Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Dentalife logo
Dentes de gato

Como cuidar dos dentes do seu gato

5 min de leitura
Dentalife logo
Patrocinado por DENTALIFE

Os cuidados dentários do seu gato são importantes, mas se não sabe por onde começar, veja aqui como pode manter os dentes do seu gato saudáveis.

Sabia que oito em cada dez gatos com mais de três anos têm problemas de dentes e gengivas? Assim como os nossos próprios dentes, os dentes do seu gato acumulam placa bacteriana e, se não for controlada, pode causar tártaro e até doença periodontal. Sabe como é importante cuidar dos seus próprios dentes, então certifique-se de dar o mesmo cuidado e atenção aos cuidados dentários do seu amigo peludo.

 

Doença dentária nos gatos

Os gatos acumulam placa bacteriana nos dentes, assim como nós. Se for deixada, ela endurece e forma tártaro, que irrita as gengivas, causando gengivite e pode levar à perda de dentes. Se o seu gato tem uma doença dentária grave e ela não for tratada, o acúmulo de bactérias na boca pode levar a outras complicações, como problemas cardíacos e renais. 

Sinais de alerta para problemas dentários nos gatos

Quais os sinais na dentição dos gatos que precisa de estar atento e como pode ajudar a manter os dentes do seu amigo felino em ótimas condições?

Escovar os dentes de um gato

A primeira coisa incomum que provavelmente notará é o mau hálito do seu gato - pode ser difícil de ignorar! Este é um sinal de doença dentária avançada. Notou que o seu gato está a perder peso porque não consegue comer?

Nesse caso, eles podem ter um avançado caso de gengivite. Existem muitos sinais diferentes de que o seu gato pode estar a lutar com um problema dentário. Aqui estão os mais comuns:

Mau hálito
Gengivas avermelhadas
Tártaro castanho-amarelado nos dentes 
Baba
Mastigar apenas de um lado
Deixar cair comida da boca
Perda de peso


Às vezes, gatos com doenças de dentição graves não mostram nenhum sinal - normalmente os gatos não gostam de fazer barulho quando se sentem indispostos, por isso podem dar nenhum sinal de que algo não está bem. É por isso que é tão importante que verifique os dentes do seu gato e pela razão dos exames dentários no veterinário serem tão vitais, especialmente para gatos mais velhos.

Se notar algum problema, leve o seu gato ao veterinário, o veterinário irá provavelmente recomendar atendimento odontológico especializado para remover quaisquer dentes soltos ou danificados e descalcificar através do uso de vibrações ultra-sónicas, que remove suavemente a placa bacteriana e o tártaro sem danificar a superfície dos dentes.

 

Escovar os dentes do seu gato para evitar problemas dentários

Gato com escova de dentes

Escovar os dentes do gato é uma ótima maneira de cuidar dos dentes brancos do seu animal de estimação e evitar doenças dentárias. O seu veterinário pode aconselha-lo a esperar um tempo após qualquer tratamento profissional antes de tentar escovar os dentes por conta própria.

Os seus amigos amantes de gatos podem rir da ideia de escovar os dentes do seu gato, mas, com tempo e paciência, é possível - embora possa demorar um pouco para eles se acostumarem.

Idealmente, deve tentar introduzir cuidados dentários numa idade jovem. Embora os dentes de leite dos gatinhos não devam ser escovados, eles devem habituar-se a terem os seus dentes a serem tocados desde cedo para os preparar para uma vida de dentes limpos.

 

Como cuidar dos dentes do seu gato: dicas de cuidados dentários para gato

Gato segua ir o dono.

Se o seu gato é novo na ideia de cuidados dentários, aqui estão algumas dicas para o ajudar a começar:

  1. Peça à sua enfermeira veterinária para lhe mostrar como escovar os dentes do seu gato corretamente.
  2. Compre pasta de dentes especialmente formulada para gatos, com sabores como malte ou frango - yum! Assim como não ia gostar de usar pasta de dentes para gatos, o seu gato nunca deve usar pasta de dentes para humanos.
  3. Comece por colocar a pasta de dentes de gato no seu dedo e ofereça-a para o seu gato lamber. Faça isso diariamente por alguns dias enquanto eles se habituam ao sabor e à textura. Faça o que fizer, não ponha o seu dedo na boca do seu gato - isso tem tudo para dar errado.
  4. Em seguida, compre uma escova de dentes própria para gatos e, se tiver mais do que um gato, compre uma por animal para evitar a transmissão de bactérias. Pode usar uma escova de dentes de bebé, pois são suficientemente macias, mas evite 'escovas de dedo', pois podem ser mordidas acidentalmente - com o seu dedo lá dentro!
  5. Escolha um horário que seja fácil cumprir todos os dias para ajudar a tornar a escovagem dos dentes parte da rotina normal do seu animal de estimação. É importante que escolha um momento em que ambos estejam relaxados, para que esteja calmo e confortável como o seu gato.
  6. Tenha os seus gatos de voltados de costas para si, pois quando começar a escovar os dentes eles podem tentar fugir; esta também é uma abordagem menos conflituosa.
  7. Se o seu gato o tentar empurrar com as patas, pode precisar de alguém para ajudar a segurá-lo, mas é melhor tentar habituá-lo aos poucos tocando repetidamente sua boca e cabeça, tranquilizando-o com palavras calmas e suaves e oferecendo recompensas por vários dias. Não tenha pressa para começar a escovar - o mais importante é que ele aprenda a confiar na pasta de dentes, na escova de dentes e em si.
  8. Lenta e suavemente, puxe os lábios do seu gato para trás e toque simplesmente nos dentes dele primeiro com a escova de dente, depois pare e recompense o seu gato. Repita isso diariamente ao longo de vários dias. Somente quando estiver completamente confortável com isso, deve começar a escovar os dentes suavemente, aplicando as escovas nos dentes num ângulo de 45 graus, alcançando a superfície do dente e logo abaixo da margem gengival, mas não diretamente na gengiva. Comece a fazer isso durante breves momentos (10 segundos ou mais) antes de recompensá-lo pela sua paciência.

 

Produtos de cuidados dentários para gatos

A verdade é que para alguns gatos é muito difícil escovar os dentes, por mais que tente. Em vez de continuar a causar stress ao seu gato, converse com seu veterinário sobre outros produtos que pode usar, como géis de higiene oral. Estes contêm enzimas que inibem as bactérias responsáveis pela formação da placa. Pode dar esses géis diretamente ao seu gato ou misturá-los com a comida.

Os mastigadores dentários para gatos também estão disponíveis, bem como dietas especiais de ração seca que contêm fibras que arranham a superfície dos dentes do seu gato enquanto eles mastigam. Alguns gatos gostam de brincar com brinquedos para roer, e eles podem ajudar a reduzir a acumulação de placa, mas não confie neles - o melhor tratamento dentário é dar ao seu gato uma dieta saudável e equilibrada para animais de estimação bem como escovar os dentes regularmente.

É uma boa ideia introduzir cuidados dentários para gatos domésticos para manter a boca do seu gato o mais feliz e saudável possível ao longo da sua vida. Com paciência e persistência, a maioria dos gatos aprenderá a tolerar algum nível de limpeza dos dentes, seja escová-los ou gel de higiene. Quer saber mais sobre como escolher os petiscos e guloseimaspara o seu gato? Confira o nosso próximo artigo.