Todos os tutores de cães já viram e ouviram o seu animal de companhia a sonhar. Talvez tenha ouvido um ladrar sonolento, o tenha visto a mexer as patas ou até tenha ouvido um rosnar suave. Mas os cães sonham mesmo? E se sim, sonham com o quê?
Os cães sonham?
O que nos diz a ciência? Sabemos que os seres humanos sonham porque estudos demonstraram que os impulsos eléctricos no cérebro podem tornar-se ativos, durante o sono.
CIentistas usaram técnicas semelhantes para monitorizar os nossos companheiros caninos, de forma a determinar se todos os sons e movimentos engraçados que observamos quando os cães estão a dormir são evidência de que eles sonham. Usando um electroencefalograma para registar a atividade cerebral durante o sono em cães, os cientistas descobriram que temos ainda mais em comum com os nossos cães do que pensavamos! Parece ser muito provável que os cães sonham, tal como nós.
Padrões de sono e sonhos no cão
Deve saber que os seres humanos passam por diferentes estádios de sono, durante a noite, e que é mais provável sonharmos num ponto específico do nosso ciclo de sono. Incrivelmente, parece que isto também acontece com os cães!
O seu animal de companhia entra numa fase de sono chamada "REM", que se caracteriza por rápidos movimentos dos olhos. Neste ponto, a respiração do seu cão começará a parecer mais irregular e os seus olhos começarão a mover-se mais rapidamente. Pode também notar que as pálpebras começam a tremer. É durante esta fase do sono que os sonhos dos cães são mais prováveis de acontecer.