Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Vista de perto de gato de Bengal com olhos verdes

Perceber a psicologia do seu gato

7 min de leitura

A nutrição emocional e os cuidados com o gato são algumas das partes mais importantes para manter um gato feliz.

As necessidades emocionais do seu gato são baseadas na sua personalidade, idade e estilo de vida. Se o seu gato passa a maior parte ou o tempo todo dentro de casa, ele pode por exemplo, precisar mais de si para cuidar do bem-estar emocional dele. Manter um animal de estimação tão inteligente e emocionalmente sofisticado feliz pode exigir um pouco de esforço e imaginação, especialmente se o seu gato não estiver a usar os seus instintos naturais para sobreviver sozinho ao ar livre.

 

Uma breve história dos gatos

Os gatos domésticos dos dias de hoje descendem de gatos selvagens que começaram a tirar proveito da abundância de ratos que se encontravam nas redondezas das lojas de milho nas primeiras civilizações do Oriente Médio e do Norte da África, à cerca de 4.000 anos atrás. Hoje, os gatos de estimação nascem com mais frequência em ambientes fechados do que na natureza, e passam a vida inteira a ser alimentados e amados como parte das nossas famílias - algo muito diferente do estilo de vida de caçador solitário dos seus antepassados!

Existem mais de 50 raças de gatos com pedigree em todo o mundo, embora o mais comum seja de longe o 'moggy' com sua maravilhosa variedade de pelo e cores.

A Psicologia dos gatos

Maine Coon laranja sentado

Quando o seu gato faz algo (como caçar, por exemplo), é provável que esteja a satisfazer algum tipo de necessidade. Os três principais 'sistemas positivos' (tipos de necessidade) da psicologia felina são:

  • O sistema de procura de recompensa (ou apenas 'procura')
  • O sistema de cuidados
  • O sistema de brincadeira

Cada necessidade provoca um determinado comportamento do seu gato - eles querem responder a essa necessidade! Quando o seu gato faz algo como caçar, no entanto, ele não está apenas responder a uma dessas necessidades. Por exemplo, a caça pode ser "procura de recompensa" (a recompensa é um rato para comer), bem como "brincar".

Os outros sistemas emocionais do seu gato incluem luxúria, medo, pânico e raiva, e todos esses sistemas são comuns a todas as espécies de mamíferos, desde ratos a macacos.

Resumindo, assim como nós, as necessidades emocionais do seu gato são variadas e precisam ser satisfeitas. Sem a hipótese de explorar estas necessidades, o seu gato não aprenderia tanto, não desenvolveria laços fortes consigo e outras pessoas ou aproveitaria a vida ao máximo. É por isso que entender as necessidades emocionais do seu gato é importante; se forem cumpridas, vai ser recompensado com os sinais de um gato feliz!

 

O sistema da procura de recompensa

Em resumo, a 'procura de recompensa' na psicologia felina dá-lhes as ferramentas para encontrarem coisas essenciais, como comida e água. Poderia dizer que é o que os mantém vivos! Assim como nós, a procura de recompensas também leva o seu gato a procurar sensações agradáveis, como sentar-se num local ensolarado e brincar com as pessoas. Eles não precisam de fazer nada disso para sobreviver, mas é certamente gratificante para eles, pois produz um sensações de prazer.

Os gatos evoluíram para caçar a sua comida, mas é claro que o seu gato não precisa de o fazer, uma vez que o alimenta com refeições nutricionalmente equilibradas. No entanto, o cérebro e o sistema emocional do seu gato ainda estão programados para a caça! É por isso que é importante, ao cuidar do seu gato, que os deixe expressar esse comportamento para que não se sintam frustrados.

Em vez de caçar roedores (o que eles continuam a fazer de qualquer maneira), o seu gato vai gostar de jogos que o incentivam a perseguir e a atacar. Por exemplo, os brinquedos com movimento concebidos para gatos, vão permitir-lhe ter esse comportamento e satisfazer as suas necessidades. Vai ser capaz de ver o comportamento do seu animal de estimação a 'perseguir-perseguir-agarrar-morder-matar' enquanto ele brinca!

Participar nestes jogos não é apenas uma maneira agradável de criar laços com seu animal de estimação - pode também ajudar a prevenir típicos problemas comportamento. Ainda está se pergunta como fazer o seu gato feliz e satisfazer este comportamento? Estimular seu gato várias vezes ao dia para perseguir brinquedos e bolas de vara de pescar é um ótimo lugar para começar, e eles também podem se divertir perseguindo e perseguindo outros gatos amigáveis ou até mesmo o cão da família em jogo!
 

O sistema dos cuidados

gato Bengal sentado no colo do dono

O 'sistema de cuidados' nos mamíferos evoluiu para ajudar a unir os pais aos seus filhos, de forma que os pais instintivamente cuidam e nutrem os seus filhos por um período muito mais longo do que qualquer outro animal. Isso só augura coisas boas na sua sobrevivência e ainda está presente nos gatos até hoje em dia.

O sistema de cuidados também dá aos mamíferos - incluindo nós - a capacidade de ter todos o tipo de relacionamentos. Os gatos evoluíram para manter uma dependência amigável, semelhante à dos gatinhos, mesmo quando já são adultos. Isso é especialmente sentido quando eles estão dentro de casa e a ser abraçados e cuidados pelos seus donos, mesmo que sejam caçadores independentes e tenham confiança para andar ao ar livre!

Alguns gatos adultos adoram a companhia de outros gatos, enquanto outros preferem simplesmente ignora-los. Alguns podem até defender o seu próprio território de outros gatos - cada gato é diferente. Os gatos que fazem isso são obviamente mais solitários e são perfeitamente felizes, desde que tenham um dono amoroso como .

O segredo de um gato feliz e de manter um bom relacionamento com ele é não o andar a perseguir para tentar mostrar o seu carinho; isso pode apenas fazer com que ele se distancie de si. Em vez disso, esteja atento aos sinais de um gato feliz e às demandas do seu amigo felino por atenção e contato físico sempre que puder, oferecendo muitos carinhos, cuidados gentis e festas.

 

O sistema da brincadeira

O 'sistema da brincadeira' é exatamente o que parece - a necessidade dos gatos brincarem e, ao fazê-lo, praticarem as coisas que precisam desenvolver para ser bons a certas coisas, como caçar! É mais do que apenas uma oportunidade para o seu gato praticar habilidades essenciais com outros gatinhos da sua ninhada. É um sistema emocional fundamental e crucial para a sensação de bem-estar do seu gato.

Quando brincam, os gatos jovens desenvolvem e praticam muitos dos comportamentos de procura de recompensa o que os motivam a explorar o ambiente à sua volta. Eles gostam especialmente usar certos comportamentos do seu repertório de 'caça', como 'perseguir', atacar e até mesmo morder uns aos outros! Não precisa de se preocupar com esses comportamento - todos eles são sinais de um gato feliz.

Em pouco tempo, o seu gato vai aprender a controlar as suas brincadeiras violentas com os irmãos ou os donos e a concentrar o seu comportamento predatório nos brinquedos. No entanto, perseguir e atacar um ao outro continua a ser uma parte fundamental do desenvolvimento de relações sociais saudáveis entre gatos, especialmente se houver dois ou mais gatos a viver na mesma casa.

com este tipo de brincadeiras, os gatos ficam relaxados e não são se sentem ameaçados. Desta forma, o sistema lúdico também permite que os gatos expressem a necessidade de vínculo que origina no sistema de cuidado. Podemos dizer que 'aqueles que brincam juntos ficam juntos'!

Para continuar a satisfazer o seu gato e criar um vínculo com ele, deve continuar a estimular esses comportamentos lúdicos todos os dia ao longo da vida dele, usando diversos brinquedos para gatos. Qualquer coisa que possa ser agitada ou 'sacudida' é uma enorme diversão para o seu gato!

 

Manter-se feliz

Como todos os mamíferos, o seu gato precisa se sentir realizado para se sentir feliz, por isso é importante que tenham um escape regular para os seus comportamentos inatos. Alimentar, manter contato físico, cuidar e brincar juntos são coisas que o seu gato adora fazer consigo - e, felizmente, tudo isso faz parte da diversão de ter um animal de estimação e de cuidar de um gato também!