Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Paula

Regulatory & Scientific Affairs Specialist and Veterinarian @Purina

Paula
Ingredientes

Ingredientes

Ir para secção >

O que é importante num rótulo de pet food?

Os rótulos em pet food contêm muita informação. Saber como estes devem ser lidos e decifrar a informação que contêm vai ajudá-lo a perceber o que está na ração do seu cão ou gato. A rotulagem de pet food é regulada pela União Europeia e não tem as suas regras próprias, partilha as mesmas regras da alimentação humana. Deve prestar especial atenção ao tipo de alimentação (completa ou complementar), composição, aditivos, constituintes analíticos e guia de alimentação.

  • Tipo de Alimento. Ao escolher o alimento para o seu cão ou gato, deve primeiro confirmar se se trata de um produto completo ou complementar. Alimentação completa significa que o produto tem todos os nutrientes necessários, enquanto um alimento complementar (como por exemplo snacks) significa que outro alimento deve ser dado para garantir uma dieta nutricionalmente equilibrada. Além disso, deve garantir que o alimento é apropriado à fase de vida do seu animal.
  • Composição. Os ingredientes em alimentação animal estão listados em ordem descendente do seu conteúdo em peso. Se vir frango listado como primeiro ingrediente, por exemplo, significa que esse produto tem mais frango do que qualquer outro ingrediente na lista. Os ingredientes podem vir declarados pela categoria regulamentada (por exemplo, carne e derivados de animal, cereais, minerais, etc) ou pelo ingrediente individual (por exemplo, fígado de frango, cenouras desidratadas).
  • Aditivos. Os aditivos que podem ser usados em alimentação animal incluem vitaminas, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, corantes, entre outros e são classificados com base na sua função. Outros aditivos que tenham passados testes rigorosos de 
  • Constituintes analíticos. Mostra a análise nutricional do alimento do seu gato ou cão em termos de proteína, gordura, fibras ou cinza. Produtos que tenham mais de 14% de humidade, declaram também o nível de humidade. 
  • Modo de emprego e Dose Diária Recomendada. Os rótulos trazem indicações sobre a forma como deve alimentar o seu animal para o ajudar a determinar qual a quantidade e com que frequência o deve alimentar. Pode ter necessidade de ajustar estas quantidades com base na idade, nível de atividade e tamanho do seu cão ou gato para o manter no seu peso ideal.