sonhos pode estar relacionada com o tamanho do cão. Por exemplo, um Caniche Miniatura pode exibir sinais de que está a sonhar a cada dez minutos, enquanto que um cão do tamanho do Golden Retriever pode sonhar apenas a casa 90 minutos.

O meu cão está a sonhar ou está a ter uma convulsão?

Às vezes, os sintomas das convulsões nos cães podem ser semelhantes aos sinais de que o seu cão está a sonhar. Mas há formas de os distinguir.

As convulsões são respostas motoras anormais com origem no cérebro, enquanto que os sonhos são simples impulsos eléctricos: o seu cão pode estar a reviver o passeio que fez no dia anterior ou a relembrar aquela vez em que conseguiu perseguir um coelho no parque!

Os sinais de que os cães estão a sonhar são espasmos musculares e mexer as patas como se estivesse a nadar e, embora estes possam também ser sintomas de uma convulsão, apresentam-se de forma distinta. Espasmos suaves durante um sonho, terão uma duração curta, enquanto que as convulsões demoraram bastante mais tempo, são mais violentas e ocorrem com as patas hirtas e rígidas. Um cão a sofrer uma convulsão pode também babar-se ou espumar pela boca.

É também bastante óbvio se um animal sofreu uma convulsão, quando recupera a consciência: um cão que estava a sonhar, acorda bem, talvez um pouco sonolento, enquanto que um cão que sofreu uma convulsão estará desorientado e aflito.

Como saber se o seu cão está a ter um pesadelo?

Os sinais de que o seu cão está a ter um pesadelo são os mesmo de quando ele está acordado e está ansioso, nervoso ou aborrecido. Se o seu cão está simplemente a mexer as patas e a fazer sons de excitamento, provavelmente está a ter um bom sonho, talvez sobre o jantar! Mas se o seu cão está a gemer, chorar ou a uivar, então deve estar a ter um pesadelo, onde se está a sentir ameaçado ou ansioso.
Os cães sonham e têm pesadelos

Podemos acordar um cão, quando está a sonhar?

Se acredita que o seu cão está a ter um pesadelo, é melhor não o perturbar, mesmo que se sinta tentado a acordá-lo e a confortá-lo. O seu cão pode demorar um momento a perceber que já não está a dormir e não deve correr o risco de ele o atacar porque achar que ainda está a sonhar. Apesar de ser difícil ver o seu cão a ter um pesadelo, ~tente lembrar-se de que é apenas um sonho!