Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Gato castanho com olhos verdes, sentado debaixo da cama.

Os gatos podem ver no escuro?

5 min de leitura

Os gatos são notórios noturnos, por isso há muito pensamos que eles têm uma excelente visão noturna, mas será mesmo assim?

Os gatos parecem caçar melhor à noite. Muitos dos donos de gatos estão familiarizados com o fato de serem acordados com pequenos presentes - como um rato ou por vezes até uma meia - ou com a corrida hiperativa que muitos gatos fazem a meio da noite pela casa.

Estas aventuras noturnas levantam a questão: será que os gatos conseguem ver no escuro? Muitas pessoas acreditam que os felinos são noturnos e, portanto, podem ver no escuro sem qualquer problema, mas pode ficar surpreendido ao saber que os gatos são, na verdade, crepusculares. Isso significa que eles são por norma mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer.

Mas, se eles não são na verdade noturnos, quão boa é a visão noturna dos gatos? Continue a ler para descobrir os segredos por de trás dos olhos inteligentes do seu amigo de quatro patas.

 

Os gatos podem ver no escuro?

A resposta mais curta é nem por isso. Embora se acredite que os gatos têm os seus próprios óculos de visão noturna embutidos, na verdade eles precisam de um nível de luz minimo para conseguir ver. Porem, eles precisam apenas de um sexto da quantidade de luz que nós humanos precisamos e podem ver com muito pouca luz.

Os gatos não são capazes de ver no escuro, nos casos raros em que não haja qualquer luz, mas a visão deles é muito mais avançada do que a nossa por causa de todas as suas aventuras noturnas.

 

Porque é que os gatos vêm melhor no escuro?

Os Olhos dos gatos desenvolvem-se de uma maneira inteligente

Uma das razões pelas quais a visão noturna dos gatos é tão boa é a forma inteligente dos seus olhos. Eles têm uma córnea curva e lentes grandes e, quando há pouca luz, as suas pupilas podem dilatar-se em círculos completos para permitir a maior entrada de luz possível.

Fechar o olho verde de um gato

Além disso, os fotorreceptores nos olhos dos gatos são completamente diferentes dos humanos. Os gatos têm mais bastonetes - que são as células responsáveis pela visão noturna, visão periférica e deteção de movimento, enquanto os humanos têm mais cones o que os torna melhores as distinguir cores e a luz do dia.

O grande número de bastonetes nos olhos dos gatos também significa que eles podem ver melhor com menos luz, mas não são capazes de ver tão bem quanto os humanos com uma luz mais forte.

Além disso, os gatos têm um tapetum, que é uma camada de tecido refletora que reflete a luz de volta para a retina. Essa camada de tecido refletor reflete a luz de volta para as células sensoriais, permitindo que a retina receba mais de 50% da luz disponível. O tapetum é também o motivo pelo qual os olhos dos seus gatos parecem brilhar quando lhe tira uma foto com flash ou vê os olhos dele refletidos por faróis.

 

As pupilas dos gatos expandem para o captar o máximo de luz

Já se deve ter perguntado muitas vezes porque é que os olhos do seu gato são maioritariamente uma linha reta vertical durante o dia e se expandem à noite ou quando estão a brincar. Isto acontece porque quando as suas pupilas são fendas verticais, isso permite que eles foquem, já que diversas quantidades de luz podem entrar no olho através de diferentes áreas.

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia de 2015, quando as pupilas de um gato se dilatam no adorável formato de um pires, há mais luz que pode entrar no olho. Isto significa que eles conseguem ver em situações de pouca luz, mas faz com que a sua visão seja mais embaciada. Além disso, os gatos podem experienciar uma mudança de 135 a 300 vezes, enquanto os humanos conseguem apenas uma mudança de 15 vezes na área. Isto significa que os gatos podem adaptar os seus olhos para verem numa gama mais ampla de níveis de luz do que os humanos.

 

Olhos dos gatos podem captar movimentos subtis

Se a visão noturna do gato é claramente melhor do que a nossa, a verdade é que eles também são míopes e não conseguem focar objetos que estejam a alguma distância. Os humanos podem estar até 5x mais longe para ver algo com o mesmos detalhes que um gato veria ao perto. Embora a visão dos gatos seja muito mais embaciada, o campo de visão deles é 200 graus mais amplo (os humanos têm um campo de visão de 180 graus) para uma melhor visão periférica. Eles são também melhores a captar movimentos subtis e mudanças de luz - como a sombra de um rato em fuga.

Como os gatos vêem o mundo

Vista de perto de um gato preto com olhos amarelos

Agora que já conhece os segredos por de trás da visão noturna do seu gato, pode estar curioso para saber como é que seu amigo felino vê o mundo na realidade. Felizmente, em 2013, o artista Nickolay Lamm publicou uma série de imagens para demonstrar as diferenças entre a visão humana e a dos gatos.

Curiosamente, as imagens mostram-nos que, embora os gatos possam ver muito na sua visão periférica, eles parecem ter uma visão limitada das cores e vêem principalmente em tons de azul e verde, mas o vermelho e o rosa parecem misturar-se. Além disso, as cores são muito menos saturadas e parecem menos ricas do que a forma como os humanos as vêem.

Agora já sabe a resposta a se os gatos conseguem ver no escuro! Embora a visão noturna de um gato não seja tão eficaz quanto a maioria imagina, os seus olhos ainda são incrivelmente inteligentes e são parte da razão pela qual eles são caçadores tão bem-sucedidos

Gostava de saber mais sobre o comportamento dos gatos, dê uma vista de olhos no nosso centro de comportamento de gatos. Cheio de informações úteis, guias práticos e fatos interessantes que talvez desconheça.

Relacionado: Os gatos sempre caem sempre de pé?