Cães que estão sempre a pedir atenção

O comportamento de chamar à atenção constantemente é comum, e até normal, nos cachorros. Eles querem que a mãe os acarinhe, enquanto adoram brincar com os seus irmãos de ninhada e aprendem o que podem ou não fazer! Mas, em adultos, saltar, arranhar ou ladrar em demasia poderá indicar uma dependência do dono, que devia ter reduzido com o crescimento.
Cão que está sempre a pedir atenção
Cão que está sempre a pedir atenção
Cão que está sempre a pedir atenção

O que é considerado comportamento de um cão que procura atenção constante?

É bastante normal o seu novo cachorro saltar para si, quando o alimenta ou ganir quando o deixa sozinho, mas implorar, dar pequenos encontrões, chorar, ladrar e saltar para os móveis ou trazer-lhe brinquedos, quando em excesso, são tudo exemplos de procura de atenção. Este comportamento pode parecer inofensivo, mas um cão excitável perto de crianças pequenas ou idosos pode ser um problema. Além disso, se o seu cão faz esforços extra para competir pela sua atenção, isso significa que ele não se sente feliz quando fica sozinho e, naturalmente, o que quer é que ele seja o mais feliz possível.
Cães que estão sempre a pedir atenção

Porque é que um cão se torna tão dependente?

Cão que está sempre a pedir atenção

Há muitas razões para os cães se tornarem dependentes de atenção: podem estar aborrecidos ou, talvez, não estejam a fazer exercício suficiente. Há também comportamentos de chamada de atenção, que os cães fazem simplesmente porque gostam, tais como escavar, mastigar, roubar comida e roer os seus brinquedos.

No entanto, pode estar a fazer alguma coisa sem se aperceber que está a contribuir para que ele se torne dependente.

Os cães valorizam a atenção humana e são animais muito afetuosos. É por isso que os escolhemos como animais de companhia! Por isso, sempre que o seu cão salta para cima de si, dá patadas na sua perna, ladra sem razão nenhuma ou atira brinquedos para o seu colo sem ser convidado, é fácil recompensá-lo com um mimo ou uma brincadeira, mas isto significa que está a reforçar o seu comportamento indesejado.

Alguns cães gostam de chamar a atenção dos seus donos, roubando alguma coisa (os chinelos são o alvo favorito!) e fugindo com ela. Mas rapidamente aprendem o que o faz levantar-se do sofá e quanto mais intensa for a sua reação, mais atenção o seu cão sente que está a receber, pelo que mais valorizada é a recompensa. O seu cão aprenderá rapidamente a procurar por estes objetos no futuro.

É claro que o seu cão precisa de muito amor, mas recompensar este tipo de comportamento pode significar que ele se torna mais dependente da sua companhia e menos capaz de se entreter por conta própria, como por exemplo brincando sozinho com os seus brinquedos ou investigando um odor interessante.

Como lidar com um cão dependente de atenção?

É normal que pense que a melhor forma de lidar com um cão que está sempre a chamar a atenção é dizer-lhe um “não” firme sempre que ele lhe dá pequenos toques ou salta para o seu colo, mas esta atitude de o afastar ou de lhe dar qualquer outra resposta negativa, não ajuda porque envolve estar a dar-lhe atenção. Do ponto de vista do seu cão, qualquer tipo de atenção é melhor do que nada!

Em vez disso, sempre que ele tiver um comportamento de chamada de atenção deve ignorá-lo. Não olhe para ele, não lhe fale ou toque e, se ele insistir, levante-se calmamente e vá embora.

Ao início, pode parecer-lhe difícil fazer isto, especialmente porque é natural que queira que o seu cão se sinta feliz e amado, mas seja firme! Mais tarde, quando o seu cão estiver tranquilo por sua conta (a brincar com um brinquedo de roer ou alegremente a observar o mundo a partir da sua caminha), chame-o e dê-lhe um mimo. Este comportamento indica que lhe quer dar muita atenção e afeto, mas nas suas condições. Ser consistente é o segredo!

Demora muito tratar um cão dependente de atenção?

Quando começar a tentar resolver o problema, a necessidade de atenção do seu cão pode piorar, antes de melhorar. Não se esqueça que o seu cão está habituado a respostas suas (positivas ou negativas), pelo que pode ficar um pouco frustrado, quando deixar de reagir ao seu comportamento. Isto pode significar que ele ladre mais alto, salte mais ou lhe dê pancadas mais fortes numa tentativa de chamar a sua atenção. Mas seja forte e faça o seu melhor para ignorar as tentativas dele ou, rapidamente, voltará à estaca zero!

Se o seu cão continua a chamar a sua atenção, depois de estar há vários dias a tentar corrigir este comportamento, deve considerar consultar o seu veterinário, que o poderá referenciar para um especialista em comportamento, que será qualificado para uma abordagem mais completa ao comportamento de chamada de atenção do seu cão.

Com um pouco de paciência e compreensão, rapidamente terá um cão bem comportado, com quem pode brincar alegremente e recompensar por se portar tão bem.

Cão que está sempre a pedir atenção