Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Como saber se uma gata está grávida

Como saber se uma gata está grávida

4 min de leitura

Ter gatinhos é muito emocionante para si e para a sua gata. Antes de dar as boas-vindas a algumas bolinhas de pelo, precisa de saber como identificar se a sua gata está grávida e como pode assegurar que ela tem uma gravidez feliz.

Gestação no gato

As gatas têm períodos em que a sua fertilidade atinge um pico e em que podem ficar grávidas, o que é denominado de cio. As gatas ficam com o cio cerca de uma vez a cada três semanas, pelo que há inúmeras oportunidades para a sua gata ficar grávida!

Se deseja evitar uma ninhada indesejada de gatinhos, recomendamos que esterilize a sua gata antes do seu primeiro cio porque nesta altura ela pode ficar facilmente grávida. Como ter uma ninhada pode ser stressante para a sua gata, e dispendioso para si, recomendados que deixe a criação para especialistas.

A gravidez na gata dura normalmente entre 63 e 67 dias, mas pode ser difícil saber exatamente há quanto tempo uma gata está grávida. O período de gestação da gata pode variar entre 61 dias e no máximo 72 dias.

A sua gata não demonstrará, com frequência, quaisquer sintomas até estar a poucas semanas do final da gravidez. Se pensa que a sua gata está grávida, consulte o veterinário para confirmar.

Se quer saber como identificar se uma gata está grávida, há vários sinais físicos que deverá ser capaz de identificar após 2 ou 3 semanas.

Como saber se uma gata está grávida?

  • Após aproximadamente 15-18 dias de gravidez, poderá notar que os mamilos da sua gata estão maiores e vermelhos.
  • Semelhante ao enjôo matinal nos humanos, a sua gata poderá passar por uma fase de vómitos. Se os vómitos se tornaram frequentes ou se ela não estiver bem de alguma forma, contacte o seu médico veterinário.
  • A barriga da sua gata começará a inchar, mas evite tocar-lhe para evitar magoar a mãe e os seus gatinhos. Podem existir outras causas para o inchaço abdominal, por isso, monitorize a sua gata de perto para quaisquer sinais de doença e consulte o seu veterinário se estiver preocupado.
  • A futura mamã ganhará gradualmente entre 1 e 2kg (dependendo no número de gatinhos que ela carregue) – este é um forte sinal de que ela está grávida.
  • As gatas grávidas têm tendência para ter mais apetite nas fases mais tardias da gravidez, o que poderá também contribuir para o seu ganho de peso. Um apetite aumentado pode ser também um sinal de parasitas ou doença, pelo que deve confirmar com o seu veterinário.
  • A sua gata pode parecer mais maternal, o que significa que ela ronrona mais e procura mais carinho e atenção da sua parte.
  • O seu médico veterinário poderá confirmar a gravidez através de uma ecografia, a partir dos 15 dias de gravidez e até ao final da gestação. O veterinário poderá indicar-lhe quantos gatinhos são a partir do 40º dia de gravidez. Lembre-se que na gravidez da gata, um gatinho maior pode esconder gatinhos mais pequenos no útero, pelo que poderá ter mais gatinhos do que está à espera!

Apesar de a sua gata ser mais do que capaz de lidar com o trabalho de parto sozinha, certifique-se que está preparado à medida que ela se aproxima do final da sua gravidez. É bom estar alerta para lhe transmitir tranquilidade e a ajudar se surgirem complicações. 

Há vários sinais que indicam que os gatinhos estão já a caminho!

Sinais de parto iminente / ativo

  • Se a sua gata recusar o alimento, estiver inquieta e procurar locais isolados para descansar, pode ser porque o parto está prestes a começar.
  • A temperatura da sua gata cai para cerca de 37.8ºC nas 12-24 horas antes de começar o trabalho de parto.
  • Imediatamente antes de dar à luz, a mãe poderá ficar vocal, parecer agitada e querer limpar-se constantemente.
  • O parto deve começar com fortes contrações abdominais, seguidas de alguma descarga vaginal. Se a descarga for muito forte e preta ou com cor de sangue, contacte o seu veterinário.
  • Após esta descarga, os gatinhos devem ser expelidos rapidamente!

A maioria dos partos das gatas ocorrem suavemente e não deverá precisar de interferir. Há alguns sinais, tais como descargas de fluídos sem cor e a mãe ter contrações sem expelir gatinhos, o que sugere complicações. Se verificar alguns destes sinais ou tiver qualquer outra preocupação, contacte o seu veterinário. Para mais informação, veja o nosso guia sobre o trabalho de parto da gata.