Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Cat fast asleep on a cat tree

Os gatos conseguem sonhar

5 min de leitura

Descubra o que o seu felino pensa quando entra na terra dos sonhos com a Purina.

Os gatos são conhecidos por serem notórios dorminhocos. Eles parecem passar a maior parte das suas vidas a dormir, aninhados ao nosso colo ou escondidos no seu lugar isolado favorito. Pode ficar surpreendido ao saber que eles dormem duas vezes mais que os humanos e, passam, em média, cerca de 15 horas por dia a dormir, mas para gatos que estejam extremamente cansados isso pode facilmente chegar às 24 horas.

Com tanto tempo de descanso, é aceitável supor que tal como nós eles sonhem. Mas será verdade? Continue a ler para descobrir se os gatos sonham e o que significa quando seu gato se contorce durante o sono.

 

Quando ocorrem os sonhos?

Para os humanos, os sonhos acontecem durante o estado de sono REM, que geralmente se inicia 90 minutos depois de adormecer. Durante este tempo, são enviados ao cérebro sinais importantes para a aprendizagem e a memória, mas alguns desses sinais são aleatórios, e são esses os sinais responsáveis pelos sonhos. Quando o seu cérebro tenta interpretar e juntar esses sinais, isso faz com que o seu cérebro crie uma espécie de história - por outras palavras, ele cria um sonho.

Os gatos sonham?

Gatinho a dormir numa árvore de gato

Sim, acredita-se que os gatos podem sonhar. De acordo com Michel Jouvet na década de 1960, os gatos também experienciam o sono REM, por isso é extremamente provável que eles entrem na terra dos sonhos da mesma forma que nós.

Jouvet provou que os gatos têm uma atividade elétrica cerebral de baixa voltagem semelhante à nossa, tendem a tremer os olhos e têm um estado muscular relaxado, características associadas ao sono REM dos humanos. Embora isso não responda completamente à pergunta se os gatos sonham, as provas sugere claramente que há algo que acontece nos seus cérebros durante o sono.

Curiosamente, a quantidade de sono REM que o seu gato experiencia vai diminuir à medida que envelhece, portanto, presume-se que os gatinhos têm muito mais probabilidade de sonhar do que os gatos adultos. Isso também se pode dever ao facto que os gatinhos têm muito mais a aprender sobre o mundo ao seu redor, portanto, eles têm uma quantidade significativa de informações maior para processar e há mais sinais a serem enviados ao cérebro.

 

Com o que é que os gatos sonham?

De acordo com o neurologista veterinário Adrian Morrison, quando os gatos experimentam o sono REM, eles tendem a mover a cabeça como se estivessem a seguir ou a ver alguma coisa. Portanto, é provável que, quando as nossas bolas de pelo estão enroladas a dormir, elas estão provavelmente a sonhar com o seu passatempo favorito - a caça.

Investigadores nos EUA também sugerem que os gatos podem sonhar com coisas que aconteceram naquele dia ou num passado distante ou recente, semelhante à forma de sonhar dos cães. Os gatos podem sonhar em aninhar-se consigo no sofá, caçar um pássaro ou um rato ou podem estar a sonhar com um incidente que ocorreu com outro gato ou cão.

 

Os gatos têm pesadelos?

Embora pareça provável que os gatos possam sonhar, pouco sabemos se eles têm pesadelos ou sonhos maus. No entanto, registos anedóticos parecem sugerir que os gatos podem acordar e parecer assustados, um indicador de um mau sonho.

De acordo com TJ Banks que escreve para a Petful, o seu gato pode provavelmente ter pesadelos. Banks escreveu que às vezes o gato que resgatou acordava de um sono profundo com os olhos arregalados e parecia assustado. Além disso, existem outras ocasiões em que os gatos que tenham passado por eventos traumáticos e fazem sons estranhos enquanto dormiam e acordavam repentinamente e exibiam claros sinais de angústia.

Se o seu gato também fica extremamente ansioso quando está acordado, leia o nosso artigo sobre como identificar e tratar a ansiedade do gato para obter ajuda e conselhos valiosos.

 

O ciclo do sono do gato

Os gatos têm dois ciclos de sono, o sono REM e sono profundo.

1. Sono REM

A fase REM é quando os gatos têm maior probabilidade de sonhar. Eles vão exibir certos comportamentos, como cerrar e contrair os olhos, orelhas e talvez até a cauda. Apesar de todas essas contrações, eles também passam pela perda de tónus muscular, conhecida como atonia.

Gato a dormir ao ser acariciado

2. Sono profundo

O sono profundo ocorre durante o resto do tempo em que o gato está a dormir. Esta é uma fase crucial, pois é responsável pela reconstrução e reparação do seu corpo.

É importante que não acorde o seu gato quando ele estiver a dormir - deve deixá-lo descansar o máximo possível. De modo geral, é uma boa ideia dar-lhe espaços confortáveis e isolados, em que se sintam seguros o suficiente para entrar na fase de sono profundo.

 

Porque é que os gatos se contraem durante o sono?

Por vezes, quando o seu gatinho está a dormir, pode vê-lo a contorcer-se, a esticar-se, a ressonar ou até mesmo a fazer ruídos estranhos. Normalmente não há qualquer razão para alarme, pois todas essas coisas estão associadas ao sono REM. Quando o seu gato se contorce durante o sono, é normalmente apenas devido aos sinais enviados ao cérebro durante a fase de 'sonho'.

Algumas pessoas temem que essa contrações sejam um tipo de convulsão, mas é pouco provável que isso aconteça durante o sono e por norma vão haver outros sinais, como rigidez de todo o corpo, letargia, perda de apetite ou vómitos. Se o seu gato também apresentar estes sintomas, é importante levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.