Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Gato laranja saa ir da cama de gato

Porque é que os gatos abanam a cauda?

5 min de leitura

Descubra tudo o que precisa de saber sobre a linguagem da cauda do seu gato neste artigo.

A linguagem corporal de um gato pode ser difícil de decifrar. Os gatos são muito complexos e a maneira como eles dizem como se sentem nem sempre é óbvia. É muito fácil interpretar mal o comportamento do seu gato, o que muitas vezes pode resultar em ser afastado por um gatinho infeliz quando vai fazer uma caricia na altura errada.

Uma coisa em particular que o pode ajudar a entender como é que o seu amigo peludo se está a sentir é a sua cauda. Ao contrário da crença popular, a cauda de um gato é na verdade bastante expressiva e pode dar-lhe uma visão clara se ele se está a sentir brincalhão, feliz ou com medo. Continue a ler para descobrir os segredos por de trás da linguagem da cauda do gato e descobrir mais sobre as emoções do seu gato.

 

Porque é que os gatos abanam a cauda?

Se notar que a cauda do seu gato se contrai rapidamente, isso geralmente implica concentração. É mais provável que veja essa linguagem de cauda quando estiver a observar uma pequena criatura ou pássaro pela janela, e eles podem até exibir sons estranhos de gato, como chilrear ou tagarelar.

Três caudas de gato numa cama de gato azul claro.

O tremer

O tremor de cauda é possivelmente a ação de cauda mais carinhosa, pois significa que eles estão ansiosos para o ver! O seu gato vai aproximar-se de si com o rabo bem alto no ar e a ponta fará um pequeno movimento trêmulo, semelhante à forma como uma cascavel abana a cauda.

Eles usam esta linguagem de cauda para sinalizar para si ou outros gatos que estão prontos para a interação e geralmente ronronam, esfregam o rosto em si e por vezes podem também miar alegremente.

Enrolar a cauda

Ocasionalmente, quando o seu gato deseja demonstrar afeto, ele pode enrolar o rabo na sua mão, braço ou até mesmo no pescoço. No entanto, isto é menos comum, pois a maioria dos gatos tende a mostrar o seu amor por si na forma de cabeçadas.

Cauda esvoaçante

Quando o rabo do seu gato fica realmente esvoaçante, é porque ele se sente como se estivesse em perigo. Geralmente fazem isto durante um confronto, seja com um cão, gato ou talvez com o seu aspirador super assustador. De acordo com o The Nest, eles ajeitam-se para tentar fazer com que pareçam maiores e mais assustadores perante os seus inimigos, e é por isso que eles também arqueiam as costas.

Abanar de sono

Às vezes, quando o seu gato está a dormir e lhe faz uma festa ou fala com ele, ele pode torcer o rabo. Essa linguagem de cauda é a forma de dizer: “Sei que estás aí, mas sinto-me seguro o suficiente para continuar a dormir de qualquer maneira”.

Agitar a cauda enquanto está deitado

Gato a andar entre as pernas do dono ao ser acariciado.

O Dr. Ernie Ward também sugere que por vezes o abanar de cauda do gato pode indicar que eles estão com dor ou mau-estar. Se o seu gato está deitado e a abanar o rabo enquanto também se porta mal - como espalhar a comida ou passar muito tempo escondido - ele pode estar a sentir-se indisposto.

Se está preocupado com a saúde do seu gato, leve-o ao veterinário o mais rápido possível para um diagnóstico.

Agora já sabe todas as razões pelas quais os gatos abanam a cauda! Não se esqueça de prestar atenção à linguagem da cauda do seu gato na próxima vez que o for acariciar - isso ajudará a evitar arranhões ou mordidas inesperadas! 

Quer descobrir porque é que os gatos ronronam? Descubra no nosso divertido artigo, a seguir.