Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
gato laranja escondido numa caixa de papelão

Estimulação mental para o seu gato doméstico

6 min de leitura

Só porque os gatos agora residem em ambientes fechados, isso não significa que eles tenham deixando os dias de caça para trás e se transformem em gatos viciados em televisão. Gatos saudáveis são fisicamente e mentalmente ativos durante os seus anos dourados, é por isso essencial dar os estímulo certos ao seu gato que vive dentro de casa.

A pequena estatura e o ronronar gentil dos nossos companheiros felinos aconchegantes não deixam isso óbvio, mas por trás de toda aquela fofura bate um coração selvagem que adoraria nada mais do que ir caçar, arranhar, esconder-se ou escalar. É provável que prefira que essas atividades ocorram o mais longe possível do sofá, das prateleiras e dos tapetes. Mas o que pode um gato doméstico fazer com toda a sua energia?

É aqui que a estimulação mental do gato entra para salvar o dia (e sua mobília). Existem muitas maneiras de manter um gato doméstico entretido e seus instintos de caça bem exercitados. Desde brinquedos estimulantes para gatos que pode comprar a brinquedos que pode fazer com apenas um saco de papel, reunimos algumas das maneiras mais eficazes de oferecer estimulação mental ao seu gato, mesmo sem sair da sala de estar.

 

Porque é que a estimulação mental do seu gato é importante?

Como dono de um gato, provavelmente já sabe, mas os gatos são criaturas inteligentes. A sua mente ativa prospera em desafios, tanto que, se o ambiente em que estão não os oferecer algo em que se focar, o seu gato vai arranjar os seus próprios problemas para resolver. Isso pode incluir brigar com os móveis ou até mesmo acordá-lo a meio da noite para uma sessão de jogo improvisada. Em vez de deixar toda aquela energia reprimida e transformar o seu gatinho num leão em miniatura, pode direcioná-lo para atividades divertidas com a ajuda de brinquedos e jogos estimulantes.

gato laranja a brincar com uma varinha de penas

Um gato mentalmente estimulado não ajudará apenas a salvar a decoração da sua casa de ficar livre de arranhões - mas a saúde e a felicidade do seu gato dependem de ter um ambiente que permita que eles usem o cérebro e os músculos com frequência.

 

É estimado que mais de um terço dos gatos está acima do peso ideal, devido à falta de exercício ou talvez por causa dessas guloseimas extras que muitos donos dão os seus gatos entre as refeições. Os gatos domésticos podem facilmente engordar e um ambiente caseiro carece de todas as atividades emocionantes que o ar livre oferece, por isso o seu gato rapidamente mostrará sinais de tédio e frustração, bem como uma silhueta mais pesada.

Portanto, mantenha um bom stock de brinquedos estimulantes para gatos e use-os sempre que puder. Se ficar sem ideias, aqui estão alguns brinquedos e jogos que vão fazer o dia do seu gatinho com certeza.
 

Como manter seu gato doméstico mentalmente estimulado

Organize caças ao tesouro

Traga um pouco do ar livre para a vida do seu gato, recriando um jogo de caça na sua sala de estar. Separe a refeição em várias porções menores e coloque-as aleatoriamente pela casa para o seu gato caçar. Um pouco de incentivo gentil pode ser necessário no início, até que seu felino Sherlock Holmes entenda o que é exigido dele. Mas assim que o seu gato entender as regras do jogo, ele vai começar a aguçar os seus instintos de caça enquanto persegue a sua refeição.

Apresente-lhe um brinquedo de varinha de gato

Outra forma de recriar a caça que ocorre na natureza e dar ao seu gato o estímulo mental de que ele precisa é investindo em alguns brinquedos de varinha. Eles vêm em tantas cores e podem ter de tudo na ponta, desde fios a penas e brinquedos capazes de atiçar os instintos de caçador do seu gato. Mova a varinha rapidamente na frente do seu gato e ele entrará logo em ação. Mantenha-o em movimento para que seu gato possa ser desafiado na perseguição, mas certifique-se de deixá-lo vencer no final, ao deixar que ele apanhe a “presa” inanimada.

Não se esqueça de guardar o brinquedo da varinha do gato quando o jogo terminar. Um pedaço de corda pode facilmente tornar-se um perigo para um gato sem supervisão, portanto, mantenha-o fora de vista quando não estiver sendo usado.

Explore o espaço vertical com uma árvore para gatos

As travessuras que desafiam a gravidade do seu gato doméstico podem ser bem aproveitadas nos limites da sua casa.

gatinho cinzento sentado ao lado de uma árvore de gato

Os gatos  têm tanta confiança em a mover-se na vertical quanto na horizontal, por isso deixe seu gato feliz com uma opção para subir bem alto sem ter de trepar pelas cortinas.

A maneira mais fácil de fazer o seu gato arranhar se esticar-se é com uma árvore para gatos. De postes simples a árvores completas com um condomínio para gatos e cavernas onde eles podem entrar e esconder-se, esta peça de mobília para gatos irá satisfazer todos os seus desejos de escalada e dará ao seu gato o estímulo mental oferecido ao escalar uma árvore real.

Deixe seu gato descobrir um alimentador de quebra-cabeça

É um brinquedo ou uma refeição? É os dois. O alimentador de quebra-cabeça estimula o cérebro e os músculos enquanto o seu gato se esforça para resolver o desafio e chegar até sua comida. Afinal, pular em sob um brinquedo para conseguir a sua próxima refeição não é muito longe de perseguir e bater numa presa viva para o mesmo propósito. Quem é que precisa de sair para caçar quando saltar no alimentador de quebra-cabeças e ser recompensado por isso é igualmente divertido?

Brinquedos automatizados para o gato que está sozinho em casa

Mantenha seu gato mentalmente estimulado, mesmo quando não estiver em casa. Os brinquedos automatizados para gatos ligam aleatoriamente ou têm um sensor de movimento que dispara toda vez que deteta movimento. Eles são perfeitos para entreter o seu gato naqueles dias que está sozinho em casa.

Brinquedos para gato feitos por si

Fornecer estímulo mental ao seu gato não necessita de uma ida especial à loja de animais. Uma boa e velha caixa de papelão proporcionará horas de diversão e será um ótimo esconderijo para um gato com vontade de fazer alguma travessura. Até mesmo uma bola de papel pode proporcionar entretenimento para uma tarde inteira. E que gato  consegue resistir a brincar com o tubo de um rolo de papel higiénico, especialmente depois de transformado num brinquedo quebra-cabeças. Se gosta de artesanato e passa-tempo, um pom-pom caseiro vai dar-lhe muitos pontos positivos pelo seu gato - ele vai enlouquecer perseguindo-o e atirando-o de um lado para o outro da sala.

Esperamos que já tenha atualizado a sua coleção de truques para gatos com nossas ideias. Se este artigo despertou a sua curiosidade sobre porque é que os gatos adoram caixas ou se deseja investigar porque é que o seu gato arranha a mobília, nós investigamos profundamente o mundo dos gatos para lhe dar uma visão sobre a vida doméstica deles. Descubra mais sobre o seu companheiro felino com os nossos guias do centro do gato.